terça-feira, 17 de agosto de 2010

GÊNERO, PODER E EMPODERAMENTO DAS MULHERES

Os problemas ligados a questões de poder têm sido um dos principais entraves aos projetos de desenvolvimento. Mas ao contrário do que os apressados possam imaginar, estes problemas não se referem exclusivamente a hierarquia funcional ou as esferas de decisão. Eles fazem parte do cotidiano do trabalho, nas relações entre os técnicos, entre técnicos e a comunidade, dentro da própria comunidade. Apesar de se manifestarem mais explicitamente na aplicabilidade das ações específicas do enfoque de gênero, eles estão presentes em todos os componentes desses projetos."
Tal afirmativa nos faz refletir sobre a importância da participação de homens e mulheres em todos os espaços, pois, por mais democráticos que possa ser um homen ou uma e mulher, jamais saberão quais as reais necessidades do sexo oposto. Portanto, devemos participar de todos os espaços de decisão, compartilhando com os homens direitos, deveres e responsabilidades nos planejamentos participativos de nosso município; nas assembléias de nosso condomínio, nas reuniões de planejamento e de elaboração dos planos de trabalho de associações, comitês e cooperativas dos quais fazemos parte, E o mais importante, fazer com essa prática coletiva, se torne uma prática cotidiana em nossa família. Assim, educamos nossos filhos para a participação e compartilhamento com as mulheres nos fóruns de decisão.

Autora:(Texto elaborado por Ana Alice Costa, Doutora em Sociologia Política pela Universidad Nacional Autonomade México, Professora Adjunta IV do Departamento de Ciência Política da UFBa. e do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da UFBA, e Pesquisadora do Núcleo de Estudos Interdisciplinares sobre a Mulher – NEIM/UFBA. Coordenadora Executiva da REDOR).

Fonte:http://forumdegencoopass.ning.com/profiles/blogs/genero-poder-e-apoderamento

Nenhum comentário:

Postar um comentário