domingo, 3 de abril de 2011

SAÚDE: COMBATER A DEPRESSÃO

12 alimentos para combater 


a depressão



Ricos em nutrientes, eles garantem bem-estar e ajudam 


no tratamento da doença

A depressão é um transtorno mental bastante comum atualmente. Segundo o Ministério da saúde, estima-se que, na América Latina, 24 milhões de pessoas sofram com a doença. Num episódio depressivo a pessoa pode se sentir sem energia, com o humor afetado, sem interesse e sem vontade de fazer tarefas comuns da sua rotina, além dos sintomas físicos como dor de cabeça e dor de estômago. Segundo o nutrólogo Roberto Navarro, nosso cérebro produz substâncias chamadas de neurotransmissores que controlam inúmeras funções cerebrais. Um destes neurotransmissores, a serotonina, é capaz de dar ao cérebro sensação de bem-estar, regulando nosso humor e também dando sensação de "saciedade". 
A alimentação pode ajudar a produzir mais serotonina, aumentando o bom humor e ajudando no combate da depressão, entretanto, vale lembrar que ela não substitui o tratamento da doença, com a intervenção medicamentosa e terapia. "Para a produção cerebral da serotonina há necessidade de "matérias primas" (chamadas de cofatores) fundamentais para sua síntese, como exemplos: triptofano (aminoácido), magnésio, cálcio (minerais), vitamina B6, ácido fólico (vitaminas)", ressalta Navarro. A seguir, conheça alguns alimentos que melhorar o seu humor e são excelentes coadjuvantes para dar uma "forcinha" no combate da doença. 

Autora: ROBERTA VILELA
  • amêndoas - foto Getty Images
  • leite - foto Getty Images
  • melancia - foto Getty Images
  • laranja e maçã - Foto Getty Images
  • banana e abacate - foto Getty Images
  • mel - foto Getty Images
  • ovos - foto Getty Images
  • peixe grelhado - foto Getty Images
  • carboidratos complexos - foto Getty Images
  • aveia - foto Getty Images
  • folhas verdes - foto Getty Images
  • soja - foto Getty Images

4 comentários:

  1. "Não sei se a vida é curta ou longa para nós, mas sei que nada do que vivemos tem sentido, se não tocarmos o coração das pessoas” (Cora Coralina)
    Professor, com sua sensibilidade e imensa gentileza, alegrou e embelezou o meu domingo e, por extensão, o de todos os meus amigos que correrem os olhos pelos comentários em meu blog. Senti-me privilegiado com sua presença e presenteado com o poema.
    Vindo aqui, deparei-me com esta ótima postagem, que certamente é capaz de ajudar muitas pessoas que estão sofrendo pelo mal da falta de alegria. Obrigado, Professor! Um lindo domingo para o senhor e para estes sorridentes pimpolhos da foto! [sorrio]

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito de seu blog. Estes assuntos são de muita utilidade especialmente nestes dias em que só lembramos de lembrar de nós quando chegmos em casa depois de um dia inteiro de trabalho...
    Gostaria de convidá-lo para visitar o meu cantinho também. comentários são muito bem vindos.

    ResponderExcluir
  3. Este texto e muito bom.A depresao tem atingido muitas pessoass.E muito importante haver melhor esclarecimento sobre o assunto e formas que possam contribuir para o seu combate.

    ResponderExcluir
  4. Muito bom o seu blog professor, visite o nosso www.tecmt.com.br

    ResponderExcluir