domingo, 14 de outubro de 2012

Educação À Distância


A educação a distância é uma solução para os dias atuais, pois com o crescimento das cidades, surgem os congestionamentos, que dificulta de certa forma os deslocamentos, para aqueles que estão com o objetivo de estudar ou se aperfeiçoar com os fins profissionais ou não, facilita aos que estão longe dos centros de ensino.  
SILVA & SOUZA, afirma que: “a educação a distância pela sua transformação dentro da educação adaptando-se as novas habilidades exigidas pelo mundo globalizado, além de seu caráter de acessibilidade levando a educação em qualquer tipo de geografia, adequação as novas necessidades dos grandes centros urbanos pelo caos em relação ao transporte e pela sua constante atualização referente as transformações tecnológicas importantes...”.
A forma de como ela se apresenta no contexto pedagógico facilita e cria as oportunidades de formação e aprendizagem dos indivíduos, que pode ser de forma independente sem ajuda de um tutor, bem como deixa de lado intervenção permanente do professor e dependendo do curso pode ser de diversas formas semi-presencial ou totalmente a distância sem a necessidade de participar de um curso presencial, a exemplo este Curso que estamos fazendo de Formação de Tutores.
Portanto a educação a distância é uma ferramenta que permite aprendizado que reduz, as restrições devido ao tempo e espaço, mas, não se pode perder o foco, no qual a educação do individuo e sua formação é o alvo a ser seguido, pois as  técnicas e recursos que aumentam a produtividade e flexibilidade do aprendizados são apenas as ferramentas no  processo de ensino-aprendizagem, assim a educação é essencial para a vida de todos que finalmente, podem contribuir para materializar em educação formal ou informal concreta e eficaz, permanente ou continuada com acesso livre  todos os rincões.
Podemos dizer como Piaget. “A principal meta da educação é criar homens que sejam capazes de fazer coisas novas, não simplesmente repetir o que outras gerações já fizeram. Homens que sejam criadores, inventores, descobridores. A segunda meta da educação é formar mentes que estejam em condições de criticar, verificar e não aceitar tudo que a elas se propõe”.

SILVA, T.A.C,L.; SOUZA,G.S. Artigo: Educação a Distância no Brasil: Mudança Social e Tecnológica: Disponível em : http://www.anated.org.br/index.php?option=com_content&view=article&id=169:educacao-a-distancia-no-brasil-mudanca-social-e-tec> Acesso em 10 de outubro de 2012.

Piaget, J. in Formação de Tutores, concepção de educação, unidade 1.Gomes, D.M.. Recolhida por Hevenin Cardoso em: http://www.sitequente.com/frases/educacao.html



Nenhum comentário:

Postar um comentário