quinta-feira, 30 de junho de 2011

COMPORTAMENTO: Escala de Orientação Sexual de Klein

A Grade de Orientação Sexual Klein

Grade de Orientação Sexual Klein (ou KSOG ) é um sistema para descrever inclinações sexuais de uma pessoa de uma forma mais detalhada e informativa do que métodos anteriores. Foi introduzido pelo Dr. Fritz Klein ( 1932-2006 ) em seu livro A Opção Bissexual .

A Grade de Orientação Sexual Klein é mostrado na tabela abaixo. Para cada pessoa, define as variáveis ​​componente sete da orientação sexual, classificado como de A a G no lado esquerdo. As três colunas indicam três pontos diferentes em que a orientação sexual é avaliado: passado da pessoa, seu presente e seu ideal. A pessoa, então, recebe uma classificação de 1 a 7 para cada um dos 21 combinações resultantes, uma classificação para cada caixa vazia no gráfico abaixo. Os significados das avaliações são indicados logo abaixo da grade em si.
A Grade Sexualidade Klein
 VariávelPassadoPresenteIdeal
AAtração sexual   
BComportamento Sexual   
CFantasias sexuais   
DPreferência emocional   
EPreferência Social   
FHeterossexual / homossexual Lifestyle   
GIdentificação auto   
Para as variáveis ​​de A a E:
1 = Outro sexo somente
2 = Outro sexo na sua maioria
3 = Outro sexo um pouco mais
4 = Ambos os sexos
5 sexo = Mesmo um pouco mais
6 = do mesmo sexo na maior parte
7 = do mesmo sexo só
Para as variáveis ​​F e G:
1 = Heterossexual somente
2 = Heterossexual maioria
heterossexual 3 = um pouco mais
4 = Hetero / Gay-Lésbica igualmente
5 = Gay / Lesbian um pouco mais
6 = Gay / Lesbian principalmente
7 = Gay / Lesbian apenas

Definições úteis na utilização da escala Klein *:
Passado: Sua vida até 12 meses. Present: O mais recente 12 meses Ideal: O que você acha que você gostaria eventualmente?

As variáveis:

Atração sexual: Para quem você está atraído sexualmente?

Comportamento Sexual: Com quem você realmente fez sexo?

Fantasias sexuais: quem são as suas fantasias sexuais sobre? (Elas podem ocorrer durante a masturbação, sonhar acordado, como parte da vida real, ou puramente em sua imaginação.)

Preferência Emocional: As emoções influenciam, se não definir, o ato físico do amor. Você ama e como apenas os membros do mesmo sexo, apenas membros do sexo oposto, ou membros de ambos os sexos?

Preferência Social: preferência social está intimamente aliada, mas muitas vezes diferente da preferência emocional. Com membros do sexo que você socializar?

Preferência estilo de vida: Qual é a identidade sexual das pessoas com quem você socializar?

Identidade Sexual: Como você acha de si mesmo?

Identidade política: Algumas pessoas descrevem sua relação com o resto da sociedade de maneira diferente do que a sua identidade sexual pessoal. Por exemplo, uma mulher pode ter um heterossexual identidade sexual, mas uma lésbica identidade política. Como você acha de si mesmo politicamente?

Note que a grade Klein leva em consideração o fato de que muitas pessoas mudar sua orientação ao longo do tempo. Quando uma pessoa é hoje não é necessariamente onde ele ou ela foi no passado - ou, para esse assunto, onde ele ou ela vai ser ou gostaria de ser no futuro. 

O conceito de orientação sexual como um processo contínuo dinâmico é necessária se quisermos compreender a orientação de uma pessoa corretamente em sua totalidade. Uma explicação mais detalhada é encontrada no capítulo 2 do livro do Dr. KleinA Opção Bissexual.

Por favor, note que, embora seja perfeitamente possível para um indivíduo a utilizar o Grid Klein para fins de determinar melhor auto-identificação por um processo de auto-avaliação, se você estiver no processo de sair como bissexual, a melhor opção é buscar a orientação de um terapeuta profissional que entende a bissexualidade .

* Veja esta mensagem em Bisexual.com que faz referência a um artigo em pelo Bobbi Keppel & Hamilton Alan em biresource.org para mais informações sobre o Grid Klein, bem como uma comparação das diferenças entre o Grid Klein e da Escala Kinsey.

Nenhum comentário:

Postar um comentário