domingo, 30 de maio de 2010

PROJETO PEDAGÓGICO ESCOLAR: MEIO AMBIENTE E CIDADANIA

PROJETO PEDAGÓGICO ESCOLAR:
MEIO AMBIENTE E CIDADANIA

Várzea Grande – Mato Grosso - 2010

ESTADO DE MATO GROSSO
SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO – SEDUC
ASSESSORIA PEDAGÓGICA DE VÁRZEA GRANDE – MT
E.E. ELIZABETH MARIA BASTOS MINEIRO
MEIO AMBIENTE E CIDADANIA
ESCOLA ESTADUAL ELIZABETH MARIA BASTOS MINEIRO
R. 15, s/nº - CEP: 78.140-000
Bairro São Matheus – Várzea Grande – MT
Telefone: 3694-5300
E-mail institucional: vzg.ee.elizabethm.bm@seduc.mt.gov.br
EQUIPE TÉCNICA:
Mauro José Marques – Diretor
Louredir Rodrigues Benevides - Presidente do CDCE
Joaquim Ramos dos Santos Filho - Tesoureiro do CDCE
Shirley Marinho Teixeira – Secretária
Daiana Mamedes Cabral Machado – Coordenadora pedagógica
José Carlos Machado Cunha – Coordenador pedagógico
Lucyana Costa Sampaio Resende – Coordenadora pedagógica
Jefferson Ferreira – Articulador
PERÍODO: Fevereiro a dezembro de 2010
ÁREAS DE CONHECIMENTO :
Linguagens, Códigos e suas Tecnologias
Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias
Ciências Humanas e suas Tecnologias
PÚBLICO ALVO: Comunidade escolar (comunidade interna) e externa

VÁRZEA GRANDE – MATO GROSSO
ANO DE 2010
1.1 Justificativa
Este projeto ambiental de caráter interdisciplinar tem como foco a inclusão social com o tratamento didático de alguns de seus subtemas relacionados: aproveitamento dos resíduos do lixo urbano, reclicagem e coleta seletiva do lixo.
O projeto visa propiciar um trabalho consciente do processo de construção das estruturas sociais entre a comunidade interna e a externa (RAYNAUT,2002). Ademais, subsidiará os alunos e a comunidade na apropriação das práticas sociais de uso das diversas linguagens – verbal, não-verbal, pictórica, digital, artística, corporal, matemática, plástica, gráfica etc - utilizadas nos vários ambientes institucionais internos e externos à escola.
Já a inclusão social na temática do projeto valoriza o individuo e sua comunidade através das práticas sociais que propiciem melhorias na qualidade de vida do próprio indivíduo, de sua família, de seu ambiente escolar e de sua comunidade. Dentre as inúmeras práticas sociais, a questão ambiental e de saúde devem ser levadas em consideração nos currículos escolares.
Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais: Temas Transversais: Meio Ambiente e Sáude, um dos objetivos do Ensino Básico é que o aluno aproprie-se e desenvolva a capacidade de “perceber-se integrante, dependente e agente transformador do ambiente [... e contribuir] ativamente para a melhoria do meio ambiente” (BRASIL, MEC/SEF, 1998, p. 07) [grifo nosso].
Em consonância com o referido tema transversal, nosso projeto ancora, ainda, em outro aspecto básico do mesmo, no caso, o agir com “responsabilidade em relação à sua saúde e a saúde coletiva” (BRASIL, MEC/SEF, 1998, p. 08) [ênfase nossa].
A realização deste trabalho propiciará os estudos entre as Ciências nas diversas Áreas do Conhecimento estejam voltados não somente para o ensino clássico e tradicional, mas também orientados com o ideal de inclusão social, de sensibilização e da consciência ambiental de toda a comunidade (ZAPPONE, 1999).
Nesse sentido, esse projeto trabalhará situações de ensino-aprendizagem para auxiliar no desenvolvimento e apropriação dos saberes – saber que (dados, fatos e conceitos), saber como (procedimentos e capacidades), saber ser (atitudes, normas e valores) – por parte dos participantes da comunidade interna (escola) como também da comunidade externa.
Assim sendo, a comunidade local, educadores, a família e as esferas governamentais estaduais estarão presentes e unidos para propor soluções adequadas para uma melhor qualidade de vida.
Portanto, o presente projeto traduz a vontade e o anseio da comunidade da Escola Estadual Professora Elizabeth Maria Bastos Mineiro de participar ativamente na melhoria do Meio Ambiente e da saúde coletiva.

2 comentários:

  1. muito bom professores com esse nível só vem engradecer e melhorar a consientização dos alunos para preservar o que resta do meio ambiente,visando com isso a melhoria cada vez mais do bairro são mateus.

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  2. eu estudo nessa escola e não vejo mudanças para escola e alunos.. a nossa quadra de futsal e um lixo e uma palhacada para os alunos da escola..

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