sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Educação: Cultura de Paz nas Escolas


UNESCO BRASIL: PUBLICAÇÕES ON-LINE DA CULTURA PARA A PAZ NAS ESCOLAS
 Em 2000, no marco do Ano Internacional para uma Cultura de Paz, a Representação da UNESCO no Brasil lançou o Programa Abrindo Espaços: educação e cultura para a paz, uma iniciativa que abre escolas públicas nos fins de semana para oferecer aos jovens e sua comunidade atividades de esporte, arte, cultura, lazer e formação inicial para o trabalho.

O Programa Abrindo Espaços baseia-se na cultura de paz e não-violência e na promoção da cidadania de adolescentes, jovens e da comunidade escolar. Trata-se de uma iniciativa que reúne várias áreas do mandato da UNESCO – é uma ação de inclusão social que incentiva a melhoria da qualidade da escola, a participação cultural, a conscientização sobre a prevenção de DST e Aids e o cuidado com o meio ambiente.

Além de promover o desenvolvimento humano, a cidadania e a inclusão social de jovens e suas comunidades, o Programa Abrindo Espaços favorece ainda a melhoria da qualidade da educação no país, ampliando oportunidades de acesso a atividades educativas, culturais, esportivas, de lazer e de geração de renda. As atividades são abertas a toda a comunidade também com o propósito de melhorar a qualidade da relação e da interação entre professores, alunos e familiares.
Paz, como se faz? Semeando cultura de paz nas escolas. 3.ed. 
Autores: Diskin, Lia; Roizman, Laura Gorresio
3. ed. Brasilia: UNESCO, Fundação Vale, 2008. 108 p.
ISBN: 978-85-7652-074-0
 Download gratuito (PDF, 2.78 Mb)

Resumo: Trata-se da terceira edição de um manual preparado com base nas aprendizagens fundamentais do século XXI propostas pelo Relatório Delors, que objetiva o desenvolvimento da expressão, da criatividade, do diálogo e da aceitação do outro com estratégia educativa para a construção de uma cultura de paz. Além disso, o manual tem o propósito de incentivar processos de autocriação e autogestão nos participantes do Programa Abrindo Espaços.

Abrindo espaços: educação e cultura para a paz. 4.ed.
 Brasília: UNESCO, Fundação Vale, 2008. 109 p.
ISBN: 978-85-7652-078-8
Download gratuito (PDF, 1.7 Mb)
Distribuição Institucional - Como Adquirir

 Resumo: Edição revisada do livro texto do programa, que inclui referências conceituais e institucionais, como ainda o histórico de sua implementação desde o início, em 2000.

 Mais Educação, menos Violência.
 Brasília: UNESCO, Fundação Vale, 2008. 109 p
ISBN: 978-85-7652-078-8
Download gratuito (PDF, 1.7 Mb)
Distribuição Institucional - Como Adquirir


 Interação escola-família: subsídios para práticas escolares (Somente em PDF)
Organizadoras: Castro, Jane Margareth; Regattieri, Marilza
Brasília: UNESCO, Ministério da Educação/Secretaria de Educação Básica, 2009. 104p.
ISBN: 978-85-7652-111-2
Download gratuito:em português (PDF, 437 Kb)

O presente estudo elege como prioridade, dentre tantas funções importantes, que a aproximação das escolas e das famílias pode ter a recuperação da singularidade do aluno visto no seu contexto mais amplo, impactando no desempenho escolar de crianças e jovens. Percebeu-se por meio deste estudo que quando a escola melhora seu conhecimento e compreensão sobre os alunos, sua capacidade de comunicação e adequação das estratégias didáticas aumenta e, em consequência, aumenta as chances de um trabalho escolar bem-sucedido. Nesse sentido, a conquista da participação das famílias na vida escolar dos alunos deve ser vista como parte constituinte do trabalho de planejamento educacional. Espera-se que esta publicação possa contribuir com os profissionais de educação no Brasil para que consigam cumprir o desafio assumido em Dacar de oferecer uma educação de qualidade para todos.

Uma antologia de trabalhos literários brasileiros. Os textos sâo inspiradores, emocionantes e de leitura fácil.

Autores: Mário Quintana; Carlos Drummond de Andrade; Clarice Lispector; Cora Rónai; Victor Giudice; Humberto Teixeira; Luiz Gonzaga; Lygia Fagundes Telles; Chico Buarque; Paulo Mendes Campos; Marina Colasanti; Cora Coralina

Brasília: UNESCO, 2009. 60 p., il.
ISBN: 978-85-7652-098-6
Download gratuito (PDF, 1.5 Mb)
 Fonte: UNESCO - http://www.unesco.org/new/pt/brasilia/special-themes/preventing-youth-violence/open-schools-programme/ e http://www.rededigitalpelapaz.mt.gov.br/index.php/cultura-de-paz

Nenhum comentário:

Postar um comentário