terça-feira, 7 de junho de 2011

BACTÉRIAS: Escherichia coli (E. coli), cepa Mortal na Europa, e seu ciclo de transmissão.

Surto da bactéria E.coli não deve chegar ao Brasil

















No Brasil, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) acompanha  a contaminação na Europa pela bactéria Escherichia coli (E.coli) por meio da rede Infosan, da Organização Mundial da Saúde (OMS). Segundo o órgão, até agora não há nada que indique a necessidade de adoção de medidas especiais no País. Na Europa, a bactéria, presente em alguns legumes, já causou 14 mortes.

A probabilidade de o surto causado pela E.coli chegar ao Brasil é pequena, tendo em vista que o consumo de alimentos frescos normalmente é local. É o que diz o infectologista Expedito Luna, da Universidade de São Paulo (USP).
 "Por enquanto, acho que é pouco provável".Segundo Luna, também é reduzida a possibilidade de que alguém infectado pela bactéria na Europa traga a doença ao Brasil. "Pode acontecer de alguém doente chegar aqui, mas essa pessoa precisaria contaminar os alimentos". Ou seja, na prática, o doente teria de manusear um alimento que seria consumido por outra pessoa. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.


ENTENDA MAIS
A Escherichia coli (pronúncia: /eskerikia koli/; também conhecida pela abreviatura E. coli) é uma bactéria bacilar Gram-negativa, que, juntamente com o Staphylococcus aureus é a mais comum e uma das mais antigas bactérias simbiontes do homem. O seu descobridor foi o alemão-austríaco Theodor Escherich, em 1885.

A E. coli assume a forma de um bacilo e pertence à família das Enterobacteriaceae. São aeróbias e anaerobias facultativas. O seu habitat natural é o lúmen intestinal dos seres humanos e de outros animais de sangue quente. Possui múltiplos flagelos dispostos em volta da célula.

A E. coli é um dos poucos seres vivos capaz de produzir todos os componentes de que é feita, a partir de compostos básicos e fontes de energia suficientes. Ela é lactase positiva, uma enzima fermentadora de açucares que é grandemente responsável pela flatulência de cada pessoa, especialmente após o consumo de leite e seus derivados.

Possuem fímbrias ou adesinas que permitem a sua fixação, impedindo o arrastamento pela urina ou diarreia. Muitas produzem exotoxinas. São susceptiveis aos ambientes secos, aos quais não resistem. Possuem lipopolissacarídeo (LPS), como todas as bactérias Gram-negativas. Esta molécula externa ativa o sistema imunitário de forma desproporcionada e a vasodilatação excessiva provocada pelas citocinasproduzidas pode levar ao choque séptico e morte em casos de septicémia.

Na E. coli, o genoma tem quase 5 milhões de pares de bases e vários milhares de genes codificando mais de 4000 proteínas o genoma humano tem 3 bilhões de pares de bases e cerca de 27 mil proteínas).


2 comentários:

  1. Mais uma vez seremos entupidos de alarmismo, pode esperar novas sementes transgênicas que serão imunes a esta bactéria ou novos medicamentos para encher os cofres dos laboratórios farmacêuticos.

    O código genético desta bactéria mostra que sem dúvidas ela foi exposta propositadamente a mais de 12 antibióticos e teve seus genes alterados para ficar mais mortal.

    A mídia corporativa para variar engole a seco as informações das agências de saúde sem questionar. Lamentável!!

    E este é realmente o objetivo desta nova farsa médica: regular tudo que você bota na boca para que se alimente apenas de alimentos mortos e processados. Se deixarmos seguirem adiante seremos escravos da indústria alimentícia, após termos sido escravizados pela indústria farmacêutica!!

    Leia todos os detalhes desta nova farsa:
    http://www.anovaordemmundial.com/2011/06/e-coli-na-europa-evidencias-geneticas.html

    ResponderExcluir
  2. Realmente, você está coberto de razão. tem uma porção de doenças causadas por interesses maldosos e financeiros.
    obrigado pelo seu comentário

    ResponderExcluir