terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Educação: Dificuldades em Leitura e Interpretação de Textos

PROJETO QUEM LÊ MAIS FALA....

ESTADO DE MATO GROSSO
PREFEITURA MUNICIPAL DE BRASNORTE
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E CULTURA
ESCOLA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO BÁSICA 1º DE JUNHO
RUA CURITIBA, 764 – CENTRO – BRASNORTE – MT.

"QUEM LÊ MAIS, FALA, COMPREENDE E ESCREVE MELHOR"

Diretora: Professora Fátima Papadiuk
Coordenadores Pedagógicos:
Professor Amilton Américo de Souza Lima & Professora Suzeli Porfírio de Brito Pinheiro

BRASNORTE/MT
AGOSTO / 2007
"QUEM LÊ MAIS, FALA, COMPREENDE E ESCREVE MELHOR"

Projeto de leitura apresentado ao Ministério Agrário com o objetivo de ganhar livros para criar a própria biblioteca escolar.
BRASNORTE/MT
AGOSTO / 2007
"O Percurso individual da criança pode ser significamente enriquecido pela ação educativa intencional, porém, a criação artística é um ato exclusivo da criança" (Referencia Curricular Nacional de Educação Infantil)
SUMÁRIO
1. Apresentação 04
2. Justificativa 06
3. Problemática 07
4. Objetivos 08
5. Metodologia 09
6. Cronograma 10
7. Difusão de Conhecimentos 11
8. Conclusão 12
9. Anexos 13

1 – APRESENTAÇÃO
A Escola Municipal de Educação Básica 1º de Junho, situada Rua Curitiba nº 764, no centro desta Cidade, foi fundada em 1981, ainda quando o Município era Distrito de Diamantino MT.
Teve outros nomes – "Pré-Escolar Pateta" e "Escola Municipal Pré-escolar 1º de Junho" – homenageando o Aniversário de Emancipação Político Administrativo de Brasnorte.
Sempre priorizou a educação das séries iniciais e hoje atende mais de 600 alunos de pré a 6º séries, com 27 salas e dois pavilhões de alvenaria.
No ano passado aconteceu a primeira eleição para Diretor e a Srª Fátima Papadiuk foi eleita.
Disponibiliza de 45 funcionários sendo que 18 deles são professores pós-graduados e graduados: 12 são professores em processo de formação e 12 são anjos da guarda que formam a infra-estrutura da escola.
Todos preocupados com a formação do caráter, ética e respeito ao indivíduo, esta unidade escolar trabalha na igualdade, transparência e parceria de todos os munícipes.
Este projeto busca parceria com o Ministério Agrário, enfatizando uma proposta pedagógica com metodologia diferenciada para que nossa clientela seja agraciada com material de apoio como livros dos autores Paulo Coelho, Ziraldo, Maurício de Souza entre outros. E ainda os clássicos infantis, juvenis e literários, uma vez que maior parte da comunidade escolar sequer conhece os personagens das histórias em quadrinhos.
Esta comunidade escolar no início deste ano (17 e 18/02) foi invadida por vândalos e teve todo seu material de apoio, livros didáticos, documentos, destruídos conforme anexos.
Numa linguagem simplificada, no manuseio deste material, no contato direto com gibis, livros de contos, poesias entre outros, proporcionaremos um crescimento intelectual dos nossos clientes, numa prática prazerosa e agradável de partir da realidade e vivência da criança para que esta se sinta realizada e diga "eu já li esta obra"!...

2 – JUSTIFICATIVA
Observando que nossos alunos de 1ª a 5ª séries, possuem muita dificuldade na leitura e interpretação de enunciados simples, preocupados com a gravidade da situação, cientes que somos mediadores do aprendizado, nada mais justo que promover essa aproximação da leitura e mais alternativas de pesquisas ampliando o campo imaginário, interpretativo e de conhecimento do nosso cliente de acordo com a série que se encontra.

3 – PROBLEMÁTICA
O projeto enfoca "Quem lê mais, fala, compreende e escreve melhor" porque professores e equipe pedagógica perceberam um acentuado índice de dificuldade na leitura e compreensão de enunciados simples e textos, nas quintas e sextas séries da nossa unidade escolar, nossos alunos sequer conhecem os personagens das histórias em quadrinhos.
No intuito de "cortar o mal pela raiz" desenvolveremos uma metodologia abrangendo principalmente as séries iniciais, promovendo o hábito da leitura e a intimidade com livros.

4 – OBJETIVOS
5.1 – Objetivo Geral
"Quem lê mais, fala, compreende e escreve melhor".
Desenvolver a criticidade, a interpretação, a interdisciplinaridade, a imaginação de todos os alunos desta Instituição de Ensino.
5.2 – Objetivo Específico
- Valorizar o manuseio e a intimidade dos alunos com os livros;
- Estimular a clientela ao hábito de ler.

5 – METODOLOGIA
- Utilização de meios de comunicação como correios e internet para contato com as empresas;
- Busca e parcerias no comércio e indústria e pessoas físicas.
- Professoras entusiasmadas que farão da leitura uma magia;
- Biblioteca adequada às séries;
- Horários diários de leitura em todas as séries.

6 – CRONOGRAMA
- Durante o ano letivo.

7 – DIFUSÃO DE CONHECIMENTOS
PARTICIPAÇÃO – Com a participação e empenho da diretora, dos professores e coordenação da escola e parceiros (Instituições, autores, fundações) essa metodologia funcionará e nossos alunos aprenderão muito.

8 – CONCLUSÃO
EDUCAR É...
...PROCESSO EM CONSTANTE EVOLUÇÃO.
Que nossa clientela reconheça na leitura a base de um futuro de sucesso intelectual profissional, além de ampliar valores como a verdade, o caráter, a sabedoria, a paciência, enfim, a construção de um mundo melhor.
RELATORIO DE CONSULTA À COMUNIDADE PARA IMPLANTAÇÃO DO PROGRAMA DE BIBLIOTECA
      1. – Educacional:

      2. Nível escolar da comunidade:
        ( x ) Educação Infantil
        ( x ) Ensino Fundamental de 1ª a 4ª séries
        ( x ) Ensino Fundamental de 5ª a 8ª séries
      3. – Econômico:

      4. Nossa escola depende exclusivamente dos repasses municipais e doações dos "amigos da escola".
      5. – Cultural:

    1. Identificação:

    2. Município: Brasnorte – Estado: MT
      Nº de Habitantes: Aproximadamente 13.600 habitantes
      Escola Municipal de Educação Básica 1º de Junho.
      Nº de Alunos: 657.
    3. Aspectos educacionais, culturais, e econômicos:

A comunidade desenvolve vários projetos "Arte e Expressão"; "Grupo Teatral Actus" e a "Banda Municipal".
3. Sobre a Biblioteca
Tipo de livros que a comunidade gostaria de ter na biblioteca:
Clássicos da literatura infantil, infanto-juvenil, literatura brasileira – gibis (que a maioria destes alunos não conhecem).
4. Quem vai receber a biblioteca na escola e tornar-se Agente de Leitura?
Nome: Suzeli Porfírio de Brito Pinheiro.
Idade: 38 anos
Profissão: Professora & Coordenadora
Telefone: (0**66) 9632-8091 ou 3592-1876
5. Outras pessoas gostariam de participar do projeto ajudando o Agente de Leitura? Caso informativo, formar a Comissão de Agentes que irá apoiar o Agente no incentivo à leitura.
Nome: Fátima Papadiuk e Amilton Américo de Souza Lima
6. Outras informações que considerem importantes:
No dia 17 de fevereiro deste ano nossa unidade escolar foi invadida por várias pessoas que passaram várias horas destruindo todo, desde armários, documentos, aparelhos de som, um único computador, mas principalmente todo nosso material didático, pedagógico, e de apoio disponível (conforme anexo).
Apesar de centralizada, essa comunidade tornou-se mais carente ainda.
Sendo o primeiro ano de mandato da diretora, esta deu autonomia à coordenação de buscar ajuda junto a órgãos de incentivo ao conhecimento.
Estamos hoje desenvolvendo cerca de oito projetos nas mais diversas áreas, no intuito de promover atrativos e fazer com que nossa unidade de ensino caminhe rumo ao crescimento humano e intelectual dentre eles: o projeto para cercar e aterrar nosso espaço físico, projeto jardinagem; projeto de musicalidade, projeto de conservação do patrimônio escolar, projeto lúdico...
Esse foi o motivo de procurarmos parceiras e promovermos o conhecimento em sua plenitude sabendo que a educação humana deve preparar cada um a viver para os outros.
O segredo está numa boa proposta pedagógica e num bom planejamento.
Assim, recorremos a vocês com esperança de que possamos juntos beneficiar único e exclusivamente nossa clientela.
Agradecemos vossa boa vontade e colaboração.
Atenciosamente
Direção e Coordenação da E.M.E.B. 1º de Junho.

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