sábado, 2 de abril de 2011

Dicionário não Sexista

AÇÃO AFIRMATIVA : Baseado em uma análise das desigualdades existentes, este conceito exige uma acção em nome e grupos desfavorecidos. O objetivo é compensar as desigualdades de ação afirmativa e, através desta o regresso de igualdade no futuro. A Comissão para a Igualdade entre homens e mulheres do Conselho da Europa define este conceito como "estratégias que visem proporcionar igualdade de oportunidades, através de medidas para comparar ou corrigir as discriminações de que são o resultado de práticas ou sistemas sociais."

Análise de Gênero : Uma ferramenta para analisar uma situação e cada um dos seus componentes, especialmente tendo em conta a componente de género. A análise de gênero que apresentam evidências de que são concedidos a construção social: diferentes papéis para cada sexo, salas diferentes para cada sexo e atributos diferentes para cada sexo.

Androcentrismo : Visão de mundo e das coisas, do ponto de vista teórico e do conhecimento, em que os homens são o centro e longe de todos eles, escondendo e fazendo tudo o mais invisível, incluindo as contribuições e as contribuições mulheres para a sociedade.

Androginia : Consiste em ter traços de personalidade (características psicológicas), tradicionalmente atribuídos a homens e mulheres. A ideia subjacente a androginia é a liberdade das limitações dos papéis de gênero tradicionais e incentivar cada pessoa a definir-se primeiro como um ser humano melhor do que como sendo do sexo masculino ou feminino.

Co-educação : o ensino a partir do igual valor das pessoas. A política estabelece LOGSE o princípio da não discriminação em razão da educação sexual como a formação no início de igualdade de gênero ea rejeição de todas as formas de discriminação.

DISCRIMINAÇÃO DE GÊNERO : Estas orientações, regras, decisões e práticas que lidam com a igualdade de direitos e interesses de homens e mulheres, e / ou que dêem origem a desigualdade de renda.

DUPLA DIA : A condição para que as mulheres estão sob a execução do trabalho remunerado (trabalho produtivo), durante o horário comercial e, acima são responsáveis ​​por (quase) todo o trabalho doméstico ea criação e educação (trabalho reprodutivo).

CAPACITAÇÃO : aumento da participação das mulheres nos processos de decisão e acesso ao poder. Essa expressão também envolve uma outra dimensão: a consciência do poder individual e coletivo que as mulheres detêm e que tem a ver com a recuperação da sua dignidade das mulheres enquanto indivíduos.

PATRIMÔNIO : ela enfatiza as diferenças entre as pessoas e as suas posições diferentes das nossas sociedades e os leva em conta quando se trata de estratégias para alcançar a igualdade de oportunidades.

ESTEREÓTIPO : Modelo de comportamento social baseado em opiniões preconcebidas, os valores e comportamentos que concedido a pessoas com base em sua participação no grupo. estereótipo sexual é uma idéia que é fixo e perpetuada no que diz respeito às características específicas de pressupor ambos os sexos.

Feminismo : O pensamento atual em constante evolução para defender a igualdade de direitos e oportunidades entre os sexos. É uma maneira diferente de entender o mundo, as relações de poder, estruturas e relações sociais entre os sexos.

GÊNERO : eles são "construções sociais", que variam de uma sociedade para outra e de uma hora para outra e, portanto, como tal, sujeito a alterações, reinterpretação e reconstrução.
  
Fem-ismo : Seria o oposto do machismo e do feminismo não como comumente usados ​​em ambos os coloquial e na mídia. O ISM concebe-fem das mulheres como um grupo separado, ao contrário dos homens, argumentando que os traços de personalidade são inerentes à sua biologia, caindo em posições de defesa extrema das essências do feminino.

IGUALDADE : um princípio legal de que os juízes, sem distinção. É entendida como igualdade de direitos, a redefinição das regras de convivência social entre homens e mulheres, a cultura política da não-discriminação e superar barreiras e obstáculos a remover.

Machismo : fenômeno sociocultural que exalta os valores masculinos, a masculinidade, a virilidade, o poder masculino, expressa por meio, a força da violência, e acima de tudo, a atitude de superioridade e domínio sobre as mulheres.

Misoginia : O medo eo ódio das mulheres. Trata-se de qualquer forma, mais ou menos subtil, ostensiva ou dissimulada, de inferioridade, a ridicularização, a exclusão, violência e opressão contra as mulheres como o sexo e cada um em particular.

O patriarcado , significa literalmente "regra dos pais", mas a crítica de uma interpretação feminista se referem a ele como um sistema ou organização social da dominação masculina sobre as mulheres tem vindo a tomar diversas formas ao longo da história.

GÊNERO : Ele ajuda a visualizar as relações de poder e subordinação das mulheres, as causas que produzem e encontrar maneiras de superar as lacunas e reconhecer que há relações de desigualdade e opressão ea injustiça que existe na organização genérica sociedades.

Sexismo : Teoria baseada na inferioridade do Menino sexo feminino, que é determinada pelas diferenças biológicas entre homens e mulheres. É um conjunto de métodos utilizados para manter um sexo dominado, em situação de, a subordinação de inferioridade e de exploração.

SEXO : Este termo se opõe ao "gênero" se refere às diferenças biológicas entre homens e mulheres, que são universais.

Soror : a solidariedade ea harmonia entre as mulheres, o que implica um reconhecimento mútuo e coletivo plural.

Teto de Vidro : É uma barreira invisível que as mulheres estão em um determinado momento em seu desenvolvimento profissional, de modo que quando chega a este ponto algumas mulheres muito atravessou a barreira, principalmente estagnação da carreira. As causas desse impasse é em grande parte do viés de negócio sobre a capacidade das mulheres a cargos de responsabilidade, bem como a sua disponibilidade para o trabalho em relação à maternidade e à família as responsabilidades e as atividades domésticas, que tendem a coincidir com as fases cronograma profissionais ligados à carreira profissional.

Violência de Gênero : Qualquer ato de violência baseada no sexo feminino, ou seja susceptível de provocar ou físicas, sexuais ou psicológicos prejuízo para as mulheres, incluindo ameaças de tais atos, coerção ou privação arbitrária da liberdade , quer ocorra em público ou privado. Os ataques de todos os tipos sofrida pelas mulheres é uma manifestação de relações desiguais entre homens e mulheres. A violência de gênero baseia-se na suposta superioridade de um sexo sobre outro, que, afetando toda a organização social, tornando-se um dos graves problemas políticos e sociais mais hoje em nosso país e continua a fazer parte da realidade cotidiana .

Fonte: http://mjpandora.org/diccionario.php#F, acesso em. 02/04/2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário