quarta-feira, 23 de junho de 2010

HEUTAGOGIA

Estive pesquisando sobre as "gogias" e, entendi de forma clara e precisa sobre os fundamentos da “Heutagogia” que se origina de uma conjugação de palavras do grego heuriskein - do grego: “descobrir”; heurística - “servindo para revelar” e heurëka - “tenho descoberto”, foi profunda a orientação recebida, tendo em vista que me referia sempre a pedagogia da autonomia de (1)Paulo Freire, para a maioria de meus pressupostos conceituais, mas, Heutagogia nos remete para uma nova mudança defendida por vários pesquisadores entres eles podemos citar o (2)Stewart Hase e Chris Kenyon que segundo eles a “Ela inclui aspectos de capacidade, ações de aprendizagem em processos como a reflexão de varredura do ambiente como é entendido...”. Diante do exposto pude resgatar estes novos conceitos sobre a forma aplicação do ensino-aprendizagem na EaD. Segundo (3) Alan Meguerdichian "Já passamos pela pedagogia, método que o professor determina o que e como aprender. Estamos tentando utilizar a andragogia, teoria na qual é o professor quem determina o que, mas é o aluno quem determina como. Mas hoje, já temos de ingressar na heutagogia, método pelo qual é o aprendiz quem fixa o que e como aprender”, Eu tinha esta visão não de forma tão clara como tenho agora, na verdade o desconhecimento da existência desta nova linha de pensamento me fez errar alguns conceitos por mim trabalhados, e agora abriu-se o leque para trabalhar os conteúdos segundo a ótica da Heutagogica.

(1)Paulo Freire (1996). Pedagogia da autonomia: Saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 165 p.
(2)Stewart Hase and Chris Kenyon; From Andragogy to Heutagogy. http://ultibase.rmit.edu.au//Articles/dec00/hase1.pdf ;
(3)http://aprendiz.uol.com.br/content/breshetere.mmp

Sugestões de leitura: libdigi.unicamp.br/document/?down=23447 e http://www.heutagogia.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário