segunda-feira, 15 de novembro de 2010

HOMOFOBIA, o Professor não consegue mudar a realidade escolar

(1)“Ser diferente não é fácil. Mesmo em um ambiente que deveria garantir, teoricamente, a aceitação e a promoção da diversidade. Em Pernambuco, os alunos gays sentem na pele como os discursos politicamente corretos defendidos hoje não conseguem mudar a realidade das escolas estaduais. A homofobia persiste, embora seja velada. De acordo com a pesquisa "As rosas por trás dos espinhos: discursos e sentidos na formação de professores em face do debate da homofobia", do professor Luciano Freitas, os docentes não reproduzem os diálogos de preconceito, mas reclamam que não conseguem coibir práticas homofóbicas por falta de políticas públicas que impeçam isso. Sozinho, o professor não consegue mudar a realidade escolar. Principalmente quando a escola onde trabalha está localizada no seio das comunidades e sofre mais influência de pais preconceituosos...”
Diante deste relato, que posicionamento, como poderemos reverter este quadro lamentável e real?


1
. Mirella Marques. EDUCAÇÃO - Homofobia velada nas escolas.. Disponível em: http://www.sje.pe.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=2451:educacao-homofobia-velada-nas-escolas-&catid=1:latest-news&Itemid=50>.
Acesso em: 15 nov. 2010. Extraído da “tese de mestrado "As rosas por trás dos espinhos: discursos e sentidos na formação de professores em face do debate da homofobia", do professor do departamento de Letras da UFPE, Luciano Freitas”.
IMPORTANTE: Por questões de ética e direitos de autoria, pedimos que ao fazer utilização deste trabalho para outros fins senão a leitura do mesmo, por gentileza o referencie devidamente e/ou informe a seus autores. Obrigado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário