terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

PROJETO PEDAGÓGICO: LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA E TV ESCOLA

PROJETO PEDAGÓGICO: LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA E TV ESCOLA


PROJETO PEDAGÓGICO DO LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA E TV ESCOLA
Integração de mídias na prática pedagógica


Indiscutivelmente o uso das tecnologias educacionais é uma realidade que demanda o desenvolvimento de estratégias criativas e inovadoras que tenha como eixo central uma aprendizagem significativa para o aluno.
 No entanto para dar conta dessa realidade precisamos pensar na perspectiva de projeto pedagógico voltado para a formação de competências e habilidades  em especial, em uma organização curricular  que oriente suas aplicações. A esse respeito Ramalho (2003, p.71) nos diz que:

                                               Organizar um currículo em termos de competências significa educar os alunos para um saber fazer reflexivo, crítico, baseado na pesquisa da prática, no contexto de seu grupo social, questão que significa colocar a educação a serviço das necessidades reais dos alunos para sua vida cidadã e sua preparação para o início do exercício da profissão.

 Essa perspectiva nos leva pensar na diversidade e recursos que temos pra atender a essa demanda. Cabe-nos, enquanto professores mediar o ensino com propostas que conduzam a aprendizagem. Mas, também, segundo Neves, nos cabe refletir sobre a intencionalidade e a profundidade do ato educativo. Não usamos tecnologia por mera brincadeira ou para dizer que somos modernos. Usamos tecnologia porque, com recursos lúdicos e contemporâneos, podemos educar crianças e jovens para viver com responsabilidade, criatividade, espírito crítico, autonomia e liberdade em um mundo tecnologicamente desenvolvido.

Podemos mencionar aqui algumas das inúmeras possibilidades que o acesso de alunos e professores às novas tecnologias trazem à escola. Vale destacar, o blog, por  proporcionar uma aprendizagem colaborativa ,o hipertexto  porque ele é portador de diversas fontes  e graças a sua característica de interatividade o aluno transita entre essas fontes sem restrições, a Internet e  o editor de texto por oportunizar um trabalho com os mais diversos gêneros textuais .  Além desses recursos não podemos deixar de destacar a televisão e o vídeo que pode através de filmes, documentários, novelas e produção de vídeo subsidiar alunos e educadores na tarefa de educar e aprender para o uso das mídias. Parafraseando Prado o desafio é dar nova vida ao currículo da escola e, sobretudo o comprometimento pelo aprender a aprender, para que os envolvidos neste processo saibam mobilizar seus conhecimento  em situações concretas.
        Conforme os PCN (1999 ):

Uma abordagem por competências recoloca o papel dos conhecimentos a serem aprendidos na escola. Eles se tornam recursos para que o indivíduo, diante de situações de vida, tome uma decisão, identifique ou enfrente um problema, julgue um impasse ou elabore um argumento.

  Diante desse contexto, considerando a sua complexidade, a preocupação central que norteia este trabalho é inserir ao currículo escolar o uso integrado das mídias (televisão, vídeo e internet)   a partir de uma abordagem interdisciplinar  e de um ensino   por competências e habilidades  no sentido de que   a verdadeira função do aparato educacional não deve ser a de ensinar, mas sim  de criar condições de aprendizagem que leve o aluno aprender a pensar, a relacionar o conhecimento com dados da experiência da vida cotidiana.Por essa ótica  , o professor como mediador  deve propiciar que as informações veiculadas por estas mídias sejam interpretadas, ressignificadas e, possivel

ORGANIZAÇÃO METODOLÓGICA DO LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA E  TV ESCOLA

Como o presente projeto propõe se, viabilizar o uso pedagógico das mídias, para a construção do conhecimento, faz-se necessário descrever as condições atuais dos espaços midiáticos disponíveis na escola.
Atualmente, a escola dispõe de um laboratório com dose  computadores (12) conectados em rede com a Internet. O sistema operacional é o Windows 98 e o Linux.
Quanto a TV Escola, esta dispõe de uma sala composta por Antena parabólica, vídeo, TV de vinte e nove polegadas, um DVD e uma coleção com 50 mídias DVD, contendo, aproximadamente, 150 horas de programação produzida pela TV Escola.
A existência da telessala representa um avanço no que diz respeito ao acesso a informação, no sentido de possibilitar que se faça (re)-leituras do que é exposto na mídia, partindo da visão que os alunos têm, ajudando-os a formarem sua própria opinião, sem imposições e maniqueísmos (bem x mal).
O trabalho no laboratório de informática e na TV escola se caracteriza pela flexibilidade.  Não há horários rígidos para as diferentes disciplinas: Ele é organizado semanalmente, em função das necessidades dos projetos que a escola desenvolve. Desta maneira, é possível que, em uma determinada semana, haja muito mais momentos ligados às Ciências Naturais do que às Ciências Humanas. Na outra semana pode acontecer uma outra organização. Os professores têm importância destacada neste processo. Seus papéis são os orientador,mediador e articulador. Aos professores, quando orientadores ou mediadores  cabe a constante reflexão conjunta sobre os processos em andamento, para poderem estabelecer novos níveis de desafio, sugerirem novos caminhos, proporem ações e, fundamentalmente, acompanharem e auxiliarem na construção e reorganização de estruturas de ação e significação, individuais e/ou coletivas.
Hoje já não há dúvidas de que tecnologias devem fazer parte do processo de aprender na escola. Resta descobrir formas inovadoras de como utilizá-las, tendo em vista que ensinar é organizar situações de aprendizagem, criando condições que favoreçam a compreensão da complexidade  do mundo,do  contexto,do grupo, do ser humano e da própria identidade.
É importante mencionar que ao final de cada aula ou projeto o professor apresenta um relatório ou o projeto do trabalho realizado.

As tecnologias educacionais na educação básica devem ser utilizadas para:

® Proporcionar ao corpo docente e alunos da escola, acesso a utilização desses recursos , como uma alternativa de ensino e aprendizagem;

®Condicionar situações favoráveis á formação de competências exigidas pela era tecnológica;

® Desenvolver uma proposta voltada para a pedagogia de projetos objetivando situações de aprendizagens que possibilita ao professor e ao aluno trabalhar sob essa perspectiva. Por isso, é de fundamental importância que a escola, enquanto equipe, se organize, para que esse trabalho possa acontecer, ou seja, se aproprie do material que é veiculado, conheça as suas especificidades, o que implica gravar e arquivar os programas e também disponibilizá-los e planejar seu uso;

® Elaborar projetos interdisciplinares com o objetivo de superar a fragmentação do conhecimento, buscando a integração de conteúdos de diferentes áreas do saber, com  o suporte pedagógico das mídias

® Viabilizar um programa permanente de formação continuada para os professores em conjunto com a equipe pedagógica utilizando o programa Salto para o Futuro (transmitido  pela TV Escola, ).

®Expandir o universo textual do aluno, colocando-o diante de diferentes formas de linguagem (textos com diversas formas de linguagem, figuras, gráficos, ilustrações, imagens, filmes, etc.); Fazer uso  de  e-mails , Providenciando   para que todos os  alunos tenham um endereço de e-mail e saibam como enviar e receber e-mails.

®Propor a produção coletiva de blogs, visando à construção de uma rede de blogs educativos entre alunos e professores para   desenvolver   o exercício da expressão criadora, a autoria e o protagonismo.

® Motivar a pesquisa através da Internet e fazer uso de ferramentas como o GoogleDocs  e  o hipertexto .

®Realizar atividades de teor construtivista como WebQuest  - uma atividade didática para os ensinos Fundamental, Médio e Superior para incluir nas aulas a Internet, em especial a busca de informação na Rede.

® Trabalhar de forma interativa (projeto rived - um programa da secretaria de educação a distância – seed.o rived tem  por objetivo a produção de conteúdos pedagógicos digitais, na forma de objetos de aprendizagem. tais conteúdos primam por estimular o raciocínio e o pensamento crítico dos estudantes, associando o potencial da informática às novas abordagens pedagógicas.

 

® Trabalhar com o educarede - portal educativo dirigido a educadores e alunos do ensino fundamental e médio  da rede  pública  e outras instituições educativas


 


CONSIDERAÇÕES FINAIS
                       
Acreditamos que esta proposta possa contribuir, ainda que modestamente, para orientar o professor no sentido de identificar novos caminhos teórico-metodológicos nos quais se baseia o uso das novas tecnologias educacionais, tendo em vista ser de fundamental importância que tome para si a responsabilidade de, juntamente com seus alunos, eleger critérios a serem adotados neste processo.
Prado (2005) chama a atenção para o “fato  que de utilizar diferentes mídias na prática escolar nem sempre significa integração entre as mídias e atividade pedagógica. Integrar – no sentido de completar, de tornar inteiro – vai além de acrescentar o uso de uma mídia em uma determinada situação da prática escolar. Para que haja a integração, é necessário conhecer as especificidades dos  recursos midiáticos, com vistas a incorporá-los nos objetivos didáticos do professor, de maneira que possa enriquecer com novos significados as situações de aprendizagem vivenciadas pelos alunos”
Portanto não basta o contato com as tecnologias existentes, conhecer as técnicas de sua utilização. Precisamos fazer uma utilização crítica desses aparatos e de suas linguagens, para que se enriqueçam as práticas pedagógicas. É importante destacar que os recursos tecnológicos nada fazem por si sós. Eles precisam estar atrelados ao projeto da escola.

Fonte: http://eeprof-jfm.blogspot.com/. Acesso em: 22/02/2011.
IMPORTANTE: Por questões de ética e direitos de autoria, pedimos que ao fazer utilização deste trabalho para outros fins senão a leitura do mesmo, por gentileza o referencie devidamente e/ou entre em contato com seu autor. Obrigado.

2 comentários:

  1. Professor José Carlos,

    Muito obrigado por seguir meu blog e por deixar aquele comentário de incentivo.

    De fato, temos em comum o amor pela educação. Meu blog é, digamos, multitemático, mas tem uma ampla abordagem sobre educação.

    Também gostei do seu espaço. Espero que possamos interagir entre nossos blogs (estou ausente da blogosfera, mas logo, logo retornarei).

    Abraços.

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  2. Oi professor, agradeço a visita e por você ter postado o meu projeto em seu blog.A escola agradece a sua comtribuição em divulgar o nosso trabalho.
    Gilvania

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