quarta-feira, 16 de junho de 2010

ALGUNS PAPÉIS DO TUTOR EM EAD

Os papéis do tutor são vários a meu ver ele é a figura fundamental na gestão e manutenção do processo de ensino-aprendizagem. É um de seus papéis desenvolver as funções de orientação, acompanhamento e avaliação nesse processo de ensino aprendizagem. Ele é o ponto chave e ponto de referência. Ele oferece a possibilidade de orientação sobre qualquer aspecto que possa afetar a aprendizagem do aluno.
Como educador o tutor deve reforçar o esforço do aluno, tentando evitar a solidão esclarecer a utilização de materiais e sistemas de comunicação, regular o ritmo de trabalho do aluno, relacionando com seus objetivos e suas capacidades reais Ajudar sentimentos tais como: o controle da ansiedade relativas com as dificuldades em estudar na modalidade a distância. E incentivar a comunicação entre os alunos através de ferramentas de sua plataforma de trabalho e as iniciativas de grupos de trabalho.
Em relação as suas funções docentes orientar de maneira clara quais os objetivos a serem trabalhados, no conteúdo ser aplicado e quais são os critérios de avaliação. Podemos dizer que a natureza da educação a distância é necessariamente um processo de ensino-aprendizagem muito flexível e individualizado, e não pode perder o foco de socialização do conhecimento entre os alunos e entre os aluno e tutor.
De acordo com Peters (2009) “Os alunos a distância estão em condição de trocar opiniões, discutir problemas e participar de discussões científicas, tutoriais e sessões de aconselhamento. Da mesma forma, podem até fazer provas orais e bater papo com colegas ou com pessoas interessadas nas matérias a serem aprendidas em outros países” que é um ponto chave a ser trabalhado..

Nenhum comentário:

Postar um comentário