A escola não é uma instituição isolada, desconectada do contexto social na qual está inserida. Muitos dos problemas sociais presentes nas comunidades do entorno acabam, direta ou indiretamente, refletindo no cotidiano da vida escolar. Por esse motivo, ela não deve se ausentar de sua responsabilidade na formação de seus estudantes também em aspectos da vida social. Como ela não é capaz, por si só, de dar conta dessa variedade de demandas, deve integrar a rede de proteção social local para dividir responsabilidades e compartilhar formas de resolução de problemas comuns.
• Mapear possíveis instituições parceiras, como equipamentos de saúde, assistência social e educação, associações de bairro e religiosas, conselho tutelar, Ministério Público, ONGs, Centros de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente.
• Conhecer as atribuições legais e os trabalhos desenvolvidos por essas instituições para que a responsabilidade de cada uma seja devidamente estabelecida e não haja sobreposição de funções.
• Convidar as instituições parceiras para participar do planejamento das atividades da escola.
• Participar de reuniões e ações de fóruns locais, municipais e redes sociais
Policia e Guardas nas Escolas
Apesar de ser uma questão delicada, algumas estratégias e recomendações podem ser adotadas para a discussão da entrada ou não dos agentes de segurança pública no ambiente escolar. Veja na página seguinte nossas dicas.
Dicas:
• Acionar a polícia apenas em casos de crime e atos qualificados no Código Penal (como extorsão, roubos, furtos, tráfico de drogas, porte de armas etc.) e não para resolver conflitos dentro dos muros da escola. A instituição educacional precisa criar estratégias pedagógicas para resolver problemas como brigas, agressões e insultos, uma vez que esses conflitos podem ter sido gerados pela ausência de limites mais claros entre os direitos e deveres dos atores da comunidade escolar.
• Aproximar policiais, guardas e comunidade escolar em discussões sobre temas pertinentes ao ambiente escolar, como cuidados com o espaço, atividades de lazer e cultura, uso de drogas, procurando desenvolver ações conjuntas com foco na prevenção da violência e na promoção da convivência.
• Contar com um policiamento preventivo e comunitário que iniba as violências nos arredores das escolas
Fonte: Cartilhas Temáticas - Instituto Sou da Paz http://www.soudapaz.org/Portals/0/Downloads/Cartilha01ESCOLA_VsFINAL.pdf
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