sábado, 22 de janeiro de 2011

RISCOS COM O USO DO CHÁ VERDE

ANVISA: Informe orienta população sobre riscos com chás



-- 1761.94 Kbytes

Tempo do áudio – 1min51seg

LOC/REPÓRTER:Para esclarecer dúvidas da população sobre como comprar e usar corretamente as ervas utilizadas para fazer chá, a Anvisa, Agência Nacional de Vigilância Sanitária, lançou um informe com várias orientações. De acordo com a gerente de produtos especiais da Anvisa, Antonia Aquino, não são todas as espécies vegetais e partes da planta que podem ser usadas para beber. Existem ainda regras para comercialização. Antonia Aquino explica, por exemplo, que ervas em cápsulas não são reconhecidas pela vigilância sanitária.

TEC/SONORA:gerente de produtos especiais da Anvisa – Antonia Aquino

"Aqueles produtos vendidos na fórmula de cápsula, tablete, comprimidos, eles não estão aprovados pela Anvisa e não devem ser considerados chá. Encapsular uma erva, depois pegar essa cápsula, colocar na água quente e isso volta a ser um chá, não há finalidade para isso. Quando se encapsula uma substância, o objetivo disso é um consumo direto."

LOC/REPÓRTER:A gerente de produtos especiais da Anvisa destaca ainda que o chá verde, famoso por ser recomendado para emagrecer, não pode ser comercializado com essa finalidade.

TEC/SONORA:gerente de produtos especiais da Anvisa – Antonia Aquino

"O chá verde não está aprovado para emagrecimento. A Anvisa não aprovou este produto para emagrecimento. Não foi comprovada a segurança em relação a essa finalidade. A única forma de aprovação do chá verde é como chá. Para ser usado como uma bebida, um chá como outro qualquer."

LOC/REPÓRTER:O documento com orientações sobre ervas, vegetais e chás pode ser consultado pelo endereço eletrônicowww.anvisa.gov.br

Reportagem, Juliana Costa

FONTE:http://www.webradiosaude.com.br/saude/visualizar.php?codigo_noticia=PDMS110051. acesso em 22/01/2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário