terça-feira, 19 de junho de 2012

Educação: Valorização da Representatividade Estudantil

Valorização da Representatividade Estudantil 



A escola desempenha um papel marcante na história de vida dos jovens. No cotidiano escolar, uma multiplicidade de experiências é vivida e compartilhada entre os jovens e com professores, diretores e  funcionários.  Exerce  também uma  função  fundamental na  formação individual e social dos jovens, na construção de sua personalidade e identidade.

Como  parte  integrante  e  indissociável  desse  cotidiano  devemos  considerar  os  variados processos de conflitos e cooperação entre os jovens e destes com o mundo adulto. 

Estudantes e a Escola 

Em muitos casos, a frustração que o aluno estabelece com a escola está na não realização de  suas  expectativas  diante  daquilo  que  é  oferecido  pela  instituição,  tanto  no  que  se refere  aos  conteúdos  formais  como na maneira pela qual  suas opiniões  são  recebidas e tratadas pela diretoria, professores e funcionários. 

Sua vontade é ser protagonista, fazer ouvir  sua  voz  e  ter  espaços  para mostrar  e  desenvolver  suas  capacidades.  A  escola  preisa  levar  tais  desejos  e  sentimentos  em  consideração  e  oferecer  ao  aluno  diferentes oportunidades de realização. 

Muitas vezes esses embates significam um choque de interesses e visões. Observa-se, por exemplo,  uma  contradição  entre  o  que  professores  e  membros  da  direção  acham  que deve ser – ou o que é aceito socialmente – e a realidade, ou seja, os interesses dos estudantes e as suas maneiras de ser e se comportar, negando e proibindo, portanto, símbolos específicos dessa fase da vida. Um exemplo comum é a proibição de certos itens e formas de vestimenta típicos da juventude.

Uma das maneiras de enfrentar tais dificuldades é incentivar e valorizar a organização dos estudantes na escola, criando e/ou fortalecendo canais de participação como, por exemplo, grêmios estudantis.

O grêmio estudantil é a organização que representa os interesses dos estudantes na escola, permitindo que os alunos discutam, criem e fortaleçam inúmeras possibilidades de ação, tanto no próprio ambiente escolar como na comunidade. O grêmio é também um importante espaço de aprendizagem, cidadania, convivência, responsabilidade e de luta por direitos. 

Contribui para aumentar a participação dos estudantes nas atividades de sua escola, junto com pais, funcionários, professores, coordenadores e diretores – da programação à construção das regras dentro da escola.


Outro caminho para aproximar os jovens do universo escolar é criar instrumentos que considerem as trajetórias individuais dos alunos no planejamento de projetos pedagógicos  e  atividades  de  ensino-aprendizagem,  elaborando  oficinas  e  debates  sobre temas  de  interesse  dos  próprios  alunos  que  os  estimulem  a  pensar  como  um  grupo digno de ter suas opiniões respeitadas e levadas em consideração


Fonte: Cartilhas Temáticas - Instituto Sou da Paz  http://www.soudapaz.org/Portals/0/Downloads/Cartilha01ESCOLA_VsFINAL.pdf

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