domingo, 4 de julho de 2010

TECNOLOGIA E MATERIAL DIDÁTICO NA APRENDIZAGEM A DISTÂNCIA

TECNOLOGIA E MATERIAL DIDÁTICO NA APRENDIZAGEM A DISTÂNCIA
A inserção das Tecnologias da Informação e Comunicação no espaço educacional, sobretudo na Educação a Distância – (EAD) traz em seu bojo novas perspectivas de aprendizagem.

Toda IES que pretende trabalhar com EAD (de qualidade), deve desenvolver um Projeto Político Pedagógico específico para esta modalidade, bem como, um Projeto Instrucional, que possibilite à equipe multidisciplinar (tecnólogos e pedagogos) analisar as ferramentas e os materiais que o professor ou tutor irão utilizar para mediar o processo e levar o aluno à aprendizagem.

A produção do material didático é de suma importância na EAD e exige alguns diferenciais em sua elaboração, que devem ser levados em consideração por aqueles que estão envolvidos no processo.

Dentre os diferenciais destacam-se: tipo de conteúdo abordado, sua extensão, público-alvo, recursos tecnológicos a serem utilizados para produção e emissão do material.

Nesta modalidade, observa-se a presença da figura do tutor que é um especialista preparado para desenvolver o papel de facilitador e mediador junto ao aluno.

Mesmo que não elabore o material didático é importante que o tutor tenha conhecimento sobre como é elaborado, disponibilizado nos ambientes de aprendizagem e, além disso, saber se os conteúdos são contemplados no material, tais como: o significado de um projeto instrucional; a alternativa dos objetos de aprendizagem; a disponibilidade dos conteúdos com o uso de mídias e as técnicas utilizadas na produção da mídia impressa.

O Projeto Instrucional proporciona o conhecimento de seu público-alvo, suas particularidades e objetivos, dos recursos tecnológicos que deverão ser utilizados inclusive contemplando os softwares, hardware e mídias, o estabelecimento de quem serão os envolvidos no processo dentre eles: os tutores, alunos, coordenação, suporte de TI, de comunicação e processo de avaliação.

Espera-se que com esta configuração seja possível alcançar o principal objetivo que é a aprendizagem significativa por parte do aluno.

Os objetos de aprendizagem consistem na criação de objetos que podem ser reutilizáveis em múltiplos contextos, são fixos e exigem manutenção ou adaptação ou uso de materiais complementares, que podem ser utilizados de formas diferentes por cada profissional. Na elaboração dos objetos de aprendizagem, recomenda-se a utilização de elementos interativos para que o ambiente virtual com a tecnologia possa ser enriquecido.

Os conteúdos com o uso nas mídias podem ser arquivos textos, em PDF ou não, transparências, arquivos com materiais lúdicos, animação em 3D, videoconferências, personagens, entre outros. Vale destacar aqui o cuidado com a quantidade de conteúdo disponibilizado, para que não ocorra sobrecarga cognitiva.

Para ser valorizado é necessário que o tutor receba formação continuada enquanto prática constante e diferenciada, seja usuário dos sistemas de ensino em EAD (não necessariamente seja técnico em informática), mas saiba utilizar as tecnologias, as ferramentas AVA e CAV e os recursos para acompanhar e orientar seus alunos, de modo que seja possível superar a

[…] enorme carência de profissionais com competências didático-pedagógicas que incluem o saber na utilização dos recursos da informática aplicada à educação no processo educativo […] (GREGIO, 2004, p. 3).

Todo tutor deve ter domínio sobre o ferramental que deverá utilizar na sua prática. A questão técnica, logicamente, fica a cargo de um técnico especialista em informática, que poderá auxiliar o tutor, caso tenha alguma dificuldade.

Além de conhecimento pedagógico, didático e de informática por parte do tutor, vale lembrar da importância de se elaborar um Projeto Instrucional organizado, pois na EAD não pode haver improvisação e, se houver, os resultados poderão ser insatisfatórios.

Ao se pensar na preparação dos materiais e ferramentas para a EAD, é sempre importante levar em conta as diferentes inteligências, assim como a razão e a emoção dos alunos, pois eles não podem se sentir sozinhos na EAD. Os materiais devem ser interativos, de modo a reduzir a distância transacional e proporcionar ao aluno, participação ativa no processo.

REFERÊNCIAS

COSTA, Maria Luisa Furlan. O sistema de Tutoria: Divergências e Convergências. Material da disciplina do Curso de Especialização de Tutoria em EAD, 2008.

GREGIO, Bernadete Maria Andreazza. A Informática na Educação: as Representações Sociais e o Grande Desafio do Professor frente ao Novo Paradigma Educacional. Colabor@ – Revista Digital da CVA-RICESU ISSN 1519-8529. V.2 – n.6. Mar. 2004.

LEAL, A importância do tutor no processo de aprendizagem a distância. Disponível em: . Acesso em: junho/2008.

MARTINS, Iguatemy Lucena. Educação Tutorial no Ensino Presencial – Uma análise sobre o PET. Disponível em: . Acesso em: junho/2008.



MORAN, José Manuel. Modificar a forma de ensinar. Trecho do livro A educação que desejamos: novos desafios e como chegar lá. Campinas: Papirus, 2007. Disponível em: . Acesso em: maio/2008.



NADAL, Beatriz. Elementos do Planejamento apud ALTHAUS, Maisa. Estudando o Planejamento, 2006. Disponível em: . Acesso em: fev/2008.

PERETTI, André Prado. Avaliação por competências. Disponível em: . Acesso em: junho/2008.

RIBEIRO, Marcelo de Paula Mascarenhas; KALLUF Georgiana. Planejamento e Orientação do Trabalho de Tutoria. Material da disciplina do Curso de Especialização de Tutoria em EAD, 2008.

SOUZA et al. Tutoria na Educação a Distância. Disponível em: Acesso em: junho/2008.

AUTORA:Profª Marineiva de Melo
FONTE:http://blogs.universia.com.br/motivacaonaead/2008/07/18/tecnologia-e-material-didatico-na-aprendizagem-a-distancia/

Nenhum comentário:

Postar um comentário