quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Educação: O Perfil do Tutor

O PERFIL DO TUTOR


Profª Ma. Marilene C. Surubim Leite

Prof. Esp. José Carlos M. Cunha

Descrever o perfil de um Tutor é bem complexo, porque vai além do ideal e ao possível, temos que partir do pressuposto do que significa a palavra “perfil”, e o que ela expressa ou define? Seria o saber fazer, ou apenas qualidades mínimas exigidas? Não se levaria em conta as atitudes indispensáveis, tais como o conhecimento didático pedagógico ou comportamentos necessários para um trabalho em equipe? Ou está se referindo apenas ao ensino aprendizagem?

Alguns autores tecem algumas definições conceituais sobre o perfil de um tutor nota dez, vejamos:

Barbosa (2003) refere-se ao perfil deste tutor nota dez, como um conjunto de conhecimentos e capacidades necessárias ao desenvolvimento da pessoa e à sua qualificação profissional, construindo em cada um, a postura e as atitudes pretendidas para o exercício das atividades a serem desenvolvidas.

De acordo com essa concepção o papel do tutor converge em certos aspectos com o de professor.

Arroyo (1991) refere que as qualidades principais de um tutor nota dez, deve ser a compreensão, a amizade, a autenticidade, a objetividade, a capacidade, a autocrítica e a paciência. Deve ser um profissional empenhado na sua formação contínua. (grifo nosso);

A busca por formação é uma característica essencial a um bom tutor, visto que novos conhecimentos potencializam sua atuação, e a mediada que buscamos um novo aprendizado nos tornamos o ator e autor na construção do nosso perfil, assumindo que sempre temos algo a aprender. Essa ideia é apoiada por Gordillo (1996):

Gordillo (1996) refere-se ao professor tutor nota dez, como um profissional que domine as matérias, que tenha um conhecimento amplo e que o saiba transmitir de forma adequada, interligando-o com os interesses dos alunos. Fala ainda da necessidade de adquirir estratégias que lhe permita saber lidar com problemas, assumindo perspectivas diferentes, desenvolvendo igualmente “capacidades sociais”, facilitadoras do estabelecimento de uma relação pessoal com os alunos e respectivas famílias. (grifo nosso).

Assim o tutor deve realizar de maneira eficiente a integração dos conteúdos trabalhados, evitando a desfragmentação e promovendo a articulação das informações durante o curso.

De acordo com essas ideias o perfil de um tutor nota dez vai além do conhecimento dos conteúdos sistematizados, conhecimentos didáticos e do processo de ensino aprendizagem. Esse profissional traz muito da função e do perfil do professor. Porém, pretendemos aqui elencar algumas características que possam diferir esses dois profissionais. E além das características propostas pelos autores podemos adicionar o otimismo como um perfil básico, no sentido de que ele é um estimulador e incentivador, aquele que vai apoiar e acreditar na capacidade do aluno. Aliado aos conhecimentos técnicos, das novas tecnologias e dos processos administrativos do curso, o perfil do tutor deve ser também inovador de acordo com as concepções da EaD. Pensando nesse sentido ele deve:

 Não apenas conhecer as ferramentas das novas TICs, mas saber usá-las como instrumento de aprendizagem e interatividade entre o grupo, fortalecendo laços afetivos e promovendo a interlocução dialógica, desenvolvendo assim o espirito de equipe em todos para que se sintam acolhidos e fazendo parte de um grupo com quem possam contar perante as dificuldades. Pois de acordo com Vigotsk “ninguém aprende só a não ser através da interação com o outro”, a interação entre o grupo é essencial para que ocorra a construção do conhecimento e a efetiva aprendizagem.

 O tutor deve ser o norteador, o orientador que dá suporte as dificuldades do estudante, não apenas em relação a disciplina tirando dúvidas e com orientações, mas também para ouvi-lo quando necessário e apoiá-lo para que não se sinta só na sua angustia. Deve ter uma visão humana em ralação ao aluno, pois muitas vezes o seu cotidiano reflete em sua participação e seu aprendizado.

 Ser responsável juntamente com o professor pela preparação do material didático e acompanhamento das atividades e avaliações, dando suporte ao trabalho do professor no encaminhamento das soluções dos problemas que poderão surgir ao longo do curso.

Nessa concepção, o tutor é o mediador do processo de aprendizagem, à medida que instiga e orienta o processo. Entretanto, não é o responsável direto pela sala de aula estando esta sob a gestão do professor. Porém, queremos aqui lembrar que o trabalho do tutor pela sua característica, muitas vezes é mais que de um auxiliar do professor, ele é o principal elo que liga o aluno a trama dos conhecimentos que é disponibilizado pelo ambiente virtual. Assim, seu papel perpassa o de orientador à medida que consegue tornar o curso atraente aos olhos do aluno, quando consegue transformar um ambiente que a primeira vista parece frio e solitário, em um ambiente cheio de significados e de uma educação inclusiva.

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