Os relatos e reivindicações de professores/as da rede de pública de ensino tratam de uma rotina de trabalho marcada por carências e sobrecargas. Por um lado, citam os baixos salários, as péssimas condições de infraestrutura, a falta de autonomia e apoio para o desenvolvimento de projetos e de formação para lidar com dificuldades do cotidiano escolar. Por outro, citam as salas de aula lotadas, sobrecarga de funções e trabalhos burocráticos.
No entanto, segundo pesquisa da UNESCO, quando construída com respeito, companheirismo e cumplicidade, essa relação deixa lembranças para o resto de suas vidas.
Assim como outros atores escolares, o docente é peça-chave na construção de um bom clima escolar. Desse modo, sua valorização deve estar pautada em ações capazes de gerar climas de satisfação profissional caracterizados por acolhimento, suporte e condições para desenvolver seu trabalho.
Estratégias:
- Criar mecanismos e canais de ampliação da participação dos professores nas decisões das escolas, aproximando-os da direção e da equipe técnica.
- Dar apoio psicológico por meio de parcerias com equipamentos públicos de saúde e entidades profissionais e de ensino superior.
- Dar maior autonomia para o desenvolvimento de projetos específicos, como, por exemplo, atividades extraclasse.
- Dar oportunidade de formação continuada a fim de que o professor possa atualizar-se para enfrentar o cotidiano.
- Nos horários de trabalho pedagógico, focar a formação em temas com os quais os docentes não estão familiarizados e que podem auxiliá-los em conflitos dentro da sala de aula, como, por exemplo, mediação de conflitos.
- Estimular a aproximação entre professores e estudante
Fonte: Cartilhas Temáticas - Instituto Sou da Paz http://www.soudapaz.org/Portals/0/Downloads/Cartilha01ESCOLA_VsFINAL.pdf
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