Equipamentos destruídos ou em mal estado no interior e no entorno da unidade escolar − como ponto de ônibus, iluminação e até faixa de pedestre mal conservada ou sem sinalização − afetam a segurança e o bem-estar das pessoas.
Mudanças nos ambientes físicos geram transformações de atitudes e comportamento: as pessoas passam a valorizar e também a cuidar do espaço contribuindo para sua conservação.
As estratégias para promover a ressignificação do uso do espaço estão calcadas em uma proposta pedagógica que pretende recuperar ou construir entre os participantes da vida escolar o sentimento de pertencimento àquele local e, portanto, maior cuidado e proteção.
Estratégias:
• Realização de obras de infraestrutura e recuperação dos materiais e equipamentos depredados da escola com participação de estudantes, familiares, moradores do bairro, funcionários e professores.
• Solicitar aos órgãos públicos responsáveis a reforma dos equipamentos danificados.
• Negociar e propor regras conjuntas para utilização dos equipamentos escolares, como a quadra poliesportiva, entre estudantes na hora do intervalo e moradores no horário extra-aula.
• Propor atividades entre jovens que valorizem expressões artísticas como grafite, muralismo e pinturas em lugar da pichação.
Fonte: Cartilhas Temáticas - Instituto Sou da Paz http://www.soudapaz.org/Portals/0/Downloads/Cartilha01ESCOLA_VsFINAL.pdf
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