sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Projeto Transdisciplinar: Diversidade de Gênero e Desigualdades

Projeto Transdisciplinar: Diversidade de Gênero e Desigualdades

ESTADO xxxxxxxxxxxxxxxxx

SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO – SEDUC-xx

ESCOLA /COLÉGIOxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx End.XxxxxxxxxxxxxxxxxxCEP...
Telefone: (xx) xxxx.xxxx
E-mail institucional: xxxxxxxxxxxxxxxxx

EQUIPE TÉCNICA:

xxxxxxxxxxxxxxxxx Diretor
Xxxxxxxxxxxxxx – Coordenador(ra) pedagógica(o)

Docentes: xxxxxxxxxxxxxxxx

PERÍODO: Janeiro a dezembro de xxxxx

ÁREAS DE CONHECIMENTO:

· Ciências da Natureza , Matemática e Tecnologia

· Ciências Humanas e Sociais

· Linguagens e Códigos

PÚBLICO ALVO: Alunos e alunas do Ensino Médio/Fundamental

Palavras-chave

Diversidade– Gênero – Desigualdades - Sexismo - Bullying - Homofobia

I - Introdução

Este projeto ambiental com caráter interdisciplinar não tem como objetivo subestimar ou substituir estudos nesta área mais de certa forma contribuir com uma porção da comunidade, trabalhando com professores e professoras, alunos e alunas bem como toda comunidade os saberes na área da Diversidade de Gênero e toda forma de Desigualdade no qual vem sendo amplamente discutida nos diversos segmentos da sociedade, embora ações mais efetivas precisam ser tomadas de forma urgente, que conduzam a uma convivência harmônica entre os diferentes. Pois de acordo com as diretrizes de Políticas Públicas que diz o seguinte:

[...] fomentar a inclusão, no currículo escolar, das temáticas relativas a gênero, identidade de gênero, raça e etnia, religião, orientação sexual, pessoas com deficiências, entre outros, bem como todas as formas de discriminação e violações de direitos, assegurando a formação continuada dos(as) trabalhadores(as) da educação para lidar criticamente com esses temas (BRASIL/CNDH/MEC, 2006:24).

Nos últimos anos as questões relacionadas à Diversidade de Gênero e Desigualdades, bem como todas as formas de preconceitos tal como o Bullying, que tem ocorrido rotineiramente nas escolas, nas famílias, no trabalho, nas universidade na sociedade em geral, a mídia sempre usou de forma mascarada algumas formas preconceituosas contra loiras, negros, homosexuais, portugueses entre outras e agora a internet tem servido como um veículo de propagação desta atividade, o que se pode verificar é que as formas aparentemente inocentes podem afetar por toda a vida do individuo, sem falar nas agressões preconceituosas, homofóbicas, e humilhantes que ocorrem em decorrência destas atitudes irracionais. Dessa forma as escolas deviam se planejar para implementar as orientações já existentes em decretos, portarias, Livros, teses e cadernos existentes, tendo em vista que várias instituições de ensino e entidades de Direitos Humanos, já estão seguindo estas orientações de políticas publicas contra as atitudes racistas, sexistas, homofóbicas e Bullying.

Aliado às inúmeras ações preventivas e punitivas estabelecidas na em Lei ou Decretos vigentes e nas campanhas de conscientização promovidas por ONG’s e da mobilização da própria sociedade tem sido elemento-chave na luta e combate contra qualquer tipo de preconceito. Através das Academias com seus grupos de pesquisas e de luta contra estas formas deprimentes, trabalham na formação de um grande contingente de educadores e educadoras voltados para esta área tão sensível, no qual vão se valer destes conhecimentos adquiridos para serem debatidos e desenvolvidos nas escolas de ensino básico e médio, dessa forma espera-se atingir uma camada representativa da sociedade, cuja faixa etária, extremamente jovem, apresenta o potencial ideal para a absorção de novos conceitos de ocupação do espaço geográfico e a formação de uma consciência crítica em torno destas questões e sociais.

II - Justificativa

A formulação deste Projeto social possuía premissa de trabalhar com os educares no sentido te intervir nessa realidade, que é a defesa do direito da mulher, do diferente e de um ser humano livre, usufruir dos direitos expressos na Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 no seu Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes: do inciso I ao LXXVIII, a liberdade de meio onde vivemos e conservá-lo para gerações futuras, através de diretrizes que possibilitem uma melhor qualidade de vida:

[...] Meu papel – e este é um termo por demais pomposo – consiste em mostrar às pessoas que elas são muito mais livres do que pensam,[...] (Michel Foucault);

Objetivando um repasse educacional participativo e comprometido com a realidade local e regional, elegeu-se prioritariamente uma forma direcionada para poder abranger de forma transversal, projetos que versão sobre estes temas tão abrangentes e transversais pois poderá ser trabalhado entre as várias disciplinas, é que a na Escola Estadual de Ensino xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx, como parceria, exercendo o papel de integração entre o aprendizado e a comunidade. Buscando neste trabalho.

· O fortalecimento da comunidade escolar tornando-se agentes multiplicadores para o desenvolvimento de atividades de Educação sobre Diversidade de Gênero e desigualdade tanto na escola quanta na comunidade em que vivem;

· O desenvolvimento de atividades sobre Diversidade de Gênero e desigualdade, de forma sistematizada e continua, envolvendo uma maior articulação das ações das disciplinas do currículo obrigatório, com ampla participação de toda comunidade;

· O aprofundamento de estudos, pesquisas e metodologias que permitam a aplicação de práticas sobre Diversidade de Gênero e desigualdade, a nível formal e não formal bem como a geração de materiais educativos e a difusão de conhecimentos e informações, tendo consciência, que o direito seu termina quando começa o do outro, contribuindo para o exercício da cidadania.

Sendo a Diversidade de Gênero e Desigualdade um processo que consiste em propiciar às pessoas uma compreensão critica e global de respeito ao ser, procurando elucidar valores e atitudes na adoção de posturas éticas e participativas nas questões relacionadas a todo um contexto que cerca toa uma comunidade seja ela escolar ou não, voltada aos princípios de amor e respeito ao próximo, e que na prática deve-se pautar na busca de caminhos alternativos que releve o seu papel no efetivo exercício da cidadania, na melhoria da qualidade de vida e construção de uma sociedade mais humana e livre.

Objetivos

III .1) Geral

Despertar em alunos e alunas entre educadores e educadoras do ensino básico e médio a importância de conhecer e investigar o que significa na verdade estes temas a serem trabalhos neste projeto “Diversidade de Gênero e Desigualdade”, como forma de transformação de valores e atitudes que conduzam a uma relação harmônica entre o homem e a mulher, entre brancos, negros e amarelos, entre gordos e magros entre o heterosexual e o homosexual. Segundo Prof. Carrara é possível verificar uma certa sinergia.

[…] alguns autores e autoras vêm mostrando como discursos homofóbicos, misóginos, sexistas e racistas estão profundamente articulados. Além de relações históricas, há em situações bem cotidianas uma espécie de sinergia entre atitudes e discursos racistas, sexistas e homofóbicos. Assim, diferentes desigualdades se sobrepõem e se reforçam. (CARRARA, 2006: s.p.)

Conhecer e compreender os conceitos básicos relacionados a estes temas e as diversas formas de culturas e costumes, as leis e fatores naturais e humanos que condicionam a realidade social dos indivíduos.

· Reconhecer e valorizar as diversas culturas como um direito dos povos e dos indivíduos através dos tempos, tais como seus costumes e tradições;

· Conscientização de toda comunidade a trabalhar de forma interdisciplinar em defesa do direito da mulher e dos quilombolas;

· Identificação de aspectos preconceituosos ou de Bullying;

· Agir de forma preventiva para evitar confrontos.

III .2) Específicos

· Mapeamento dos aspectos que possam promover ações no processo educacional para a eqüidade de gênero, raça, etnia e orientação sexual entre outras.

· Garantir uma comunidade escolar não discriminatória, e que não reproduza estereótipos de gênero, raça e etnia.

· Viabilizar oportunidades para reflexão, compreensão, discussão de questões relacionadas com este tema transversal;

· Envolver a comunidade escolar no sentido de elaborar trabalhos jornalísticos, literários, teatrais e até musicais contra atitudes e discursos racistas, sexistas e homofóbicos;

· Realizar levantamentos históricos e estatísticos da comunidade em relação ao tema trabalhado;

· Combater de forma inteligente e racional qualquer indicio de estereótipos de gênero, raça e etnia na cultura dentro da comunidade.

IV – Metodologia

Este projeto será desenvolvido em xxxxxx etapas, com a participação de toda comunidade escolar, procurar realizar atividades bastante diversificadas buscando principalmente demonstrar a abrangência deste projeto, bem como interagir com alunos e alunas e professores e professoras, neste desafio.

A Escola Estadual de Ensino xxxxxxxxxxxxxxxxxxxx esta localizada no bairro de xxxxxxxxxxxx, na rua xxxxxxxxxx, na cidade de xxxxxxxxxxxx uma área de XXXXX m², com um número de xxxxxxx anos nas série do ensino básico até ensino xxxxxxxxx, este projeto será realizado com os alunos e alunas de turno da xxxxxxx, com xxxxxxxx alunos e alunas matriculados.

1ª Etapa

Buscar uma abordagem didática homogênea na condução dos assuntos transversais entre as disciplinas propõem-se a realização de avaliação dos trabalhos com todos os professores e professoras envolvidos.

