domingo, 2 de janeiro de 2011

Projeto Transdisciplinar: Meio Ambiente é Cultura “TCHÁ CO’BOLO

Projeto Transdisciplinar: Meio Ambiente é Cultura

TCHÁ CO’BOLO

ESTADO xxxxxxxxxxxxxxxxx

SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO – SEDUC

ESCOLA /COLÉGIOxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx End. XxxxxxxxxxxxxxxxxxCEP...
Telefone: (xx) xxxx.xxxx
E-mail institucional: xxxxxxxxxxxxxxxxx

EQUIPE TÉCNICA:

xxxxxxxxxxxxxxxxx Diretor
Xxxxxxxxxxxxxx – Coordenador(ra) pedagógica(o)

Docentes: xxxxxxxxxxxxxxxx

PERÍODO: Janeiro a dezembro de xxxxx

ÁREAS DE CONHECIMENTO:

· Ciências da Natureza , Matemática e Tecnologia

· Ciências Humanas e Sociais

· Linguagens e Códigos

PÚBLICO ALVO: Os educandos de todas as séries iniciais do Ensino Médio/Fundamental
(Brasília – DF)

ANO DE xxxx

I - Introdução

Este projeto ambiental com caráter interdisciplinar não tem como objetivo subestimar ou substituir estudos nesta área mais de certa forma contribuir com uma porção da comunidade, trabalhando com professores, alunos e comunidade os saberes na área da educação ambiental, com ênfase no estudo da Plantas Medicinais no uso popular, trazendo como gancho um Título sugestivo e Regional o Meio Ambiente é Cultura “TCHÁ CO’BOLO".

Onde serão realizadas amostras de chás do conhecimento publico, com intuito de preservar este conhecimento entre as gerações vindouras”.

Pois mesmo antes do homem usar a linguagem escrita já se apoderava do valor medicinal de algumas plantas. Logo Chineses, Egípcios, Mesopotâmeos, Indianos, Gregos enfim Indígenas entre outros, aqui no Brasil começou a trilhar este caminho que alia ao bom senso, a ciência e o folclore. Segundo Guarim, 1996, aqui em Mato Grosso, já se tem um estudo direcionado em plantas nativas, tais como frutos comestíveis ( pequi, siputá, coroa - de frade, marmeladas), e uma gama de plantas encontradas em regiões de Cerrados, Pantanal e Floresta Amazônicas, com um alto potencial medicinal.

Sabe-se que plantas medicinais fazem parte de um grupo de vegetais que de certa forma é utilizado por diferentes tipos de populações seja esta tradicionais ou não, o objetivo deste projeto é preservar este saberes acumulados durante todas a evolução da humanidade

A natureza era a fonte fundamental de sobrevivência do homem primitivo que se utilizou principalmente das plantas para curar-se. O conhecimento do homem sobre as virtudes das plantas confunde-se, então, com sua própria historia. No Brasil, graças ao trabalho dos raizeiros este conhecimento tem-se mantido.

Como é sabido que a interdisciplinaridade é uma discussão inacabada (Zepone, 1999), para tanto o estudo das plantas medicinais esta dentro do contexto de estudo da educação ambiental, por ser de certa forma tão abrangente e tão chamativa, a educação ambiental foi incluída na publicação dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN, 1997) segundo esta publicação quando a Educação ambiental for bem realizada, leva mudanças de comportamento pessoal e a atitudes e valores de cidadania que podem ter fortes conseqüências sócias.

Nesse contexto, a Educação Ambiental foi concebida e recomendada como fator fundamental para a construção de uma nova racionalidade ambiental, tendo como marcos referenciais:

· A conferência de Tbilisi (ex-URSS), em 1977, organizada pela UNESCO em colaboração de um órgão com o PNUMA - Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente - quando foram definidos seus princípios, objetivos, formas e estratégias nos plano nacional e internacional;

· O Programa Nacional de Educação Ambiental - PRONEA que estabelece as diretrizes e linhas de ação na área de educação ambiental no Brasil, aprovado pelo Presidente da República em 1994;

· Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento em 1992, no Rio de Janeiro, com destaque para a Agenda 21 que orienta a elaboração de planos nacionais de desenvolvimento sustentável e consagra no seu capitulo 36, a ‘Promoção do ensino, da conscientização e do treinamento";

· No âmbito nacional, a constituição brasileira de 1988 que, recomenda, no seu artigo 225, parágrafo lº. A promoção da educação ambiental em todos os níveis de ensino e a conscientização pública para a preservação do meio ambiente;

· Parâmetros Curriculares Nacionais, formulados em 1996 pelo Ministério da Educação e do Desporto, que incluem a dimensão ambiental como tema transversal no currículo da educação básica;

· A câmara técnica de Educação Ambiental. Criada em 1995 pelo CONAMA e instalada em 1996;

· A 1ª Conferência Nacional de Educação Ambiental, promovida em 1997 pelo Ministério do Meio Ambiente, que possibilitou referências teórico-práticas da Educação Ambiental, e a elaboração da "Declaração de Brasília" para educação ambiental, apresentada na Grécia no mesmo ano;

· A Política Nacional de Educação Ambiental, instituída em 1999 pela Lei n.0 9795 que define os princípios básicos, objetivos, linhas e estratégias de atuação para nortear as ações de educação ambiental dos estados e municípios.

