terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Osteologia - O Estudo dos Ossos

A Osteologia é um ramo da morfologia que se dedica a estudar os ossos do corpo humano, apesar de ter uma aparência simplória os ossos são tecidos vivos e extramente vitais para a vida humana.

O corpo humano possui um conjunto de ossos e cartilagens interligadas,formando um arcabouço do corpo.Para esse conjunto de osso podemos dar o nome de esqueleto,o esqueleto tem como principal função dar sustentação e forma ao corpo humano e também proteger determinados orgãos vitais.Os ossos do corpo podem variar de tamanho e formato,sendo o maior o Fêmur e o menor o Estribo.
O esqueleto feminino se difere do masculino, como, por exemplo, na pélvis, cujo formato favorece a saída de um bebê do ventre da mãe.



Os Ossos do corpo humano se diferem ao longo do esqueleto,tendo formas e tamanhos diferentes.

Alguns Tipos de Ossos



Ossos Longos - O comprimento predomina sobre a largura e a espessura. As extremidades são chamadas de epífises: proximal (mais próximo do cíngulo)e distal, o corpo do osso é chamado diáfise.

Exemplo: Osso Fêmur



Ossos curtos - Têm equivalência em todas as suas dimensões.

Exemplo:Ossos do Carpo



Ossos sesamóides - Todo o osso que se desenvolve no interior de alguns tendões.

Exemplo:Patela



Ossos laminares - Têm o comprimento e a largura maior que a espessura.

Exemplo:Escápula 



Ossos irregulares -Não têm equivalência em nenhuma de suas dimensões.

Exemplo:Sacro 



Ossos pneumáticos -Ossos irregulares localizados no crânio e que apresentam cavidades que contém ar.

Exemplo:Esfenóide




Células Ósseas



As células ósseas são na maioria estreladas. Podem ser de três tipos: osteoblastos, osteócitos e osteoclastos. Não há grandes diferenças entre esses tipos, que são, na realidade, mudanças da forma de uma mesma célula, em diferentes estágios.

Osteoblastos - Células jovens com intensa atividade metabólica e responsáveis pela produção da parte orgânica da matriz. São cúbicas ou cilíndricas e são encontradas na superfície do osso periósteo (membrana fina que reveste o osso). Fazem a regeneração óssea após fraturas. Os osteoblastos existem também no Endosteo (membrana de tecido conjuntivo que reveste o canal medular da Diáfise e as cavidades menores do osso esponjoso e compacto).



Osteócitos -Durante a formação óssea, à medida que se dá a calcificação da matriz óssea, os osteoblastos acabam ficando em lacunas chamadas osteplastos, diminuem sua atividade metabólica e passam a ser osteócitos, células adultas que atuam na manutenção dos componentes químicos da matriz. Nas regiões ocupadas pelas ramificações dos osteoblastos formam-se os canais e canalículos, que permitem uma comunicação entre os osteócitos e os vasos sanguíneos que os alimentam.Os osteócitos são protegidos pela osteona que os reveste.



Osteoclastos - Células grandes com diversos núcleos (multinucleadas ou polinucleadas), originadas da fusão de células ósseas(sincício). Fazem a reabsorção da matriz. Os osteoclastos são células gigantes, multinucleadas responsáveis pela degradação do tecido ósseo em condições fisiológicas e patológicas. Originam-se pela fusão de células mononucleares da medula óssea, sendo porém observadas somente nas superfícies ósseas. Os osteoclastos secretam ácidos, colagenase e outras enzimas que atacam e liberam Ca2+. Originam-se dos monócitos.




Canais de Havers





O Canais de Havers percorrem o osso longitudinalmente e podem intercomunicar-se por projeções laterais. Ao redor de cada canal de Havers existem, em cortes transversais, várias lamelas concêntricas de substância intercelular e de células ósseas. Cada conjunto deste, formado pelo canal central de Havers e por lamelas concêntricas, é chamado de Sistema de Havers ou Sistema haversiano.
Fonte: http://cafebiomedico.blogspot.com. Acesso em 22/02/2011.
IMPORTANTE: Por questões de ética e direitos de autoria, pedimos que ao fazer utilização deste trabalho para outros fins senão a leitura do mesmo, por gentileza o referencie devidamente e/ou entre em contato com seu autor. Obrigado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário