terça-feira, 19 de junho de 2012

Educação: Ressignificação do Uso do Espaço Escolar

Ressignificação do Uso do Espaço Escolar

Os atos de vandalismo, como depredações de carteiras e lousas, banheiros sujos e pichações figuram entre os principais problemas relatados pelas escolas, e são uma das causas de maior desperdício de recursos públicos destinados à educação. 


Equipamentos destruídos ou em mal estado no interior e no entorno da unidade escolar − como ponto de ônibus, iluminação e até faixa de pedestre mal conservada ou sem sinalização − afetam a segurança e o bem-estar das pessoas.


Mudanças nos ambientes físicos geram transformações de atitudes e comportamento: as pessoas passam a valorizar e também a cuidar do espaço contribuindo para sua conservação. 


As estratégias para promover a ressignificação do uso do espaço estão calcadas em uma proposta pedagógica que pretende recuperar ou construir entre os participantes da vida escolar o sentimento de pertencimento àquele local e, portanto, maior cuidado e proteção.



Estratégias:


• Realização de obras de infraestrutura e recuperação dos materiais  e  equipamentos  depredados  da  escola  com  participação de  estudantes,  familiares,  moradores  do  bairro,  funcionários  e professores.


• Solicitar aos órgãos públicos responsáveis a reforma dos equipamentos danificados.


• Negociar e propor regras conjuntas para utilização dos equipamentos escolares, como a quadra poliesportiva, entre estudantes na hora do intervalo e moradores no horário extra-aula. 


• Propor atividades entre jovens que valorizem expressões artísticas como grafite, muralismo e pinturas em lugar da pichação.



Fonte: Cartilhas Temáticas - Instituto Sou da Paz  http://www.soudapaz.org/Portals/0/Downloads/Cartilha01ESCOLA_VsFINAL.pdf








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