sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

CURIOSIDADES SOBRE BACTÉRIAS E VÍRUS

CURIOSIDADES SOBRE BACTÉRIAS E VÍRUS


As bactérias sempre são encontradas, não importa aonde você vá. Encontram-se nas regiões

geladas, nos desertos, nas florestas tropicais e ainda em lugares sem ar. Algumas vivem nos meios ambientes mais extremos dos vulcões e respiradouros hidrotermais do fundo do oceano. As bactérias também vivem no corpo humano. Na realidade mais de três milhões de bactérias vivem em uma pessoa saudável e normal.

- Algumas bactérias movem-se por si mesmas, mas existem outras que precisam ser transportadas de um lugar para o outro. Algumas dependem das marés dos oceanos, dos rios caudalosos e de outros corpos de água em movimento.

- O primeiro antibiótico foi desenvolvido por um erro de laboratório. Em 1928, o químico inglês Alexander Fleming descobriu que haviam-se produzido bactérias em alguns pratos petri que havia esquecido. Decidiu desfazer os pratos ao perceber que estavam cobertos de mofo e considerar que estavam contaminados, mas nesse momento viu algo peculiar. Não havia bactérias aonde havia mofo. Muito rápido Fleming chegou a conclusão de que os fungos de penicilina nos pratos haviam destruído as bactérias. Hoje em dia utilizamos a penicilina como um medicamento porque destrói muitos tipos de bactérias patogênicas.

- A palavra vírus originou-se do latim virus, que quer dizer veneno.

- Vírus são organismos extremamente pequenos, visíveis somente com microscópio eletrônico, constituídos por somente duas classes de substâncias químicas: acído nucléico (DNA - ácido desoxirribonucléico - ou RNA - ácido ribonucléico) e proteína. Para sobreviverem, os vírus dependem de células hospedeiras, fazendo com que elas trabalhem para produzir novos vírus. Os vírus precisam das células para se automulplicarem (produzir cópias de si mesmo).

- Devido principalmente a sua estrutura simples, muitos cientistas têm dúvida se o vírus é exatamente um ser vivo .
- Entre as doenças causadas por vírus, a mais conhecidas são: dengue, febre amarela, catapora, caxumba, hepatite, varíola, sarampo, herpes, sífilis, poliomielite, AIDS, resfriado e gripe.

- Existem 3.600 espécies de vírus no mundo. Alguns cientistas acreditam, no entanto, que o número seja bem maior.

- Os vírus infectam animais e plantas. Algumas espécies infectam bactérias. Esse tipo de vírus é chamado de bacteriófago.

- Por que uma pessoa que já teve hepatite não pode doar sangue? Porque o vírus nem sempre some totalmente do organismo. Os vírus mais resistentes podem sobreviver e, caso a pessoa doe o sangue, contaminar o receptor, fazendo com que ele contraia a doença.

- Existem três tipos de vírus da gripe circulando pelo mundo, sendo o mais comum o do tipo A (como o da gripe suína). De 300 a 900 milhões de pessoas ficam gripadas por ano em todo o planeta.

- Os vírus dos resfriados (detalhe: são mais de 200 tipos de vírus) se instalam somente no nariz e na garganta. Já o ataque do vírus da gripe é mais amplo.. Ele se espalha pelo corpo e atinge articulações e pulmões.

- A dengue, outra doença, viral afeta 50 milhões de pessoas por ano no mundo. Destas, 530.000 são brasileiras. A doença é transmitida pelo mesmo mosquito da febre amarela: o Aedes Egypt.

- A febre hemorrágica é provocada por vários tipos de vírus, a maioria perigosissíma com o Ebola, o Sabiá, o Hantavirus e Marlburg. A mortalidade provocada pelo Hantavírus chega a 60% e causada pelo Ebola é de 90%.

- Até hoje, o vírus da AIDS infectou quase 40 milhões de pessoas no mundo. A região com maior incidência de casos é a África Subsaariana, com 25,3 milhões de adultos e crianças infectados. No Zimbábue, país com uma das mais altas taxas de contaminação do mundo, 25% de todos os adultos estão infectados pelo vírus.

Arquivado em: CURIOSIDADES
I



IMPORTANTE: Por questões de ética e direitos de autoria, pedimos que ao fazer utilização deste trabalho para outros fins senão a leitura do mesmo, por gentileza o referencie devidamente e/ou entre em contato com seu autor. Obrigado.

2 comentários:

  1. Gostei da publicação e do blog.
    Já sou um seguidor.

    http://ciencia-religiao.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Na verdade, não são 3 milhões, e sim mais de 100 trilhões de bactérias. Erraram feio. :\

    ResponderExcluir