EAD: MAIS QUE USO DE NOVAS TECNOLOGIAS
É inegável que a terceira geração da EaD é expressivamente favorecida pela mediação das tecnologias de informação e comunicação. Porém, o mais importante para a efetividade de qualquer modalidade educacional independente do momento histórico que a mesma se dá, é a concepção pedagógica que norteia o processo de ensino aprendizagem. Ou seja, a ideia e a postura que nós profissionais da educação temos diante de aspectos como a maneira que o sujeito aprende, os motivos e as condições que o levam a aprender, o tempo, os meios, o ambiente, as atividades etc.
Esse cenário apresentado pela emergência das novas tecnologias nos permite diversas reflexões acerca do contexto educacional, dentre elas pode-se destacar o fato de que, no que se refere a aparatos tecnológicos, os avanços são expressivos, mas quando o assunto é o docente (formação, valorização, condições de trabalho, incentivo à pesquisa etc.) é preciso reconhecer que o processo é similar a passos de tartaruga (talvez um pouco mais lento): o buraco é mais em cima.
Os avanços tecnológicos serão cada vez mais expressivos nos mais diferentes contextos. A educação não pode deixar de acompanhar essa realidade a fim de explorar o seu potencial e filtrar aquilo que realmente contribua com a aprendizagem e o desenvolvimento das pessoas. Se, como foi dito inicialmente, a efetividade depende da concepção é porque o ponto-chave está na pessoa que exerce o ofício de ensinar. Então, o que podemos fazer para evitar a "fratura social" citada por Edgar Morin (2007)?
Por Larissa Leiros Baroni, de Florianópolis -Universia Notícias
Fonte:http://tecnologiaeducacionalemfoco.blogspot.com/, Acesso em: 13/02/2011.
IMPORTANTE: Por questões de ética e direitos de autoria, pedimos que ao fazer utilização deste trabalho para outros fins senão a leitura do mesmo, por gentileza o referencie devidamente e/ou entre em contato com seu autor. Obrigado.
Olá José carlos! Também achei muito interessante seu blog e agradeço o comentário que deixou no Tecneduc a respeito dessa postagem que faço acerca do uso das TICs na EaD. Uma reflexão pessoal que encerro com a indicação do artigo de Baroni para complementar meu raciocínio. Abs!
ResponderExcluirKetiuce
tecnologiaeducacionalemfoco.blogspot.com