sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

BIOLOGIA ATRAVÉS DA EXPERIMENTAÇÃO

O ENSINO DA BIOLOGIA ATRAVÉS DA EXPERIMENTAÇÃO 

RESUMO
O momento histórico no qual vivemos exige uma reflexão sobre as estratégias usadas em sala de aula para o ensino da Biologia. Este artigo descreve metodologias usadas em duas turmas de 2º ano do Ensino Médio, do Colégio Estadual Manoel Ribas, em Guarapuava- PR, no ano de 2008, da proposta de implementação no espaço escolar, decorrente do Programa de Desenvolvimento Educacional (PDE), da Secretaria de Estado de Educação do Paraná. O presente trabalho tem como objetivo principal comparar a eficiência da utilização das modalidades didáticas exposição teórica e exposição teórico-prática, no processo ensino-aprendizagem em Biologia. A experimentação e a aprendizagem dos alunos são pontos de desenvolvimento e discussão deste artigo. Procurou-se analisar as idéias dos alunos antes e após o processo de ensino-aprendizagem sobre o tema desenvolvido, portanto, constitui-se numa pesquisa qualitativa – estudo de caso. Os resultados comprovam a eficácia da exposição teórico-prática, no processo ensino-aprendizagem em Biologia. 

Autoras: Solange do Carmo e Eliane Strack Schimin
Maiores detalhes acesse o link: http://biologiademais.blogspot.com
IMPORTANTE: Por questões de ética e direitos de autoria, pedimos que ao fazer utilização deste trabalho para outros fins senão a leitura do mesmo, por gentileza o referencie devidamente e/ou entre em contato com seu autor. Obrigado.

2 comentários:

  1. Olá José Carlos!

    Obrigada pelo comentário e assim como você também me tornei sua seguido.
    Realmente nos dias de hoje conforme a educação anda temos mais que tudo nos agarrarmos a deus para nos guiar, pois sem Êle não somos nada.
    Abração!
    maura***

    ResponderExcluir
  2. Olá José Carlos,

    São muito interessantes as discussões e reflexões que vem promovendo em seu Blog. Sobre a Biologia através da experimentação, tenho algumas considerações a fazer. Eu me apaixonei pela disciplina de Biologia quanto cursava a 5ª série do ginásio, a disciplina chamada Ciências era ministrada pela professora Cacilda (jamais esquecerei o nome dela) e logo na primeira aula ela nos convidou a aprender sobre Botânica de uma maneira inusitada. Pediu que imaginássemos estar em uma nave espacial exploradora e que iríamos pousar em um planeta desconhecido que deveríamos pesquisar.
    Lembro-me como se fosse hoje daquela aventura, ela nos levou para o pátio do colégio, onde havia muitas árvores e plantas e ali mesmo foi que nos ensinou a diferenciar uma dicotiledônea de uma monocotiledônea, um tubérculo caule de um tubérculo raiz... jamais esqueci o que aprendi com a Profa. Cacilda e mesmo tendo me tornado uma administradora, sou apaixonada por Biologia até hoje.
    Queria que existissem mais Cacildas nas escolas.

    ResponderExcluir