sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

CURRÍCULOS EDUCACIONAIS E A FUNÇÃO DA EDUCAÇÃO

REFLEXÕES ACERCA DOS CURRÍCULOS EDUCACIONAIS E A FUNÇÃO DA EDUCAÇÃO

RESUMO
O objetivo deste artigo é indicar qual a finalidade da educação e como isso implica modificações nos currículos da educação básica e nos métodos de orientação e avaliação de ensino. Partimos dos conceitos de capacidades e consenso sobreposto, criados respectivamente por Amartya Sen e John Rawls, e encontramos algo que podemos chamar de vida boa e o que significa melhoria de vida. Então, estabelecemos que a educação deve ter como função primordial capacitar o sujeito a levar  uma vida boa em harmonia com o meio social. Para decidirmos se o currículo educacional básico cumpre essa função, partimos para uma análise das disciplinas escolares. Percebemos que tanto o currículo, quanto os métodos de ensino eram importantes para a realização da função da educação, e que a educação básica brasileira não consegue cumprir esses dois pontos satisfatoriamente, pois o currículo atual não capacita plenamente o indivíduo a levar uma vida boa e os métodos de ensino não são orientados e avaliados pedagogicamente por profissionais. Enfim, a conclusão que chegamos foi a de que precisamos de certas mudanças no currículo e nos métodos de ensino.

Autor: Rodrigo Reis Lastra Cid
Maiores detalhes acesse o link: http://investigacao-filosofica.blogspot.com
IMPORTANTE: Por questões de ética e direitos de autoria, pedimos que ao fazer utilização deste trabalho para outros fins senão a leitura do mesmo, por gentileza o referencie devidamente e/ou entre em contato com seu autor. Obrigado.

4 comentários:

  1. Profº José Carlos, essa é a luta de cada um de nós: corrrermos atras do que o MEC nos priva, na execução de nossa função, o que só nos faz melhores. Acabei de blogar sobre educação especial, agora estamos, equipe de apoio pedagógico, trilhando junto com a educação especial,( numa nova escola, com profissionais comprometidos com um trabalho sério), vou investigar sobre os projetos, e aguarde... obrigada por seguir meu blog! Você faz um excelente trablho, e partilhar experiências que dão certo, é o caminho!!
    grande abraço
    Julia

    ResponderExcluir
  2. Olá Prof.José Carlos!
    Fico feliz com tua presença no QUIMILOKOS, e mais feliz ainda por receber a honra de tê-lo como meu seguidor!
    =]
    Agradeço, de coração as palavras proferidas!
    Um mol de abraços a você!
    E, claro, também o estou seguindo!
    hehehe!

    ResponderExcluir
  3. O ensino é um tema complexo e sua discussão é evitada pelas autoridades, pois temem trazer a público todos os seus problemas.
    Agradeço sua visita ao meu blog.
    Catarino

    ResponderExcluir
  4. Boa tarde, profº José Carlos. Muito obrigada pela sua visita ao blog e pelo elogio. Fico feliz que tenha gostado. Se tiver algum evento para divulgar, fique à vontade para me contactar. Também estou lhe seguindo.

    Um abraço,

    Rosana

    ResponderExcluir