2a Etapa

Esta etapa envolve o contato dos professores e professoras com alunos e alunas em sala de aula, onde os temas serão trabalhados, realizar uma pesquisa na comunidade (atividade de campo) sobre o tema em pauta, que deverá contar com a maioria dos participantes do Projeto, além do processo de avaliação do trabalho. Todas as fases serão desenvolvidas paralelamente.

a) Atividades de pesquisa de campo

Esta atividade deve estar ligada a trabalhos em grupos viabilizados pelos professores e professoras envolvidos dependendo dos enfoques trabalhados pelas disciplinas, sempre com o objetivo de melhor descrever o tema.

b) Atividades de sala de aula

Durante as aulas teóricas curriculares, os professores e professoras terão à sua disposição, como recurso didático a pesquisa na internet e bibliotecas, com orientações discutidas com os alunos e alunas e inúmeros exemplos práticos encontrados na literatura, isso deve ser realizada uma revisão bibliográfica e enquadrar-se naturalmente ao conteúdo programático das disciplinas.

c) Avaliação

O processo de avaliação deverá ser conduzido paralelamente a todas as atividades desenvolvidas, recorrendo-se a recursos fotográficos, filmagens, jogos, campanhas educacionais, concursos literários e jornalísticos, além da própria discussão em campo e em sala de aula, de modo a extrair-se de forma natural o aprendizado do aluno e da aluna sobre o assunto, tendo-se uma idéia do seu grau de assimilação. É importante esclarecer, que este tipo de avaliação será empregado informalmente, a despeito da avaliação normal dos professores e professoras, segundo as normas de avaliação adotadas pelo PPP da escola.

V - Resultados esperados

Após estas quatro semanas de atividades, os professores e professoras envolvidos no Projeto deverão apresentar um relatório das atividades desenvolvidas, ressaltando aspectos positivos e/ou negativos decorrentes da metodologia empregada, sugestões, além de outras informações necessárias para o bom andamento do Projeto.

A produção e a divulgação de livros, cartilhas, folhetos, vídeos, fitas e outros, dirigidos a diversos níveis do público alvo, no âmbito deste Projeto Interdisciplinar.

VI – Atividades a serem trabalhadas. (sugestões)

1. Apresentação do projeto à direção da escola, professores e professoras bem como alunos e alunas;

2. Planejamento e discussão do Projeto;

3. Revisão e Seleção da bibliografia, revisão ortográfica e preparação de textos e atividades a serem utilizadas pelos alunos e alunas para entendimento do projeto.

4. Organização dos grupos de alunos e alunas para as tarefas a serem realizadas, ficando cada grupo composto de 5 alunos ou 5 alunas, mediado por um professor orientador ou uma professora orientadora;

5. Reconhecimento da área e limites a serem estudados; que pode ser um bairro ou até mesmo uma comunidade pré selecionada;

6. Identificação dos problemas detectados na comunidade em estudo e propondo soluções;

7. Buscar o resgate da História, Cultura e Tradições do bairro/cidade;

8. Elaboração de cartazes e painéis por cada um dos grupos, apresentação e discussão dos painéis,

9. Pesquisa sobre a História da Escola/Colégio e da Cidade/Estado;

10. Dinâmica de percepção e sobre preconceito de um modo geral;

11. Realização de oficinas que tratem do assunto de diversidade de Gênero e Desigualdade;

12. Palestras sobre Bullying, Homofobia, Direito da Mulher, entre outros;

13. Concurso de paródia e frases com conotações ambientais;

14. Introdução a analise de gráficos, envolvendo dados de pesquisas, geográficos e populacionais;

15. Aspectos Sócio-econômicos e Culturais;

16. Concursos de cartazes sobre os temas geradores;

17. Oficinas sobre os temas geradores

18. Pesquisas em Bibliotecas e Internet

VII – Professores e Professoras envolvidos por aérea do conhecimento

· Linguagens e Códigos

· Ciências da Natureza e Matemática

· Ciências Humanas e Sociais

VIII - Recursos Materiais Disponíveis

o Computador;

o Projetor Multimídia;

o Tela para Retroprojetor/Datashow;

o Datashow;

o Retroprojetor;

o Mapas;

o Plantas medicinais;

o Binóculos,

o Máquina fotográfica

o Cartolina;

o Trena;

o Cordão;

o Pranchetas;

o Material de escritório;

o Jornais e revistas usados;

o Etc...

XI - Cronograma (Pode ser modificado e adequado com o PPP da escola)

ETAPAS

1ª Bim.

Xx/xx/xxxx

Bim.

Xx/xx/xxxx

Bim.

Xx/xx/xxxx

Bim.

Xx/xx/xxxx

- Planejamento.

X

-Apresentação do projeto

X

-Formação da (s) equipe(s) de trabalho.

X

-Levantamento bibliográfico.

X

-Elaboração do projeto., revisão bibliográfica e ortográfica

X

X

-Elaboração do material didático.

X

X

-Reunião para avaliação.

X

X

X

X

- Coleta das pesquisas em campo.

X

X

-Discussão dos dados obtidos.

X

X

X

X

- Elaboração de gráficos,textos, poemas maquetes, feitos pelos alunos e alunas com posterior exposição dos mesmos a comunidade.

X

X

- Avaliação

X

X

X

X

- Relatório parcial

X

X

- Exposição EducativaCultural

X

X

- Relatório final

X

X - Custos (realizar coleta de preços atuais)

XI - Conclusão

XII – BIBLIOGRAFIA

- REVISÃO BIBLIOGRÁFICA E ORTOGRÁFICA

XIII. ANEXOS (fotos e gráficos)

IMPORTANTE: por questões de ética e direitos de autoria, pedimos que ao fazer utilização deste trabalho para outros fins senão a leitura do mesmo, por gentileza o referencie devidamente

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