terça-feira, 19 de junho de 2012

Educação: Importância da Participação da Família e da Comunidade Escolar

Importância da Participação da Família e da Comunidade 


A dificuldade na definição de limites, do papel e das responsabilidades da escola e da família na educação dos jovens compromete o diálogo e a aproximação dessas duas instituições. O que não se percebe é que ambas as instituições devem desempenhar papéis não antagônicos,  mas  interdependentes  e  complementares,  baseados  em  relações  de  respeito  e cooperação.  Essa  aproximação  pode  acabar  fortalecendo  ações  conjuntas  para  tratar  de problemas cotidianos.

Sugestões para criar ou fortalecer o vínculo com a família:


• Revisão  do  conceito  de  família  mediante  aceitação  pela  escola  de  outros  tipos  de configurações  familiares,  além das figuras materna e paterna.  Em muitos  casos,  avós, irmão/irmã mais velhos são os responsáveis pelos adolescentes.


• Adotar  estratégias  variadas  para  atrair  a  família  em  outras  atividades  na  escola,  também como forma de evitar que os pais ou responsáveis sejam chamados somente em situações negativas ou constrangedoras.


•Troca constante de informações sobre o andamento da vida escolar.



As condições sociais dos bairros onde as escolas estão localizadas afetam diretamente seu cotidiano,  as  relações  e  a  percepção  sobre  segurança  dos  membros  da  comunidade  escolar.  Em  muitos  territórios,  as  escolas  são  uma  das  poucas  instituições  públicas  de  lazer, cultura e ponto de encontro.


Por esse motivo, a unidade escolar torna-se referência e é procurada  diariamente  pelos  moradores,  em  sua  maioria  jovens.  Como  se  sabe,  essa  relação nem sempre é harmoniosa

Como já observado, muitas escolas que obtiveram sucesso na construção de um ambiente pacífico  optaram  por  se  aproximar  e  abrir  o  diálogo  com  os  moradores  do  entorno,  demonstrando que a escola deve ser valorizada como fundamental no processo de construção da cidadania.



Sugestões:

• Desenhar estratégias de aproximação com a comunidade privilegiando uma linguagem simples, de fácil entendimento, que promova a socialização e a convivência.


• Aproximar a escola da comunidade entendendo suas vulnerabilidades, limites e potencialidades.


•Promover atividades de que a comunidade possa participar e com a qual possa contribuir.

No Brasil inúmeras iniciativas de abertura da escola para a comunidade vêm demonstrando ser uma excelente estratégia para reduzir níveis de violência dentro e fora do espaço escolar.




Programa Escola Aberta
Foi  criado  com  base  na  constatação  feita  pela  UNESCO  de  que  os  índices  de  violência envolvendo jovens são maiores nos fins de semana. Assim, foi criado o Programa Abrindo Espaços que, mais tarde, foi assumido pelo Ministério da Educação, com a ampliação dos seus objetivos: além de promover espaços alternativos de lazer, educação, informação e cultura para os  jovens e  suas  comunidades, o programa  visa  construir  a  cultura da paz; integrar a escola e a comunidade; melhorar a qualidade da educação.


A  proposta  central  é  proporcionar  aos  alunos  e  às  suas  comunidades  espaços  alternativos para o desenvolvimento de atividades de cultura, esporte, lazer, geração de renda, formação para a cidadania e ações educativas complementares durante o fim de semana. Seu foco prioritário são os jovens.


As atividades são realizadas por meio de oficinas cujos temas são selecionados pela comunidade. As mais comuns são as oficinas de hip-hop, capoeira, futebol, artesanato, dança, entre outras. Em geral, os “oficineiros” responsáveis pelas atividades são talentos que residem na vizinhança. 


Dessa maneira, o programa Escola Aberta estreita as relações entre escola e comunidade e pretende reduzir a violência na comunidade escolar, promovendo o protagonismo juvenil. 
Leia mais:
http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=12367&Itemid=817



Programa Comunidade Presente
A proposta é sensibilizar e instrumentalizar assistentes técnicos pedagógicos (ATPs), diretores, professores, funcionários, pais e alunos, por meio de oficinas de capacitação, divulgação de cartilhas temáticas e apoio a projetos, para que as escolas sejam espaços de exercício de participação e de organização dessa comunidade. 
O grande mérito do programa é ser uma iniciativa articuladora, não só de outros projetos da  Secretaria  de  Educação  como  também  das  ações  que  a  própria  escola  já  realiza.  A metodologia proposta pelo programa é de tal forma flexível, que torna viável sua implementação em toda a rede. 


São estratégias do programa:


• Identificar ações de violência existentes no ambiente escolar (mapeamento), resgatando o que a escola tem feito para minimizar essas ações e propor outras mais eficazes.
• Desenvolver  estratégias  de  ação  que  promovam  a  socialização  e  a  convivência  por 
meio de atividades esportivas, culturais e de lazer.
• Implantar ações que a comunidade, juntamente com a escola, julgar necessárias..
Leia mais:
http://www.educacao.sp.gov.br/comunidade_presente/index.htm



Fonte: Cartilhas Temáticas - Instituto Sou da Paz  http://www.soudapaz.org/Portals/0/Downloads/Cartilha01ESCOLA_VsFINAL.pdf












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