quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

DIFICULDADES NA ESCOLA: DESMOTIVAÇÃO

DIFICULDADES NA ESCOLA

A desmotivação de uma criança ou um adolescente na sala de aula pode ter diversos motivos. Verificar as possibilidades e agir na correção é tarefa de pais e educadores.

Uma amiga me disse que sua filha está muito desmotivada na escola e que os professores são muito chatos. Como ajudar nessa situação?As causas da desmotivação podem ser de quatro origens diferentes.

A primeira respeito à possibilidade de alguns professores estarem extremamente expositivos, ou seja, focam suas aulas em conteúdo e não deixam espaço para a criação. O aluno permanece muito passivo, copia muita matéria sem possibilidade de criar, de se manifestar, de discutir, debater, de ser autor. Com professores desse tipo, até os mais “caxias”, ou “nerds”, não tem vontade de estudar. Nesse caso, converse com a orientação pedagógica de sua escola para que oriente os professores quanto à metodologia mais adequada.

A segunda origem possível é a da superproteção da família (pai ou mãe) que não permite o desenvolvimento da autonomia, da persistência e da independência. A criança fica sempre esperando que as soluções sejam dadas por alguém, como a mãe, o pai, o próprio professor, etc. Se a escola estiver exigindo, cobrando, solicitando trabalho, a criança desiste, pois se sente cobrada acima de suas possibilidades (ou pelo menos, acima do que ela acha ser possível). Nesse caso, procure incentivar a autonomia, as decisões, assumir desejos, etc.

A terceira possibilidade é a de origem interna, como alguma dificuldade de atenção, concentração, ou qualquer outro motivo relacionado ao funcionamento de seu corpo, de seu cérebro. Como exemplo, podemos ter casos de Depressão, de Déficit de Atenção ou alguma outra dificuldade fisiológica, ou seja, de funcionamento do corpo ou cérebro. Para essa terceira origem, é necessária a avaliação de um profissional da área, um neuropediatra, psicopedagogo ou psiquiatra. Não deixe para depois. Se a origem da dificuldade for médica, a medicação pode fazer um grande bem para sua filha. Entretanto não vá logo medicando. Busque uma segunda opinião.

A quarta possibilidade é o ”bullying”. É uma espécie de assédio moral com foco na coerção, ameaças, chantagens, perseguições, humilhações e desvalorização que a menina pode estar sofrendo no dia-a-dia da escola por colegas da turma. Muitas vezes um grupo de crianças, ou de adolescentes, escolhe alguém para servir de “saco de pancada” desse grupo. As conseqüências desse tipo de comportamento afetam diretamente a vontade de estudar. Algo precisa ser feito e de forma urgente. Essas crianças, as agressoras e a vítima precisam de ajuda. Precisam de orientação para que possam aprender os valores mais significativos da vida. Entre em contato com a escola e, juntos, criem soluções para que o Bullying não ocorra mais, nem com a menina, nem com outras crianças.

Em suma, é preciso considerar todas as hipóteses e agir. Bom trabalho.

Autor: Marcos Meier é mestre em Educação e Psicólogo e realiza palestras.www.marcosmeier.com.br. Acesso em: 02/02/2011.

IMPORTANTE: Por questões de ética e direitos de autoria, pedimos que ao fazer utilização deste trabalho para outros fins senão a leitura do mesmo, por gentileza o referencie devidamente e/ou entre em contato com seu autor. Obrigado.

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