terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Educação: Projeto de Intervenção Pedagógica

PLANO DE AÇÃO DA COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA

SUMÁRIO
APRESENTAÇÃO
JUSTIFICATIVA
OBJETIVO GERAL
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
METODOLOGIA 
DETALHAMENTO DAS AÇÕES 
CRONOGRAMA DAS AÇÕES AVALIAÇÃO
APRESENTAÇÃO

Diante da problemática relacionada ao processo ensino aprendizagem, a EMEB “13 de Maio”, enfrenta grandes desafios. Os últimos anos os índices de alunos que chegam ao terceiro ano sem estar alfabetizados completamente tem crescido muito, temos na escola alunos que chegam ao terceiro ano que não sabem ler, temos ainda aqueles que sabem ler e pouco escrevem, entre outras dificuldades como a produção, interpretação e raciocínio lógico.

Tais dificuldades é um fator que preocupa a escola, no qual reflete futuramente no Ideb. Sabemos que se não trabalharmos para superar estas dificuldades não conseguiremos alcançar as metas projetadas para o ideb e consequentemente um ensino de qualidade, de acordo com o sistema de ensino.

Foi pensando nestes problemas que a coordenação pedagógica da EMEB “13 de Maio”, propõe desenvolver atividades que venha promover o raciocínio lógico e ações voltadas para o aprendizado do aluno, como o acompanhamento mensal através de fichas de leitura, produção textual, interpretação de textos e encaminhamento para reforço com o professor regente e professor articulador.

JUSTIFICATIVA

Levando em consideração a análise do baixo nível do IDEB, a defasagem idade/série e o nível de aprendizagem dos alunos é que este plano de ação da coordenação pedagógica tem como proposta desenvolver um trabalho de acompanhamento pedagógico sistematizado através de ações que tem como objetivo principal atacar os problemas relacionados ao ensino aprendizagem durante o ano de xxxx a xxxxx.

OBJETIVO GERAL

Garantir a execução de todas as ações previstas de maneira que venha desenvolver no aluno o conhecimento de suas capacidades afetivas, físicas e cognitivas para agir com perseverança na busca de conhecimento e no exercício da cidadania.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

•Acompanhar com o professor o planejamento anual;

•Definir e aplicar as habilidades para o período de sondagem no início do ano letivo;

•Orientar o professor na elaboração do planejamento diário;

•Encaminhar alunos para o professor articulador;

•Encaminhar nomes de alunos para reforço com o professor regente;

•Repassar aos pais de alunos de 1ª ao 3ª fases suas dificuldades;

•Sensibilizar os pais quanto ao seu compromisso na aprendizagem de seu filho;

•Acompanhar as ações definidas nas ações do PDE;

•Auxiliar os professores no desenvolvimento dos projetos;

•Realizar eventos que proporciona a visita da família na escola;

•Realizar encontros de formação continuada para a troca de experiências;

•Acompanhar o desenvolvimento da formação continuada na sala de aula;

•Acompanhar as turmas com visitas e leitura;

•Estudo e adequação do PPP de acordo com as mudanças as leis educacionais;

•Definir junto com o facilitador os horários e atividades do laboratório;

•Definir uma forma ou um instrumento de avaliação do plano de ação.

METODOLOGIA

A Escola “13 de Maio” atualmente conta com trinta turmas, quinze no período matutino e quinze no período vespertino.

O desenvolvimento acontecerá com a distribuição entre os períodos matutinos e vespertinos, onde cada coordenadora se responsabilizará por um período.

O acompanhamento da aprendizagem seguirá as ações previstas de acordo com fichas de leitura, escrita e matemática.

Além dessas ações a coordenação estará realizando a intervenção pedagógica de encaminhamento de alunos a articuladora, ao professor regente para reforço e convocando os pais quando necessário e em reuniões bimestrais.

DETALHAMENTO DAS AÇÕES

1. Orientar com leitura, adequação e discussão do planejamento anual;

2. Reunir com professores no início do ano letivo para definir habilidades para o período de sondagem;

3. Reunir por fases e planejar o período de sondagem;

4. Levantar o número de alunos segundo análise feita e encaminhar ao professor articulador;

5. Levantar o número de alunos com defasagem de aprendizagem e encaminhar para o reforço com o professor regente;

6. Convocar pais de alunos do!º ao 5º ano para comunicar as dificuldades;

7. Viabilizar o cumprimento de reuniões bimestrais;

8. Anexar ao plano de ações as ações do PDE;

9. Executar junto com professor cronograma dos projetos.

10.Levantar com cada professor subsídios para execução dos projetos;

11.Realizar dois eventos anuais um em cada semestre;

12.Definir e executar o cronograma de ação de acordo com o projeto de formação continuada;

13.Divulgar e analisar resultados da aprendizagem junto com professor;

14.Construir cronograma de visitas de leitura e escrita;

15.Realizar um encontro semanal no início do ano estudar e adequar a mudanças e normas educacionais;

16.Reunir com o facilitador para elaboração dos horários e atividades do laboratório;

17.Elaborar fichas com questionário para a avaliação.

Na última semana do ano letivo realizaremos a última reunião pedagógica, onde os professores receberão um questionário de avaliação do ano letivo.

CRONOGRAMA DAS AÇÕES

Fev. Mar. Abr. Maio Jun. Jul. Agos. Set. Out. Nov. Dez

AVALIAÇÃO

O instrumento de avaliação contemplará todas as ações definidas no plano de ação. Os resultados das análises dos instrumentos servirão como fonte para o replanejamento do próximo ano.

AUTORIA: Coordenação Pedagógica - Sônia Cristina de Souza Araújo e Zenólha Dias Mendes
Secretaria Municipal de Educação Cultura Esporte Turismo e Lazer de Nova Olímpia - Escola Municipal de Educação Básica “13 de maio”(EMEB)

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