domingo, 7 de novembro de 2010

POMBOS AMEAÇA URBANA OU VÍTIMAS DOS IMPACTOS ANTROPICOS?

POMBOS AMEAÇA URBANA OU VÍTIMAS DOS IMPACTOS ANTROPICOS?


Foto:
http://pamonhafresca.blogspot.com/

Os Pombos possuem vários simbolismos, na religião, simboliza o Espírito Santo, simboliza a paz, nos esportes simbolizam a liberdade, simbolizam o amor e Por ai vai. Para uns é sinônimo de praga, principalmente por quem perdeu algum ente querido devido a alguma zoonose transmitida por estas aves. Para outros apenas vitimas do crescimento desordenado das cidades, pois não restam mais ambientes para abrigar estes animais. O pombo é uma ave exótica, que foi introduzida no Brasil logo no inicio da colonização aproximadamente lá pelos idos do século XVI, pois é originaria da África e Europa, (1) as subespécies mais conhecidas são Columba livia f. urbana, denominada de pombos das cidades ou pombos urbanos; e C. livia f. domestica, que são os pombos domésticos, As fêmeas são férteis quase o ano inteiro, mantendo uma média de dois filhotes a cada bimestre, a nidificação ocorre nos lugares mais inusitados nas áreas urbanas, os ovo são chocados pelo casal por um período até 18 dias, e possuem um tempo de vida de aproximadamente 5 a 6 anos no habitat urbano, mais pode viver até mais na natureza.

Seria os Pombos vitimas dos impactos Antrópicos?

Os pombos são vistos em toda parte de áreas urbanas. Estas aves se adaptaram facilmente neste ambiente devido a fatores básico: Dieta com fartura e diversificada, cedida pelo próprio homem, Não possui predador para efetivar o controle biológico que é realizado por algumas espécies de aves de rapina, e as mais seguras e diversificadas formas de abrigo. Ofertadas nas mais diversas edificações, forçando estas aves em particular sair do seu habitat silvestre.

Doenças

Além de especulações existem fatos verídicos na literatura, sobre doenças transmitidas por estes animais que causar desde casos de alérgicos a letais, isto ocorre devido ao grande número destas aves e estarem presentes em quase todos os lugares.

Fungos

(5) Em contato com o organismo humano, os fungos podem causar as mais variadas morbidades. Desde uma micose na pele, cujos medicamentos são de uso tópico, até lesões mais sérias em órgãos vitais, como o cérebro.

Existem alguns fungos tais como (2) Os histoplasmas se relaciona especialmente com as fezes de aves. Histoplasma capsulatum infecção geralmente ocorre através da inalação. Quando os germes chegar nos alvéolos pulmonares são englobadas pelos macrófagos. Eles se reproduzem localmente, e invadir a corrente sanguínea se espalhando em diferentes tecidos e órgãos. Especialmente organismos parasitas do sistema mono-histocitario(pulmão, fígado, baço, linfonodos e estruturas linfáticas do tubo digestivo).

(4) A criptococose, que também é conhecida como “Doença do Pombo”, é transmitida pelo fungo Criptococus neofarmans encontrado freqüentemente nas fezes dessas aves. Os sintomas da criptococose são dor de cabeça, febre, tonturas, rigidez de nuca, entre outros. A princípio, a doença pode evoluir para uma meningite atacando as meninges, área de predileção do fungo. Mas também pode atacar os pulmões e outras áreas do corpo humano.

Bactérias

(3) Uma bactéria encontrada nas fezes, pode causar a ornitose é uma doença infecciosa cujo agente causador (a Miyagawanella ornithosis) é transmitido por pombos e galinhas, em particular em meios urbanos. A enfermidade, aguda e grave, tem um quadro e evolução semelhantes aos da psitacose, embora um pouco mais leves.

(6) Outro agente etiológico da ornitose é uma bactéria intracelular que pertence ao gênero Chlamydia (Chlamydia psittaci). Tais bactérias apresentam características ora dos verdadeiros vírus, ora das riquétsias e bactérias.

Além de psitacídeos (os primeiros em que se descobriu a doença), numerosas outras aves (pombos, galinhas, canários, faisões, perus, etc) podem infectar-se e transmitir a doença;

Parasitas

Algumas parasitoses causadas pelo piolho do pombo (ácaro, Ornithonyssus sp.) e, que provoca erupções na pele e coceiras semelhantes às de picadas de insetos.

(7) COMO CONTROLAR ESTA PRAGA URBANA?

1º. Deixar de alimentar as aves em calçadas, praças e logradouros públicos;

2º. Evitar que sobras alimentares como comida e/ou ração de animais domésticos fiquem à disposição de outros animais ou vetores como ratos, baratas, pombos, etc;

3º. Acondicionar lixos em sacos plásticos e bem fechados;

4º. Colocar telas de arame ou vedar com alvenaria, locais onde as pombas possam
se abrigar para pouso ou fazer ninhos;

5º. Em beirais ou peitorais, colocar fios de nylon fino (de pesca) a aproximadamente 10 cm da base e preso nas extremidades por um prego. Quando largo o beiral 2,3 ou 4 fios;

6º. Modificar superfícies de apoio das aves, de modo que fique com uma inclinação aproximadamente de 60 graus

7º. Em locais altos de difícil acesso,como monumentos, estátuas,...colocar pontas de arame (Espículas);

8º. Para remover as fezes, umidecê-las com solução de água e desinfetante, á
base de Formol (Lysoform bruto diluído à 50% em água);

9º. No dia seguinte proceder a retirada das fezes umedecidas com proteção de
botas, luvas e um pano úmido no rosto;

10º. Após remoção de dejetos, colocar telas e/ou obstáculos no local para evitar
nova infestação.

(8) LEI PROIBE ABATE - A Lei 9605/98 (artigo 29 - parágrafo 30 ) considera os pombos como animais domesticados. Qualquer ação de controle que provoque a morte, danos físicos, maus tratos e apreensão, é passível de pena de reclusão inafiançável de até 5 anos. Como os pombos não podem ser mortos, o controle é de apenas de repelência, isto é, deve-se afastar e não matar, que pode ser feita por métodos físicos (com a instalação de barreiras que impeçam o pouso da ave). ou químicos, como o uso de gels repelentes, que não matam, mas não são suportados pelos animais.

(1) http://ibaraki.com.br/pombo-pombos-pombo-domestico.htm

(2).http://www.infecto.edu.uy/espanol/revisiontemas/tema4/histotema.htm, Autora: Prof. Dra. Adelina Braselli, Clínica de Enfermedades Infecciosas, Facultad de Medicina, Montevideo, Uruguay
(3).http://pt.wikipedia.org/wiki/Ornitose.
(4)http://www.diarioweb.com.br/noticias/corpo_noticia.asp?IdCategoria=7&IdNoticia, Autora: Andrea Inocente
(5)http://www.saudeemmovimento.com.br/reportagem/noticia_exibe.asp?cod_noticia=3228, Autora:Raquel do Carmo Santos.Fonte: Jornal da Unicamp.

(6)http://www.saudevidaonline.com.br/psitacose.htm

Autora:Lúcia Helena Salvetti De Cicco

(7)http://www.amparo.sp.gov.br/noticias/agencia/2005/fev/050218_vigilancia_pombos.htm

(8)http://www.sar2.org.br/doisp1105f.htm

IMPORTANTE: Por questões de ética e direitos de autoria, pedimos que ao fazer utilização deste trabalho para outros fins senão a leitura do mesmo, por gentileza o referencie devidamente e/ou informe a seus autores. Obrigado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário