Seduc divulga lista de projetos educativos contemplados pelo Edital 010/2011
A Secretaria de Estado de Educação (Seduc), por meio da coordenadoria de Projetos Educativos divulga a lista dos 217 projetos pedagógicos escolares selecionados pelo Edital nº 010/2011/GS/Seduc-MT, publicado no D.O. de 22.11.2011. Os projetos selecionados nessa etapa contemplam as diversas áreas do conhecimento e foram escolhidos após avaliação da Comissão de Análise e Acompanhamento.
PROJETOS SELECIONADOS PELO EDITAL Nº 010/2011, publicado no site abaixo.
IMPORTANTE: Por questões de ética e direitos de
autoria, pedimos que ao fazer utilização deste trabalho para outros fins senão
a leitura do mesmo, por gentileza o referencie devidamente e/ou entre em
contato com seu autor. Obrigado.
TÍTULO DO PROJETO: “O
CIDADÃO E O MEIO AMBIENTE”
ESCOLA ESTADUAL ELIZABETH MARIA
BASTOS MINEIRO
R. 15, s/nº - CEP: 78.140-000
Bairro São Matheus – Várzea Grande –
MT
Telefone: 3694-5300
E-mail institucional:
vzg.ee.elizabethm.bm@seduc.mt.gov.br
Várzea Grande-MT
2012
Palavras chave
Escola,
inclusão social, cidadania, bullying, drogas, violência, comunidade, meio
ambiente, interdisciplinaridade.
1. Introdução
Este projeto ambiental com caráter interdisciplinar onde
será trabalhado em conjunto a outros subtemas, mas com o foco voltado para a
inclusão social e cidadania, a falta de água,
esgoto e saneamento, lixo urbano e desemprego entre outros são problemas
causadores do caos social, a urbanização é crescente, mas, não se pode perder o
foco, isto é, crescer sem prejudicar a natureza, tem sido um dos maiores
desafios existentes no Brasil.
A ação educacional interdisciplinar visa contribuir nesta comunidade,
com um trabalho consciente do processo de construção das estruturas sociais (Raynaut,2002), necessariamente integrará a ação do
trabalho nas atividades cotidianas das famílias.
A educação na prática conduz a educação integradora que levará ao
entendimento do trabalho como melhor forma de interagir como indivíduo e como
membro de uma comunidade. Desta forma a educação prepara para a vida através do
contato direto.
A inclusão social de uma forma ampla valoriza o individuo através das
práticas sociais cuja finalidade está, entre outras coisas, tornar a escola um
veículo onde se possam proporcionar condições para melhor qualidade de vida do
indivíduo, de sua família, do seu bairro e da sua comunidade como um todo.
As questões sociais e ambientais são cada vez mais levadas em
consideração nos currículos escolares. Sua importância se revela de forma
indiscutível na formação dos indivíduos conscientes de sua responsabilidade consigo
mesmo e com o planeta.
É necessário os professores e a família ensinar cedo aos alunos e filhos
respectivamente, que a saúde o bem estar deles depende amplamente da qualidade
de sua vida de que levam.
Não é possível vislumbrar que se fora de um lugar ecologicamente correto
pode se obter uma melhor qualidade de vida e que permanecendo em um lugar
limpo, com água tratada e funcionando a rede de esgotos bem como e ingerindo
alimentos saudáveis de preferência livres de agrotóxicos, isto é, insumos nocivos
aos seres vivos. Para isto, este lugar deve ser conservado contra fatores
poluidores.
As exigências da urbanização têm determinado uma situação na qual o
aumento da produtividade é mais importante do que a estabilidade dos níveis
produtivos.
Por isto, observa-se na agropecuária, durante o último século, uma
passagem acelerada de uma produção de subsistência que exaltava as
características da estabilidade natural a uma produção para o mercado que dá
prioridade a produção agropastoril e o consumismo desenfreado.
Tal consideração nos remete a repensar na relação existente ao trinômio
entre a agricultura, meio ambiente e sociedade. Não somente o uso de insumos
químicos tóxicos utilizados na produção e conservação de alimentos, mas também
na qualidade de vida, no ser humano como parte deste contexto, u ser social que
precisa ser tratado com uma ótica de proteção, inclusão, com acesso as
facilidade se beneficies de uma vida com harmonia com a natureza.
Na verdade ainda existem
técnicas e modos de produção agropecuária que ameaçam e desequilibra o meio
natural tais como o aumento das fronteiras agrícolas, dentro de seu meio o ser
humano precisa esta sensibilizado com os fatores que interferem para que este
ser não tenha uma qualidade de vida descente, a inclusão social propicia uma
integração entre o homem e a natureza.
A escola é um dos espaços para se combater a
exclusão aos benefícios de uma vida em sociedade,
provocada muitas vezes, pela falta de delimitadores de classe social,
origem geográfica, nível de instrução, faixa etária, existência de problemas psicomotores ou recheada de preconceito étnico e de gênero. Inclusão Social é
oferecer aos mais necessitados oportunidades de acesso a bens e serviços,
dentro de uma ferramenta usada para beneficiar a todos e não apenas aos mais
favorecidos no sistema meritocrático em que vivemos, mas sim acolher toda
comunidade seja escolar ou local, saber que a exclusão social pode está relacionado ao meio ambiente, surgindo até
a exclusão ambiental por falta de ações mitigadoras, de políticas públicas e
por falta de uma educação inclusiva, o ser humano vem sofrendo e até mesmo
perdendo o foco do presente e das futuras gerações, sabe-se que apesar de que a
biodiversidade oferece várias atividades no setor agropastoril que vem
crescendo com a expansão da fronteira agrícola.
Incluindo ai desmatamentos, urbanização sem planejamento, a erosão
genética, com práticas de manejo intensivo dos solos e animais, sem a devida
cautela sem pensar nas gerações futuras. A importância crescente dada a
qualidade de vida vem em apoio dessas interações multidisciplinares envolvendo
a todos da comunidade para o bem estar social (VALLE, 2002).
Focado nestes problemas tão complexos, é imprescindível fomentar
condições para a construção de nossa cidadania plena Parâmetros
Curriculares Nacionais (PCN, 1997) segundo esta publicação quando as questões
ambientais forem bem realizadas em favor da sociedade, leva mudanças de
comportamento pessoal e a atitudes e valores de cidadania que podem ter fortes
consequências sociais.
Para isto devemos como educadores unidos com a sociedade manter vivo
dentro do conceito de liberdade o direito a vida ao Estado de Direito que ganha
corpo nos países em que a sociedade civil tem a possibilidade de participar e
ter acesso no processo de orientação não somente política, mais também
socioeconômica, educacional e ambiental. Para isso, nós como membros da
sociedade com um todo, precisamos trabalhar com harmonia, para que os
obstáculos que os impedem ter acesso a uma vida qualidade de vida digna.
Assim sendo, a comunidade local educadores, a família e as esferas
governamentais com suas políticas públicas voltadas pra o bem comum, precisam
estar unidos para procurar soluções adequadas, para uma vida melhor. É dessas
preocupações que nasceu este projeto dentro na nossa visão como educadores e
cidadãos.
Portanto, o presente projeto traduz a vontade da Escola Estadual Professora
Elizabeth Maria Bastos Mineiro de
participar ativamente na luta contra a degradação do meio ambiente, violência
escolar, drogas, bullying, e a exclusão social. Onde o foco é chamar a atenção de toda comunidade escolar
do bairro, onde esta escola esta inserida, com a participação dos pais, alunos,
professores, funcionários administrativos da escola e do poder público.
Sobre a temática do meio ambiente, com visão na inclusão social e
Cidadania, primando pela harmonia da natureza e a necessidade de conservá-la,
protegê-la para as gerações futuras, tudo isto em busca da qualidade de vida
igualitária para todos.
1.1 Área de Estudo
A Escola Estadual
Professora Elizabeth Maria Bastos Mineiro, está localizada no bairro do São
Matheus, na Av. principal s/nº, na cidade
de Várzea grande- MT, com um número de 1090 alunos, nas série do ensino
básico e médio, este projeto será
realizado com os alunos dos três turnos a saber Matutino, Vespertino e Noturno.
1.2
Objetivos gerais
·
Sensibilizar
a comunidade escolar em relação à Educação Ambiental, Inclusão Social,
Cidadania e Saúde.
·
Estudar o
Meio Ambiente em seus aspectos históricos, geográficos, estatísticos,
físicos, químicos e biológicos.
1.3
Objetivos
específicos
·
Capacitar
monitores de todos os seguimentos da comunidade escolar por intermédio de
oficinas sobre o Meio Ambiente.
- Promover a inclusão social com
oficinas voltadas ao Meio Ambiente, Cidadania e Saúde Coletiva.
- Produzir objetos e trabalhos
com a reciclagem de papel e outros resíduos.
1.4 Metodologia
- O projeto pedagógico adotará
a opção de Metodologia de Projetos, com o apoio do CEFAPRO, de Órgãos
ligados Segurança e a Saúde Coletiva das esferas Estaduais e Municipais.
As aulas no projeto envolverão teoria e prática através da realização de
oficinas didáticas, aulas de campo, seminários, palestras e minicursos,
envolvendo todas as áreas do conhecimento.
- Ainda, outras metodologias
poderão subsidiar as situações de ensino- durante a realização do projeto,
a saber:
- Palestras, exposições orais,
seminários em grupos, discussões orais, debates orais;
- Produções textuais
(oralidade e escrita), compreensão de textos (leitura e escuta) e concurso
de redação;
- Aulas expositivas,
expositivas dialogadas, com
questionamentos e respostas, expositivas com recursos de multimídia etc.;
- Trabalho individual e em
grupo; e pesquisa individual ou coletiva;
- Produção de cartazes, murais
ou painéis;
- Produções orais diversas
(entrevistas, execução de playlists musicais, divulgações, seminários em
grupo, exposição oral,
comunicados, mesas redondas etc.) e aulas de campo.
2. Apresentação das atividades
Este projeto será realizado num período de 12 meses.
Compreende as seguintes atividades: implantação de uma horta na escola e nos
lares, cultivo de hortaliças e produção de artesanato, criando assim uma
conscientização ambiental junto à comunidade.
O homem não
pode ser separado do convívio da natureza, pelo contrário, deve buscar uma
compreensão através da articulação entre o biológico, social e o antropológico,
e que a chave da natureza se encontra na cultura dos povos (CAMPOS, 2004).
Os resultados deste projeto serão divulgados na mídia e no site da
SEDUC-MT. Seu impacto fundamental será o de promover a formação de uma de uma
consciência de inclusão social de preservação e conservação ambiental formando
cidadãos com a participação de pais de alunos, professores e funcionários da
escola e comunidade local.
3. Atividades complementares a serem trabalhadas.
Ø
Apresentação do projeto à direção da escola,
professores e alunos;
Ø
Planejamento e discussão do Projeto nas datas
especificadas ou a qualquer momento, de acordo com a necessidade e ajustamento
do projeto;
Ø
Seleção da bibliografia e preparação de textos e
atividades a serem utilizadas pelos alunos para entendimento do projeto.
Ø
Organização dos grupos de alunos para as tarefas
a serem realizadas, ficando cada grupo composto de 5 alunos, mediado por um
professor orientador;
Ø
Reconhecimento área e limites a serem estudados;
Ø
Identificação dos problemas propondo soluções;
Ø
Resgate da historia, cultura e tradições do
bairro;
Ø
Elaboração de cartazes e painéis por cada um dos
grupos, apresentação e discussão dos painéis,
Ø
Pesquisa sobre a história da escola e da cidade;
Ø
Dinâmica de percepção ambiental através de fotos
tiradas ao longo de uma caminhada realizada pelos alunos, divididos em grupos
para verificar poluição visual, lixo urbano, oferta de água e esgoto e
paisagismo;
Ø
Realização de uma oficina de reciclagem de papel
e outros lixos que podem ser reciclados e que foram coletados seletivamente na
escola;
Ø
Atividade de ajardinamento e horta caseira;
Ø
Concurso de paródia e frases com conotações
socioambientais;
Ø
Introdução a analise de gráficos, envolvendo
dados de temperatura e umidade e qualidade do ar;
Ø
Aspectos socioeconômicos e culturais;
Ø
Uso do solo;
Ø
Poluição sonora e visual;
Ø
Concursos de cartazes sobre os vários tipos de
Poluição Ambiental;
3.1 Resultados esperados e indicadores de sucesso
Ø
Realizar 10 oficinas da seguinte forma: 04
(quatro) sobre o Meio Ambiente, 03 (três) sobre prevenção contra as Drogas e 03
(três) sobre o Bullying e Violência no ambiente escolar, com o foco na
comunidade interna e externa.
Ø
Produção de trabalhos com reciclagem de papel,
com a produção de sacolas, caixa para presentes, cartões comemorativos que
serão expostos e vendidos para a comunidade local ou municipal. A partir do
terceiro mês de execução do projeto;
Ø
Toda produção de hortaliças que poderão ser
utilizados para merenda escolar, e sensibilizando a comunidade sobre o cultivo
de plantas sem agrotóxicos;
Ø
Capacitar 14 monitores de todos os segmentos da
comunidade interna e externa.
Ø
Produzir 120 litros de sabão
líquido e detergente para utilização na escola.
Ø
Elaborar 35 cartazes, 07 banners, 07 maquetes e
07 painéis com informações acerca do Meio Ambiente, Saúde e Cidadania.
Ø
Confeccionar 20 lixeiras, 40 vassouras de
garrafa PET e 02 Kits de lixeira coletiva (seletiva) de resíduos.
Ø
Realizar 02 (duas) mesas redondas bimestrais da
temática Saúde, Cidadania e Meio Ambiente.
Ø
Atingir Mais de 2.000 pessoas integrando e/ou
participando na luta contra a degradação do meio ambiente e contra a exclusão
social
4. Impactos esperados
- Com este projeto
pretende-se atingir toda comunidade que compreendam a importância do meio
ambiente e das questões sociais;
- Disponibilidade
(a favor da sociedade brasileira e/ou da humanidade) de pessoas
respeitosas de princípios básicos de uma vida saudável e capazes de
criticar e transformar beneficamente realidades relativas ao meio
ambiente;
- Fortalecimento
do processo educativo interdisciplinar que associa a escola à realidade do
dia a dia com a comunidade, tornando-a participante do projeto de inclusão
social do homem no ambiente;
·
Prover
Extensão para o uso medicina alternativa baseada nas virtudes de plantas
medicinais sob supervisão de profissional da área;
·
Formação
de uma consciência ecológica e cooperativa entre pais de alunos, professores e
funcionários administrativos da Escola Estadual “Professora
Elizabeth Maria Bastos Mineiro”. Com um
Planejamento e discussão do Projeto, tendo em vista que estudo do meio ambiente
segue orientação para os trabalhos serem contempladas em todas as aéreas do
conhecimento (MATO GROSSO, 2001).
5. Professores
Envolvidos por aérea do conhecimento
·
Linguagens, Códigos e suas Tecnologias
·
Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias
·
Ciências Humanas e suas Tecnologias
6. Cronograma para ações financiáveis
Materiais de custeio e serviço
|
Natureza
da verba
|
Quantidade
|
Valor unitário
|
Valor total
|
Adquirir 10 sacos de adubo
tipo NPK de
|
Custeio
|
10 sacos de
|
R$ 150,00
|
R$ 150,00
|
Adquirir mudas de hortaliças
|
Custeio
|
1200 unidades
|
R$ 0,50
|
R$ 600,00
|
Adquirir trena
|
Custeio
|
05
unidades
|
R$ 15,00
|
R$ 75,00
|
Adquirir produtos químicos
para produção de
|
Custeio
|
½ KG de soda
cáustica
|
R$ 20,00 p/ cada
|
R$ 80,00
|
Adquirir 02 cargas de terra
preta para o viveiro de hortaliças
|
Custeio
|
02 cargas
|
R$ 250,00
|
R$ 500,00
|
Adquirir 03 pás, 03 enxadas e
03 rastelos
|
Custeio
|
03 (cada)
|
R$ 15,00 cada item
|
R$ 135,00
|
Adquirir 50 resmas de folhas
A4
|
Custeio
|
50
|
R$ 15,00
|
R$ 750,00
|
Pagar serviço de fotocópias
coloridas
|
Serviço
|
1.000
|
R$ 0,50
|
R$ 500,00
|
Pagar serviço de confecção de
01 bulk de tinta colorida para
impressora de jato de tinta EPSON
|
Serviço
|
01
|
R$ 300,00
|
R$ 300,00
|
Pagar serviço de 20 recargas
de cartuchos da impressora HP
|
Custeio
|
20
|
R$ 30,00
|
R$ 600,00
|
Adquirir material de apoio
pedagógico contendo 100 cartolinas, 50 caixas pequenas de lápis de cor, 50
unidades de giz de cera, 05 pistola de cola quente, 2 pacote de Refil de cola
quente, 30 pacotes de aplicação de E.
V. A, 30 unidades de pincel atômico, 30 unidades de cola glitter, 5 caixas de
grampos para grampeador, tinta gauche, 20 unidades de pincel, 40 unidade
papel cartão, 50 unidades de transparência para impressora a laser,
|
Custeio
|
|
|
R$ 3.655,00
|
Pagar serviço de 10 recargas
de tonners para impressora a laser
|
Serviço
|
12
|
R$ 65,00
|
R$ 780,00
|
Pagar serviços de confecção de
07 banners
|
Serviço
|
7
|
R$ 100,00
|
R$ 700,00
|
|
|
|
TOTAL:
|
R$ 8.000,00
|
6.1 Cronograma
de atividades
ETAPAS
|
02/2012 a 03/2012
|
04/12 a 05/12
|
06/2012 a 07/2012
|
08/2012
|
08/12 a11/12
|
Planejamento e Apresentação
do Projeto
|
X
|
|
|
|
|
Formação da equipe de trabalho
|
X
|
|
|
|
|
Levantamento bibliográfico
|
X
|
|
|
|
|
Apreciação do projeto ao CDCE
|
X
|
|
X
|
|
|
Preparação de material didático e oficinas
|
|
X
|
X
|
X
|
X
|
Reunião para avaliação
|
|
|
X
|
X
|
X
|
Coleta,
análise do material e observações em aula de campo.
|
|
|
X
|
X
|
X
|
Discussão dos dados obtidos
|
|
|
|
X
|
X
|
Oficinas
|
|
|
X
|
X
|
X
|
Produções textuais e
Elaboração de gráficos, maquetes e exposição a comunidade
|
|
|
X
|
X
|
X
|
Avaliação/
Relatório parcial
|
|
|
X
|
X
|
X
|
Relatório
parcial
|
|
|
X
|
X
|
X
|
Exposição educativa cultural
(Culminância)
|
|
|
|
|
X
|
Relatório final
|
|
|
|
|
X
|
7. Avaliação
A
proposta de avaliação do projeto estará condizente com o Projeto Político
Pedagógico (PPP) da unidade escolar.
A proposta alinhar-se-á a uma
“concepção de formação humana [em que] a avaliação é um processo dinâmico, um
permanente aprendizado do educador sobre o educando” (MATO GROSSO, SEDUC, 2009,
p. 49).
Em consonância com as Orientações
Curriculares para a Educação Básica do Estado de Mato Grosso, entendemos que a
avaliação contemplará um processo contínuo em que tanto o educando quanto o
educador aprende conjuntamente. Ainda na ótica dos Ciclos de Formação Humana do
Estado de Mato Grosso, a avaliação do projeto atuará “nas dimensões
diagnóstica, processual e cumulativa, por entender que todas essas dimensões
são necessárias para dar sustentação à avaliação formativa” (idem, ibidem).
Portanto, o projeto contemplará a
avaliação em suas três dimensões: sondagem, avaliação dos processos de
ensino-aprendizagem e somativa; buscando com isso, registrar as produções e
relatar os desempenhos e dificuldades dos discentes por meio de uma gama de
instrumentos e técnicas avaliativas orais e escritas – produção de relatórios,
seminários em grupo, ficha de avaliação e observação.
Os
critérios de avaliação são elencados a seguir: participação, motivação
(interesse), frequência, produções em grupo e provas escritas.
8. Conclusão
A
educação socioambiental pode ser considerada um importante instrumento para
subsidiar os caminhos da transformação por meio da sensibilização individual e
coletiva e pela constituição de forças endógenas de desenvolvimento, em que se
respeite a diversidade cultural e biológica. São diversos pontos de vista face
ao tema que levantam diferentes reflexões culminando em um dos grandes desafios
da humanidade neste século XXI: fomentar a melhoria da qualidade de vida por
meio da solidariedade, emancipação e uso racional dos recursos naturais.
9. Referências
Bibliográficas
BRASIL.
MEC/SEF. Parâmetros Curriculares
Nacionais: Meio Ambiente: Saúde. MEC/SEF. 3ª ed. Brasília-DF, 2001.
BRASIL.
MEC/SEF. Parâmetros Curriculares
Nacionais: Pluralidade Cultural: Orientação Sexual. MEC/SEF. 3ª ed.
Brasília-DF, 2001.
CAMPOS,
M. C. A .Pantanal Matogrossense: O
Semantismo das águas profundas. Ed. Entrelinhas. Cuiabá-MT, 2004.
PALMADE,
G. Interdisciplinaridade Ideologias. Madrid: Narcea, 1979
MATO
GROSSO, SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO. Escola
Ciclada de Mato Grosso: novos tempos e espaços para ensinar, aprender a
sentir, ser feliz.. SEDUC. Cuiabá-MT, 2001.
MATO
GROSSO. SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO/SEDUC. Orientações Curriculares para a Educação Básica do Estado de Mato
Grosso. SEDUC. Cuiabá-MT, 2009.
MONTEIRO,
R. S. Educação Ambiental em Mato Grosso. Brasília-DF , Ministério da Integração Nacional/UFMT. Cuiabá-MT,
2002.
RAYNAUT,
C. [ET ALLI]. Desenvolvimento e Meio Ambiente: em busca da interdisciplinaridade,
pesquisas urbanas e rurais. Ed. UFPR. Curitiba-PR, 2002.
SATO,
M. In: Cadernos Neruda. Educação
Ambiental, Editora UFMT, nº 5 dez/1996.
TELLES,
M. Q. Vivências Intergradas com o Meio
Ambiente. Sá Editora. São Paulo-SP, 2002.
VALLE,
C. E. Qualidade Ambiental: ISO
14.000/ 4ª ed. Senac/SP. São Paulo-SP, 2002.
ZAPPONE,
R. M. Z. Teoria e Práticas Escolares.
1ª edição. Editora JM. Araraquara-SP, 1999.
Autor Prof. Esp. José Carlos M. Cunha. Biólogo(UFMT), Especializado em Gestão Ambiental (UFMT), Gênero e Sexualidade(UERJ) e Educador Ambiental(CENED).
Oi, Profº José Carlos. Obrigada pela visita!
ResponderExcluirGostei muito do seu "espaço de compartilhar conhecimento"!
Há ainda muitos professores que temem o uso da internet como meio de aprendizagem. Mas como é bom constatar que este pensamento esta mudando e mais: como nossos educandos estão se beneficiando. Como nós estamos aprendendo!
E a produção científica, as notícias já estão todas na rede, prontinhas para serem direcionadas para os olhos ávidos e atentos dos nossos alunos!
Um abraço fraterno e muitas flores para adornar sua estrada.