quinta-feira, 26 de abril de 2012

EDUCAÇÃO: PROJETO “O CIDADÃO E O MEIO AMBIENTE


Seduc divulga lista de projetos educativos contemplados pelo Edital 010/2011
A Secretaria de Estado de Educação (Seduc), por meio da coordenadoria de Projetos Educativos divulga a lista dos 217 projetos pedagógicos escolares selecionados pelo Edital nº 010/2011/GS/Seduc-MT, publicado no D.O. de 22.11.2011.  Os projetos selecionados nessa etapa contemplam as diversas áreas do conhecimento e foram escolhidos após avaliação da Comissão de Análise e Acompanhamento.
PROJETOS SELECIONADOS PELO EDITAL  Nº 010/2011, publicado no site abaixo.


IMPORTANTE: Por questões de ética e direitos de autoria, pedimos que ao fazer utilização deste trabalho para outros fins senão a leitura do mesmo, por gentileza o referencie devidamente e/ou entre em contato com seu autor. Obrigado. 

TÍTULO DO PROJETO: “O CIDADÃO E O MEIO AMBIENTE”
ESCOLA ESTADUAL ELIZABETH MARIA BASTOS MINEIRO
R. 15, s/nº - CEP: 78.140-000
Bairro São Matheus – Várzea Grande – MT
Telefone: 3694-5300
E-mail institucional: vzg.ee.elizabethm.bm@seduc.mt.gov.br
Várzea Grande-MT
2012

Palavras chave
Escola, inclusão social, cidadania, bullying, drogas, violência, comunidade, meio ambiente, interdisciplinaridade.


1. Introdução
Este projeto ambiental com caráter interdisciplinar onde será trabalhado em conjunto a outros subtemas, mas com o foco voltado para a inclusão social e cidadania, a falta de água, esgoto e saneamento, lixo urbano e desemprego entre outros são problemas causadores do caos social, a urbanização é crescente, mas, não se pode perder o foco, isto é, crescer sem prejudicar a natureza, tem sido um dos maiores desafios existentes no Brasil.
A ação educacional interdisciplinar visa contribuir nesta comunidade, com um trabalho consciente do processo de construção das estruturas sociais (Raynaut,2002), necessariamente integrará a ação do trabalho nas atividades cotidianas das famílias.
A educação na prática conduz a educação integradora que levará ao entendimento do trabalho como melhor forma de interagir como indivíduo e como membro de uma comunidade. Desta forma a educação prepara para a vida através do contato direto.
A inclusão social de uma forma ampla valoriza o individuo através das práticas sociais cuja finalidade está, entre outras coisas, tornar a escola um veículo onde se possam proporcionar condições para melhor qualidade de vida do indivíduo, de sua família, do seu bairro e da sua comunidade como um todo.
As questões sociais e ambientais são cada vez mais levadas em consideração nos currículos escolares. Sua importância se revela de forma indiscutível na formação dos indivíduos conscientes de sua responsabilidade consigo mesmo e com o planeta.
É necessário os professores e a família ensinar cedo aos alunos e filhos respectivamente, que a saúde o bem estar deles depende amplamente da qualidade de sua vida de que levam.
Não é possível vislumbrar que se fora de um lugar ecologicamente correto pode se obter uma melhor qualidade de vida e que permanecendo em um lugar limpo, com água tratada e funcionando a rede de esgotos bem como e ingerindo alimentos saudáveis de preferência livres de agrotóxicos, isto é, insumos nocivos aos seres vivos. Para isto, este lugar deve ser conservado contra fatores poluidores.

As exigências da urbanização têm determinado uma situação na qual o aumento da produtividade é mais importante do que a estabilidade dos níveis produtivos.
Por isto, observa-se na agropecuária, durante o último século, uma passagem acelerada de uma produção de subsistência que exaltava as características da estabilidade natural a uma produção para o mercado que dá prioridade a produção agropastoril e o consumismo desenfreado.
Tal consideração nos remete a repensar na relação existente ao trinômio entre a agricultura, meio ambiente e sociedade. Não somente o uso de insumos químicos tóxicos utilizados na produção e conservação de alimentos, mas também na qualidade de vida, no ser humano como parte deste contexto, u ser social que precisa ser tratado com uma ótica de proteção, inclusão, com acesso as facilidade se beneficies de uma vida com harmonia com a natureza.
  Na verdade ainda existem técnicas e modos de produção agropecuária que ameaçam e desequilibra o meio natural tais como o aumento das fronteiras agrícolas, dentro de seu meio o ser humano precisa esta sensibilizado com os fatores que interferem para que este ser não tenha uma qualidade de vida descente, a inclusão social propicia uma integração entre o homem e a natureza.
A escola é um dos espaços para se combater a exclusão aos benefícios de uma vida  em sociedade, provocada muitas vezes, pela falta de delimitadores de classe social, origem geográfica, nível de instrução, faixa etária, existência de problemas psicomotores ou recheada de preconceito étnico e de gênero. Inclusão Social é oferecer aos mais necessitados oportunidades de acesso a bens e serviços, dentro de uma ferramenta usada para beneficiar a todos e não apenas aos mais favorecidos no sistema meritocrático em que vivemos, mas sim acolher toda comunidade seja escolar ou local, saber que a exclusão social pode está relacionado ao meio ambiente, surgindo até a exclusão ambiental por falta de ações mitigadoras, de políticas públicas e por falta de uma educação inclusiva, o ser humano vem sofrendo e até mesmo perdendo o foco do presente e das futuras gerações, sabe-se que apesar de que a biodiversidade oferece várias atividades no setor agropastoril que vem crescendo com a expansão da fronteira agrícola.

Incluindo ai desmatamentos, urbanização sem planejamento, a erosão genética, com práticas de manejo intensivo dos solos e animais, sem a devida cautela sem pensar nas gerações futuras. A importância crescente dada a qualidade de vida vem em apoio dessas interações multidisciplinares envolvendo a todos da comunidade para o bem estar social (VALLE, 2002).
Focado nestes problemas tão complexos, é imprescindível fomentar condições para a construção de nossa cidadania plena Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN, 1997) segundo esta publicação quando as questões ambientais forem bem realizadas em favor da sociedade, leva mudanças de comportamento pessoal e a atitudes e valores de cidadania que podem ter fortes consequências sociais.
Para isto devemos como educadores unidos com a sociedade manter vivo dentro do conceito de liberdade o direito a vida ao Estado de Direito que ganha corpo nos países em que a sociedade civil tem a possibilidade de participar e ter acesso no processo de orientação não somente política, mais também socioeconômica, educacional e ambiental. Para isso, nós como membros da sociedade com um todo, precisamos trabalhar com harmonia, para que os obstáculos que os impedem ter acesso a uma vida qualidade de vida digna.
Assim sendo, a comunidade local educadores, a família e as esferas governamentais com suas políticas públicas voltadas pra o bem comum, precisam estar unidos para procurar soluções adequadas, para uma vida melhor. É dessas preocupações que nasceu este projeto dentro na nossa visão como educadores e cidadãos.
Portanto, o presente projeto traduz a vontade da Escola Estadual Professora Elizabeth Maria Bastos Mineiro de participar ativamente na luta contra a degradação do meio ambiente, violência escolar, drogas, bullying, e a exclusão social.           Onde o foco é chamar a atenção de toda comunidade escolar do bairro, onde esta escola esta inserida, com a participação dos pais, alunos, professores, funcionários administrativos da escola e do poder público.

 Sobre a temática do meio ambiente, com visão na inclusão social e Cidadania, primando pela harmonia da natureza e a necessidade de conservá-la, protegê-la para as gerações futuras, tudo isto em busca da qualidade de vida igualitária para todos.
1.1 Área de Estudo
            A Escola Estadual Professora Elizabeth Maria Bastos Mineiro, está localizada no bairro do São Matheus, na Av. principal s/nº, na cidade  de Várzea grande- MT, com um número de 1090 alunos, nas série do ensino básico e  médio, este projeto será realizado com os alunos dos três turnos a saber Matutino, Vespertino e Noturno.
1.2       Objetivos gerais
·         Sensibilizar a comunidade escolar em relação à Educação Ambiental, Inclusão Social, Cidadania e Saúde.
·         Estudar o Meio Ambiente em seus aspectos históricos, geográficos, estatísticos, físicos, químicos e biológicos.

1.3                Objetivos específicos
·         Capacitar monitores de todos os seguimentos da comunidade escolar por intermédio de oficinas sobre o Meio Ambiente.
  • Promover a inclusão social com oficinas voltadas ao Meio Ambiente, Cidadania e Saúde Coletiva.
  • Produzir objetos e trabalhos com a reciclagem de papel e outros resíduos.

1.4       Metodologia

  • O projeto pedagógico adotará a opção de Metodologia de Projetos, com o apoio do CEFAPRO, de Órgãos ligados Segurança e a Saúde Coletiva das esferas Estaduais e Municipais. As aulas no projeto envolverão teoria e prática através da realização de oficinas didáticas, aulas de campo, seminários, palestras e minicursos, envolvendo todas as áreas do conhecimento.
  • Ainda, outras metodologias poderão subsidiar as situações de ensino- durante a realização do projeto, a saber:
  • Palestras, exposições orais, seminários em grupos, discussões orais,      debates orais;
  • Produções textuais (oralidade e escrita), compreensão de textos (leitura e escuta) e concurso de redação;
  • Aulas expositivas, expositivas dialogadas, com      questionamentos e respostas, expositivas com recursos de     multimídia etc.;
  • Trabalho individual e em grupo; e pesquisa individual ou coletiva;
  • Produção de cartazes, murais ou painéis;
  • Produções orais diversas (entrevistas, execução de playlists musicais, divulgações, seminários em grupo, exposição oral,     comunicados, mesas redondas etc.) e aulas de campo.
2. Apresentação das atividades
Este projeto será realizado num período de 12 meses. Compreende as seguintes atividades: implantação de uma horta na escola e nos lares, cultivo de hortaliças e produção de artesanato, criando assim uma conscientização ambiental junto à comunidade.
O homem não pode ser separado do convívio da natureza, pelo contrário, deve buscar uma compreensão através da articulação entre o biológico, social e o antropológico, e que a chave da natureza se encontra na cultura dos povos (CAMPOS, 2004).
Os resultados deste projeto serão divulgados na mídia e no site da SEDUC-MT. Seu impacto fundamental será o de promover a formação de uma de uma consciência de inclusão social de preservação e conservação ambiental formando cidadãos com a participação de pais de alunos, professores e funcionários da escola e comunidade local.
3.  Atividades complementares a serem trabalhadas.
Ø      Apresentação do projeto à direção da escola, professores e alunos;
Ø      Planejamento e discussão do Projeto nas datas especificadas ou a qualquer momento, de acordo com a necessidade e ajustamento do projeto;
Ø      Seleção da bibliografia e preparação de textos e atividades a serem utilizadas pelos alunos para entendimento do projeto.
Ø      Organização dos grupos de alunos para as tarefas a serem realizadas, ficando cada grupo composto de 5 alunos, mediado por um professor orientador;
Ø      Reconhecimento área e limites a serem estudados;
Ø      Identificação dos problemas propondo soluções;
Ø      Resgate da historia, cultura e tradições do bairro;
Ø      Elaboração de cartazes e painéis por cada um dos grupos, apresentação e discussão dos painéis,
Ø      Pesquisa sobre a história da escola e da cidade;
Ø      Dinâmica de percepção ambiental através de fotos tiradas ao longo de uma caminhada realizada pelos alunos, divididos em grupos para verificar poluição visual, lixo urbano, oferta de água e esgoto e paisagismo;
Ø      Realização de uma oficina de reciclagem de papel e outros lixos que podem ser reciclados e que foram coletados seletivamente na escola;
Ø      Atividade de ajardinamento e horta caseira;
Ø      Concurso de paródia e frases com conotações socioambientais;
Ø      Introdução a analise de gráficos, envolvendo dados de temperatura e umidade e qualidade do ar;
Ø      Aspectos socioeconômicos e culturais;
Ø      Uso do solo;
Ø      Poluição sonora e visual;
Ø      Concursos de cartazes sobre os vários tipos de Poluição Ambiental;
3.1 Resultados esperados e indicadores de sucesso
Ø     Realizar 10 oficinas da seguinte forma: 04 (quatro) sobre o Meio Ambiente, 03 (três) sobre prevenção contra as Drogas e 03 (três) sobre o Bullying e Violência no ambiente escolar, com o foco na comunidade interna e externa.
Ø     Produção de trabalhos com reciclagem de papel, com a produção de sacolas, caixa para presentes, cartões comemorativos que serão expostos e vendidos para a comunidade local ou municipal. A partir do terceiro mês de execução do projeto;
Ø     Toda produção de hortaliças que poderão ser utilizados para merenda escolar, e sensibilizando a comunidade sobre o cultivo de plantas sem agrotóxicos;
Ø     Capacitar 14 monitores de todos os segmentos da comunidade interna e externa.

Ø     Produzir 120 litros de sabão líquido e detergente para utilização na escola.
Ø     Elaborar 35 cartazes, 07 banners, 07 maquetes e 07 painéis com informações acerca do Meio Ambiente, Saúde e Cidadania.
Ø     Confeccionar 20 lixeiras, 40 vassouras de garrafa PET e 02 Kits de lixeira coletiva (seletiva) de resíduos.
Ø     Realizar 02 (duas) mesas redondas bimestrais da temática Saúde, Cidadania e Meio Ambiente.
Ø     Atingir Mais de 2.000 pessoas integrando e/ou participando na luta contra a degradação do meio ambiente e contra a exclusão social
4. Impactos esperados
  • Com este projeto pretende-se atingir toda comunidade que compreendam a importância do meio ambiente e das questões sociais;
  • Disponibilidade (a favor da sociedade brasileira e/ou da humanidade) de pessoas respeitosas de princípios básicos de uma vida saudável e capazes de criticar e transformar beneficamente realidades relativas ao meio ambiente;
  • Fortalecimento do processo educativo interdisciplinar que associa a escola à realidade do dia a dia com a comunidade, tornando-a participante do projeto de inclusão social do homem no ambiente;
·          Prover Extensão para o uso medicina alternativa baseada nas virtudes de plantas medicinais sob supervisão de profissional da área;
·          Formação de uma consciência ecológica e cooperativa entre pais de alunos, professores e funcionários administrativos da Escola Estadual “Professora Elizabeth Maria Bastos Mineiro”. Com um Planejamento e discussão do Projeto, tendo em vista que estudo do meio ambiente segue orientação para os trabalhos serem contempladas em todas as aéreas do conhecimento (MATO GROSSO, 2001).

 5. Professores Envolvidos por aérea do conhecimento
·         Linguagens, Códigos e suas Tecnologias
·         Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias
·         Ciências Humanas e suas Tecnologias
6.  Cronograma para ações financiáveis
 Materiais de custeio e serviço
Natureza
da verba
Quantidade
Valor unitário
Valor total
Adquirir 10 sacos de adubo tipo NPK de 5 KG.
Custeio
10 sacos de 5 KG.
R$ 150,00
R$ 150,00
Adquirir mudas de hortaliças
Custeio
1200 unidades
R$ 0,50
 R$ 600,00
Adquirir trena
Custeio
05 unidades
R$ 15,00
      R$ 75,00
Adquirir produtos químicos para produção de 120 litros de sabão líquido e detergente contendo 2 litros de óleo de cozinha, 2 litros de álcool etanol e ½ KG de soda cáustica para trabalhar na área da Matemática e Ciências da Natureza do Ensino Médio Noturno.
Custeio
2 litros de álcool (etanol)
2 litros de óleo de cozinha
½ KG de soda cáustica

R$       20,00 p/ cada 30 litros de detergente
      R$ 80,00
Adquirir 02 cargas de terra preta para o viveiro de hortaliças
Custeio
02 cargas
R$ 250,00
 R$ 500,00
Adquirir 03 pás, 03 enxadas e 03 rastelos
Custeio
03 (cada)
R$ 15,00 cada item
R$ 135,00
Adquirir 50 resmas de folhas A4
Custeio
50
R$ 15,00
R$ 750,00
Pagar serviço de fotocópias coloridas
Serviço
1.000
R$ 0,50
R$ 500,00
Pagar serviço de confecção de 01 bulk de tinta colorida para impressora de jato de tinta EPSON
Serviço
01
R$ 300,00

R$ 300,00
Pagar serviço de 20 recargas de cartuchos da impressora HP
Custeio
20
R$ 30,00
R$ 600,00
Adquirir material de apoio pedagógico contendo 100 cartolinas, 50 caixas pequenas de lápis de cor, 50 unidades de giz de cera, 05 pistola de cola quente, 2 pacote de Refil de cola quente,  30 pacotes de aplicação de E. V. A, 30 unidades de pincel atômico, 30 unidades de cola glitter, 5 caixas de grampos para grampeador, tinta gauche, 20 unidades de pincel, 40 unidade papel cartão, 50 unidades de transparência para impressora a laser, 10 galões de verniz de 3,6 L. para pintura, 10 unidades de cola de 1 L., Tintas vermelha, branca, azul, amarela e verde para pinturas, 1 rolo de arame, 100 unidades de  isopor
Custeio






R$ 3.655,00
Pagar serviço de 10 recargas de tonners para impressora a laser
Serviço
12
R$ 65,00
R$ 780,00
Pagar serviços de confecção de 07 banners
Serviço
7
R$ 100,00
R$ 700,00



TOTAL:
R$ 8.000,00

6.1       Cronograma de atividades
ETAPAS
02/2012 a 03/2012
04/12 a 05/12
06/2012 a 07/2012
08/2012
08/12 a11/12
Planejamento e Apresentação do Projeto
X

 


Formação da equipe de trabalho
X





Levantamento bibliográfico
X




Apreciação do projeto ao CDCE
X

X


Preparação de material didático e oficinas


X

X
X
X
Reunião para avaliação


X
X
X
Coleta, análise do material e observações em aula de campo.




X

X

X
Discussão dos dados obtidos



X
X
Oficinas


X
X
X
Produções textuais e Elaboração de gráficos, maquetes e exposição a comunidade


X

X
X
Avaliação/ Relatório parcial


X
X
X
Relatório parcial


X
X
X
Exposição educativa cultural (Culminância)




X
Relatório final




X

 7.         Avaliação      
A proposta de avaliação do projeto estará condizente com o Projeto Político Pedagógico (PPP) da unidade escolar.
            A proposta alinhar-se-á a uma “concepção de formação humana [em que] a avaliação é um processo dinâmico, um permanente aprendizado do educador sobre o educando” (MATO GROSSO, SEDUC, 2009, p. 49).
            Em consonância com as Orientações Curriculares para a Educação Básica do Estado de Mato Grosso, entendemos que a avaliação contemplará um processo contínuo em que tanto o educando quanto o educador aprende conjuntamente. Ainda na ótica dos Ciclos de Formação Humana do Estado de Mato Grosso, a avaliação do projeto atuará “nas dimensões diagnóstica, processual e cumulativa, por entender que todas essas dimensões são necessárias para dar sustentação à avaliação formativa” (idem, ibidem).
            Portanto, o projeto contemplará a avaliação em suas três dimensões: sondagem, avaliação dos processos de ensino-aprendizagem e somativa; buscando com isso, registrar as produções e relatar os desempenhos e dificuldades dos discentes por meio de uma gama de instrumentos e técnicas avaliativas orais e escritas – produção de relatórios, seminários em grupo, ficha de avaliação e observação.
Os critérios de avaliação são elencados a seguir: participação, motivação (interesse), frequência, produções em grupo e provas escritas.
8. Conclusão
A educação socioambiental pode ser considerada um importante instrumento para subsidiar os caminhos da transformação por meio da sensibilização individual e coletiva e pela constituição de forças endógenas de desenvolvimento, em que se respeite a diversidade cultural e biológica. São diversos pontos de vista face ao tema que levantam diferentes reflexões culminando em um dos grandes desafios da humanidade neste século XXI: fomentar a melhoria da qualidade de vida por meio da solidariedade, emancipação e uso racional dos recursos naturais.
  
9.         Referências Bibliográficas
BRASIL. MEC/SEF. Parâmetros Curriculares Nacionais: Meio Ambiente: Saúde. MEC/SEF. 3ª ed. Brasília-DF, 2001.
BRASIL. MEC/SEF. Parâmetros Curriculares Nacionais: Pluralidade Cultural: Orientação Sexual. MEC/SEF. 3ª ed. Brasília-DF, 2001.
CAMPOS, M. C. A .Pantanal Matogrossense: O Semantismo das águas profundas. Ed. Entrelinhas. Cuiabá-MT, 2004.
PALMADE, G. Interdisciplinaridade Ideologias. Madrid: Narcea, 1979         
MATO GROSSO, SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO. Escola Ciclada de Mato Grosso: novos tempos e espaços para ensinar, aprender a sentir, ser feliz.. SEDUC. Cuiabá-MT, 2001.
MATO GROSSO. SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO/SEDUC. Orientações Curriculares para a Educação Básica do Estado de Mato Grosso. SEDUC. Cuiabá-MT, 2009.
MONTEIRO, R. S. Educação Ambiental em Mato Grosso. Brasília-DF, Ministério da Integração Nacional/UFMT. Cuiabá-MT, 2002.
RAYNAUT, C. [ET ALLI]. Desenvolvimento e Meio Ambiente: em busca da interdisciplinaridade, pesquisas urbanas e rurais. Ed. UFPR. Curitiba-PR, 2002.
SATO, M. In: Cadernos Neruda. Educação Ambiental, Editora UFMT, nº 5 dez/1996.
TELLES, M. Q. Vivências Intergradas com o Meio Ambiente. Sá Editora. São Paulo-SP, 2002.
VALLE, C. E. Qualidade Ambiental: ISO 14.000/ 4ª ed. Senac/SP. São Paulo-SP, 2002.
ZAPPONE, R. M. Z. Teoria e Práticas Escolares. 1ª edição. Editora JM. Araraquara-SP, 1999.

Autor Prof. Esp. José Carlos M. Cunha. Biólogo(UFMT), Especializado em Gestão Ambiental (UFMT),  Gênero e Sexualidade(UERJ) e Educador Ambiental(CENED).

Um comentário:

  1. Oi, Profº José Carlos. Obrigada pela visita!
    Gostei muito do seu "espaço de compartilhar conhecimento"!
    Há ainda muitos professores que temem o uso da internet como meio de aprendizagem. Mas como é bom constatar que este pensamento esta mudando e mais: como nossos educandos estão se beneficiando. Como nós estamos aprendendo!
    E a produção científica, as notícias já estão todas na rede, prontinhas para serem direcionadas para os olhos ávidos e atentos dos nossos alunos!
    Um abraço fraterno e muitas flores para adornar sua estrada.

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