sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Educação: Projeto Paz nas Escolas


SEGURANÇA E EDUCAÇÃO


As ações de prevenção à violência e criminalidade no ambiente escolar ganham reforço a partir desta semana, com o projeto Rede Digital pela Paz. O projeto desenvolvido pela Polícia Judiciária Civil de Mato Grosso em parceria com a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) será lançado nesta sexta-feira (21.09), às 09 horas, na Academia da Policia Judiciária Civil, no bairro São João Del Rei, em Cuiabá.


A interação entre a Segurança Pública e os estudantes da rede pública de ensino se dará no ambiente virtual, através do site www.rededigitalpelapaz.mt.gov.br. O projeto foi criado pensando em envolver alunos de diversas idades e escolas como forma de fomentar uma cultura de paz, com ações voltadas a prevenção da criminalidade, orientadas com ideias dos próprios alunos.

Uma das primeiras ações do projeto, já acontece na sexta-feira (21.09), com a abertura do “Prêmio Cultura de Paz de História em Quadrinhos 2012”, que irá selecionar as melhores histórias, escritas e ilustradas, por alunos das três escolas da rede pública estadual, que participam das atividades desenvolvidas pelo “Rede Digital pela Paz”. As inscrições iniciam no dia 21 de setembro e finalizam em 16 de novembro de 2012.

O ambiente virtual é base do projeto “Rede Digital pela Paz” e a principal ferramenta utilizada pela Educação e a Polícia Civil para prevenir o uso de drogas, bullying, homofobia e outros tipos de violência crescente.  “A Polícia Judiciária Civil apresenta uma maneira inovadora de prevenção e controle do crime e da violência. O projeto tem a proposta de ajudar a reduzir os índices de violência no ambiente escolar e no seu entorno”, destaca o  delegado geral adjunto da Polícia Civil, Sebastião Finotto.

O projeto contemplará escolas com maior índice de violência em Cuiabá e Várzea Grande. Inicialmente, o Rede Digital pela Paz começa nas escolas estaduais João Panaroto, Dione Augusta, ambas no CPA, e Rodolfo Augusto, no bairro Paiaguas. “Entendemos que é preciso investir na educação de nossos jovens para que consigamos obter resultados redução dos índices de violência e promoção de uma cultura de paz”, analisa Finotto.

Desde junho deste ano, 90 professores e 30 alunos selecionados iniciaram capacitação para atuar como monitores dos estudantes nas atividades desenvolvidas nos laboratórios de informática, local onde os alunos vão produzir trabalhos voltados à aprendizagem e ao enfrentamento dos problemas ligados a violência vivenciados na comunidade escolar. A ideia é que adolescentes e jovens sejam autores do processo de prevenção da violência, produzindo objetos de aprendizagem digital.

O delegado Paulo Alberto Araújo, titular da Delegacia Especializada do Adolescente, é um dos parceiros na capacitação dos agentes da educação e alunos. A temática trabalhada com eles está voltada ao Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) no contexto escolar; Mediação de Conflitos Familiar e Escolar; Violência e Criminalidade; Direitos Humanos; e Cultura Digital. 

O site Rede Digital pela Paz (www.rededigitalpelapaz.mt.gov.br) é um ambiente para a troca de experiências, denúncias, bate-papos, informação, publicação de artigos, sugestões de livros e biografias sobre drogas, violência, sexualidade, direito e deveres, oficinas digitais e outras ferramentas de interação, como forma de inserir o publico juvenil na discussão de temas de interesse social e que assolam a sociedade, como os homicídios praticados e vitimados por jovens tão corriqueiros na atualidade.

 Como ajudar

Como autores do processo de formação e prevenção a violência, alunos da rede estadual de educação estarão envolvidos em discussão e trabalhos escolares por meio de oficinas digitais nas escolas para elaboração de games, vídeos e gibis interativos, sob a supervisão de professores e instrutores do projeto. A temática será escolhida na escola de acordo com as palestras desenvolvidas, relacionadas a todo tipo de violência (física e psicológica).

Os melhores trabalhos serão publicados no site e impressos como gibis no final de cada ano e distribuídos para todas as Escolas do Estado. 

Endereço virtual
 O endereço de acesso ao site é:  www.rededigitalpelapaz.mt.gov.br

Fonte: LUCIENE OLIVEIRA - Assessoria/PJC-MT - http://www.policiacivil.mt.gov.br/noticia.php?id=7197

Nenhum comentário:

Postar um comentário