quinta-feira, 10 de março de 2011

Projeto Pedagógico Interdisciplinar: Horta Escolar

Projeto Pedagógico Horta Escolar

“ Não existe nenhuma coisa séria que não possa ser dita com um sorriso.”
Alejandro Casona

Título: Horta Escolar
Contextualização: A Escola Estadual Profª Anésia Gonçalves Longuinhos situa-se à Rua Raimundo Nascimento 432, no Bairro Santos Dumont em Pirapora, Minas Gerais.
Funciona em dois turnos com 550 alunos, da Fase Introdutória a 8ª série com o proposto de contribuir com a formação integral das crianças e adolescentes por meio de um Projeto Educacional pautado nos princípios da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – Lei nº 9394/96.
É uma instituição Estadual.
Linha Central: Conscientização alimentar do ser humano.
Público alvo: Comunidade escolar
Tempo de duração: Este projeto contém atividades para serem desenvolvidas durante o ano de 2005.

Justificativa:
O nosso projeto horta escolar tem como premissa básica reforçar e enriquecer a merenda escolar e resgatar o plantio de horta doméstica, colocando o aluno do centro urbano em contato com a terra, permitindo a interatividade da ação educacional na relação direta com o fazer cultural e as relações do homem com a terra.
Pretendemos que este projeto funcione como forte aliado na perspectiva da consagração da proposta política pedagógica consubstancial no construtivismo e que possibilitará a melhoria da qualidade da alimentação escolar e, ao mesmo tempo a mudança de hábitos e gostos alimentares.

Problematização:
O que sabemos sobre:
hábitos que favorecem uma boa alimentação?
A classificação dos alimentos?
Tendência dos alunos em eleger alimentos de que gostam e não gostam.

Objetivos Gerais:
Implantar a Horta Escolar, de forma interdisciplinar e vivenciada, onde a natureza possa ser compreendida como um todo dinâmico, e o ser humano como parte integrante e agente de transformação do ambiente em que vive.

Objetivos Específicos:
- desenvolver competências, que permitam aos educandos compreenderem a importância de uma alimentação de qualidade;
- Desenvolver de forma lúdica e interdisciplinar conteúdos das diversas áreas do conhecimento;
- Contribuir para a formação de hábitos alimentares mais saudáveis;
- promover uma mudança de postura e de percepção de responsabilidade em relação à gestão saudável dos diversos espaços/ ambientes em que vivemos;
- obter alimentos para a melhoria da qualidade da merenda escolar;
-Incentivar o gosto em se plantar hortas domésticas.
Desenvolvimento:
Serão estabelecidas ações previamente com a turma como:
- entrevistas com pessoas e leituras de textos sobre Horta escolar;
- discussão e debates sobre a importância de uma
alimentação variada;
- pesquisa junto a familiares mais experientes sobre as principais hortaliças;
- preparação do terreno para plantio de couve, pimentão,
mostarda, cheiro verde e outros;
- realização de murais com atividades culinárias com a preocupação de usar receitas saudáveis;
- Seleção de melhores receitas para integrar o livro de receitas;
- trabalho em sala de aula com o filme “ Hortaliças”:
Conclusão:
Sabemos das dificuldades, mas podemos sem a menor sombra de dúvidas ratificar a importância que uma horta escolar, pedagogicamente explorada e não pensada apenas como um espaço produtor de alimentos, e sim para a consolidação de trabalhos interdisciplinares e a construção de atitudes de cidadania.
Certamente, teremos um longo caminho a percorrer. Mas, em nossa unidade escolar o percorreremos passo a passo.
Avaliação:
A avaliação deste projeto se dará através da materialização de cada um dos momentos previstos, e um dos parâmetros mais importantes para aferir o sucesso das ações será o nível de engajamento e de continuidade nos trabalhos da horta.

Pirapora, Mg
Juraci de Oliveira Chaves e equipe.
www.jurainverso.kit.net

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