Roteiro para elaboração de Projeto Político Pedagógico
1.Capa;
2.Sumário;
3.Introdução (Quem elaborou o PPP? Como foi essa elaboração?);
4.Histórico completo da escola;
5.Diagnóstico e análise qualitativa do entorno (Comunidade);
5.1– Qual o significado da Comunidade para a escola?
5.2– A escola está aberta para a Comunidade?
5.3– Qual é a relação com as outras escolas do entorno?
5.4– Qual é a relação com os outros equipamentos da Prefeitura (UBS, Centro Cultural)?
6.Gestão Democrática:
6.1– Plano de gestão da escola (expectativas, metas, plano de ação da coordenação),
6.2– Secretaria de Educação:
a) O que significa para a escola:
1ª Diretriz– Democratização do Acesso e Permanência - Educação para todos (inclusão, acesso...);
2ª Diretriz – Qualidade Social – (qualificação do ensino e dos profissionais: horário de formação, Trocas Metodológicas, Pró Letramento...);
3ª Diretriz – Gestão Democrática (eleição de gestores);
Eixos Curriculares (Dignidade e Humanismo; Cultura; Democratização da gestão; Formação de formadores; Diferentes Linguagens; Meio Ambiente; Educar / Cuidar).
b) Ações / Projetos / Núcleos
Anos anteriores: (Aconteceram na escola? Como? Foram importantes?)
Raça e Gênero;
Meu Ambiente;
Informática;
Biblioteca Interativa;
EJA OP;
Escola de Todos;
Esta escola tem história;
Outros.
Este ano:
Pró Letramento;
Pro Info;
Inter Secretarias: (tem parceria com a escola?)
- Meio Ambiente;
- Desarmamento Infantil;
- Saúde Preventiva;
- Educação no Transito;
- Valorizando a Vida;
Juventide Viva.
c) Avaliação de 2008 (o que foi feito e o que precisa ser revisto)
d) Ações propostas para 2009-2010
Comunidade Escolar:
O que significa para a escola:
Alunos(as);
Professores(as);
Funcionários(as);
Gestores da Escola;
Conselho Escolar;
Conselho Mirim.
6.3– Conselho Mirim (implantação);
7.Concepção de:
7.1- Educação;
7.2– Professor (Educação Infantil e EJA);
7.3– Aluno;
7.4–Ensino Aprendizagem:
Durante as atividades de sala de aula é papel do professor...
Refeições;
Pátio;
Parque;
Hora do Vídeo;
Hora do sono (creche);
Atividades de vida diária do aluno (escovação, tirar/colocar roupas e calçados, higienizar-se no banheiro, etc.);
Regras de convivência;
7.5– Avaliação;
7.6– Inclusão;
8.Organização geral da escola (estrutura do cotidiano);
9.Objetivos e Metas da Escola;
10.Objetivos de aprendizagem, estratégias, conteúdos e avaliação;
11.Projetos vinculados à proposta curricular;
2.Sumário;
3.Introdução (Quem elaborou o PPP? Como foi essa elaboração?);
4.Histórico completo da escola;
5.Diagnóstico e análise qualitativa do entorno (Comunidade);
5.1– Qual o significado da Comunidade para a escola?
5.2– A escola está aberta para a Comunidade?
5.3– Qual é a relação com as outras escolas do entorno?
5.4– Qual é a relação com os outros equipamentos da Prefeitura (UBS, Centro Cultural)?
6.Gestão Democrática:
6.1– Plano de gestão da escola (expectativas, metas, plano de ação da coordenação),
6.2– Secretaria de Educação:
a) O que significa para a escola:
1ª Diretriz– Democratização do Acesso e Permanência - Educação para todos (inclusão, acesso...);
2ª Diretriz – Qualidade Social – (qualificação do ensino e dos profissionais: horário de formação, Trocas Metodológicas, Pró Letramento...);
3ª Diretriz – Gestão Democrática (eleição de gestores);
Eixos Curriculares (Dignidade e Humanismo; Cultura; Democratização da gestão; Formação de formadores; Diferentes Linguagens; Meio Ambiente; Educar / Cuidar).
b) Ações / Projetos / Núcleos
Anos anteriores: (Aconteceram na escola? Como? Foram importantes?)
Raça e Gênero;
Meu Ambiente;
Informática;
Biblioteca Interativa;
EJA OP;
Escola de Todos;
Esta escola tem história;
Outros.
Este ano:
Pró Letramento;
Pro Info;
Inter Secretarias: (tem parceria com a escola?)
- Meio Ambiente;
- Desarmamento Infantil;
- Saúde Preventiva;
- Educação no Transito;
- Valorizando a Vida;
Juventide Viva.
c) Avaliação de 2008 (o que foi feito e o que precisa ser revisto)
d) Ações propostas para 2009-2010
Comunidade Escolar:
O que significa para a escola:
Alunos(as);
Professores(as);
Funcionários(as);
Gestores da Escola;
Conselho Escolar;
Conselho Mirim.
6.3– Conselho Mirim (implantação);
7.Concepção de:
7.1- Educação;
7.2– Professor (Educação Infantil e EJA);
7.3– Aluno;
7.4–Ensino Aprendizagem:
Durante as atividades de sala de aula é papel do professor...
Refeições;
Pátio;
Parque;
Hora do Vídeo;
Hora do sono (creche);
Atividades de vida diária do aluno (escovação, tirar/colocar roupas e calçados, higienizar-se no banheiro, etc.);
Regras de convivência;
7.5– Avaliação;
7.6– Inclusão;
8.Organização geral da escola (estrutura do cotidiano);
9.Objetivos e Metas da Escola;
10.Objetivos de aprendizagem, estratégias, conteúdos e avaliação;
11.Projetos vinculados à proposta curricular;
Fonte:http://professoressolidarios.blogspot.com. Acesso em 22/02/201
12.Referências bibliográficas.
12.Referências bibliográficas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário