quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Educação: Funcionamento do Sistema Estadual de REDD+ em Mato Grosso


Seminário apresenta proposta para Sistema Estadual de REDD+ em Mato Grosso
O IPAM, a Secretaria de Meio Ambiente de Mato Grosso e o Instituto Centro de Vida (ICV) realizam no dia 23 de agosto, o Seminário REDD+ em Mato Grosso: Rumo à implementação. O objetivo do evento é apresentar a proposta de funcionamento do Sistema Estadual de REDD+ em Mato Grosso e discutir os potenciais benefícios climáticos e sociais, custos, e fontes de financiamento para a sua implementação. Dessa forma, o seminário visa subsidiar a tomada de decisão do poder público e mobilizar os setores da sociedade potencialmente interessados, para a implementação do Sistema Estadual de REDD+ em Mato Grosso.
Ilustre presença
O evento contará com a importante presença do diretor do programa internacional da iniciativa para Clima e Florestas do governo da Noruega, Sr. Per Fredrik Ilsaas Pharo. Sr. Pharo falará do interesse da Noruega e de outros países em apoiar mecanismos de pagamento por desempenho  (pay-for-performance) como incentivo ao REDD (Redução de Emissões por Desmatamento e Degradação florestal).  Além disso, Sr. Pharo irá falar sobre a iniciativa de seu governo e experiência com o Fundo Amazônia—a Noruega foi a principal doadora do fundo, com contribuição inicial de US$ 1 bilhão; e também da experiência adquirida na Indonésia, Guiana e Etiópia.
Estudo sobre custos e benefícios de REDD estadual
Outro destaque será a apresentação preliminar de estudo do IPAM sobre os custos e benefícios da implementação do sistema REDD+ no estado de MT.  O estudo foi realizado considerando a interpretação da atual minuta de lei elaborada no estado, com foco principal em levantar os custos necessários para operacionalização e transação do sistema, sob a ótica do estado.  Para cada um dos itens dentro do programa foram identificados pelos menos dois cenários diferentes de custos.
O IPAM criou um simples programa onde é possível a “customização” dos cenários e alteração de custos, por parte da Secretaria do Meio Ambiente (SEMA) estadual.   O estudo também apresenta uma seção sobre a demanda por créditos de REDD+ e identifica as principais fontes desses recursos potencialmente importantes para o estado do Mato Grosso.  As conclusões do estudo e outras considerações serão debatidos no seminário.  Quando finalizado, o estudo estará disponível para download no site do IPAM.
** Acesse e Repasse o Convite ** Programação Completa **
SERVIÇO
Seminário REDD+ em Mato Grosso: Rumo à implementação
Data: 23 de agosto de 2012 – 09h às 18h
Local: Auditório Deputado Milton Figueiredo – Assembleia Legislativa de Mato Grosso
Av. André Antônio Maggi, 5 – Centro Político Administrativo (Cuiabá, MT)
Fonte: Inscrições gratuitas:  www.sema.mt.gov.br
Mais informações: 65 3613-7276 (Coordenadoria de Mudanças Climáticas) ou 61 3468-2206 / 9673-1423 (IPAM).

Nenhum comentário:

Postar um comentário