domingo, 20 de fevereiro de 2011

O Que é Gênero?

O que é gênero?


Antes de nos aprofundarmos sobre diferentes questões relacionadas a gênero, é fundamental que saibamos do que estamos falando. Para tanto, apresento algumas definições do nosso tema:

No site do Ministério da Justiça (http://www.mj.gov.br/sedh/ct/genero.ppt), temos a seguinte definição:

"Gênero é uma dada maneira de olhar a realidade da vida (das mulheres e dos homens) para compreender:
As relações sociais entre mulheres e homens;
As relações de poder entre mulheres e homens, mulheres e mulheres, homens e homens;
Capacidade de agir sobre a ação do outro, reconhecido como sujeito da ação; 
Maneira que as diferenças entre mulheres e homens assumem nas diferentes sociedades, no transcorrer da história."

No site da ESMPU (Escola Superior do Ministério Público da União), temos um dicionário de direitos humanos (http://www.esmpu.gov.br/dicionario/tiki-index.php?page=G%C3%AAnero). Nele, encontramos a seguinte definição para gênero:

"Gênero é uma categoria relacional do feminino e do masculino. Considera as diferenças biológicas entre os sexos, reconhece a desigualdade, mas não admite como justificativa para a violência, para a exclusão e para a desigualdade de oportunidades no trabalho, na educação e na política. É um modo de pensar que viabiliza a mudança nas relações sociais e, por conseqüência, nas relações de poder. É um instrumento para entender as relações sociais e, particularmente, as relações sociais entre mulheres e homens.
Gênero tem a ver com feminismo, mas não é igual a mulher ou a feminismo. As relações de gênero podem ser estudadas a partir da identidade feminina e masculina. Gênero significa relações entre homens e mulheres. Uma análise de gênero pode se limitar a descrever essas relações. O feminismo vai além ao mostrar que essas relações são de poder e que produzem injustiça.
A expressão gênero vem, paulatinamente, se incorporando nos instrumentos normativos internacionais e na legislação dos países. No Brasil, foi introduzida na Convenção de Belém do Pará (Decreto n. 1.973, de 01/08/1996), para esclarecer o conceito de violência contra a mulher como qualquer ato ou conduta baseada no gênero. Não há definição de gênero, mas do contexto se infere o conceito de relação de poder. Aparece também no Estatuto de Roma (Decreto n. 4.388, de 25/09/2002), com um significado mais restrito.
O Tribunal Penal Internacional, criado pelo Estatuto de Roma, incorpora (a) uma definição de gênero, (b) o princípio da não-discriminação baseada em gênero, (c) normas de procedimento e prova, proteção e participação em relação a vítimas e testemunhas de crimes de violência sexual, e (d) criminaliza em nível internacional a violência sexual e de gênero.
O primeiro ponto notável é a introdução do conceito gênero em um instrumento legal internacional. De acordo com o art. 7º, item 3, “entende-se que o termo “gênero” abrange os sexos masculino e feminino, dentro do contexto da sociedade, não lhe devendo ser atribuído qualquer outro significado”. É uma redação fruto de negociação intensa com o Vaticano e os países islâmicos, que reduzem o gênero a uma questão biológica. A expressão “dentro do contexto da sociedade” dá-lhe a perspectiva cultural necessária, embora de forma imprecisa e insuficiente.
Com a criação, no Brasil, da Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres, em 2003, fortaleceu-se a perspectiva de gênero em todas as políticas públicas.
O conceito de gênero segue em construção. A identidade sexual, antes dicotômica (masculino-feminino), ampliou-se para abranger homossexuais, lésbicas, transexuais, travestis etc., que não se identificam como homens ou mulheres. Hoje se sabe que o suposto sexo biológico e a identidade subjetiva nem sempre coincidem."

Fonte:http://questoesdegenero.blogspot.com/2009/08/o-que-e-genero.html.Acesso em 20/01/2011.
IMPORTANTE: Por questões de ética e direitos de autoria, pedimos que ao fazer utilização deste trabalho para outros fins senão a leitura do mesmo, por gentileza o referencie devidamente e/ou entre em contato com seu autor. Obrigado.

2 comentários:

  1. José Carlos, apreciei muito o conteúdo e o layout do seu blog. Meus Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Olá José Carlos... adorei a sua visita pelo meu blog e também fiquei muito feliz em encontrar no seu blog coisas tão legais e importantes para nós educadores!
    Espero te ver sempre por lá!
    Grande abraço
    Professora Silvia

    ResponderExcluir