Sendo a educação ambiental definida como um processo que consiste em propiciar às pessoas uma compreensão critica e global do meio ambiente, procurando elucidar valores e atitudes na adoção de posturas éticas e participativas nas questões relacionadas à conservação e adequada utilização dos recursos naturais a sua prática deve-se pautar na busca de caminhos alternativos que releve o seu papel no efetivo exercício da cidadania, na melhoria da qualidade de vida e construção de uma sociedade sustentável.

A formulação, execução e avaliação de ações educativas com a participação de segmentos sociais representativos permitirão ainda, o controle social da política a nível estadual, ao propiciar o acesso da sociedade às informações que permeiam a questão ambiental no Estado.

Colocá-la como um trabalho integrado entre outras áreas do conhecimento tais como linguagens, Ciências da Natureza e Matemática, Ciências Humanas e sociais é um grande desfio e também com o contexto histórico e social da escola (Zepone, 1999),

A partir do entendimento da organização sistêmica e integrada do meio ambiente, verifica-se que qualquer abordagem compartimentalizada do mesmo torna-se infrutífera, senão inócua, caso não seja considerado como um meio complexamente organizado e sincronizado, em que cada unidade, além de desempenhar sua própria função, também contribui para o funcionamento e manutenção das demais.

II - Justificativa

Nos últimos anos a questão ambiental no Brasil e especificamente na Amazônia, vem sendo amplamente discutida nos diversos segmentos da sociedade, embora ações mais efetivas, que conduzam a uma convivência harmônica do homem com a natureza, ainda sejam insuficientes.

Aliado às inúmeras ações preventivas e punitivas estabelecidas na legislação, códigos ambientais, campanhas de conscientização e até mesmo movimentos políticos, surge a Educação Ambiental como elemento-chave na luta pela conservação e melhor ocupação do meio ambiente. Através dos conceitos de educação ambiental, aplicados nas escolas de ensino básico, espera-se atingir uma camada representativa da sociedade, cuja faixa etária, extremamente jovem, apresenta o potencial ideal para a absorção de novos conceitos de ocupação do espaço geográfico e a formação de uma consciência crítica em torno de questões e problemas ambientais.

Objetivando um repasse educacional participativo e comprometido com a realidade local e regional, elegeu-se prioritariamente em Educação Ambiental na Escola Estadual de Ensino xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx, como parceria, exercendo o papel de integração entre o aprendizado e a comunidade.

A formulação deste Programa Ambiental, portanto. Impõe-se no sentido te intervir nessa realidade, que é a defesa do meio onde vivemos e conservá-lo para gerações futuras, através de diretrizes que possibilitem:

· O fortalecimento da comunidade escolar tornando-se agentes multiplicadores para o desenvolvimento de atividades de Educação Ambiental tanto na escola quanta na comunidade em que vivem;

· O desenvolvimento de atividades de educação ambiental, de forma sistematizada e continua, envolvendo uma maior articulação das ações das disciplinas do currículo obrigatório, com ampla participação de toda comunidade;

· O aprofundamento de estudos, pesquisas e metodologias que permitam a aplicação de práticas de Educação Ambiental, a nível formal e não formal bem como a geração de materiais educativos e a difusão de conhecimentos e informações consciência pública de recuperação e conservação do meio ambiente, contribuindo para o exercício da cidadania;

Sendo a educação ambiental definida como um processo que consiste em propiciar às pessoas uma compreensão critica e global do meio ambiente, procurando elucidar valores e atitudes na adoção de posturas éticas e participativas nas questões relacionadas a todo um contexto que cerca toa uma comunidade seja ela escolar ou não, uma conservação ambiental adequada conservando aqueles que pode ser tocas e preservando utilização dos recursos naturais intocáveis, a sua prática deve-se pautar na busca de caminhos alternativos que releve o seu papel no efetivo exercício da cidadania, na melhoria da qualidade de vida e construção de uma sociedade sustentável.

A formulação, execução e avaliação de ações educativas com a participação

III – Objetivos

III .1) Geral

Despertar em educandos e educadores do ensino básico e médio a importância de conhecer e investigar o ambiente em sua volta, como forma de transformação de valores e atitudes que conduzam a uma relação harmônica entre o homem e a natureza. Conhecer e compreender os conceitos básicos relacionados ao meio ambiente, culturas e costumes regionais, as leis e fatores naturais e humanos que condicionam a realidade ambiental.

· Reconhecer e valorizar as diversas culturas como um direito dos povos e dos indivíduos através dos tempos, tais como seus costumes e tradições;

· Conscientização ambiental de forma interdisciplinar;

· Identificação de aspectos e impactos Ambientais;

· Riscos ambientais devem ser identificados e enfrentados. Nunca omitidos ou condenados;

· Conservação e preservação do meio ambiente como um todo, escola, casa, comunidade etc..

· O consumo sustentável na utilização de produtos e serviços que atendam as necessidades básicas da geração presente proporcionando uma melhor qualidade de vida;

III .2) Específicos

· Mapeamento dos aspectos que podem afetar o ambiente tais como poluição das águas, solos, ar, sonora entre outras.

· Viabilizar oportunidades para reflexão, compreensão, discussão de questões e de propostas de recuperação e de conservação dos ambientes freqüentados pela comunidade.

· Trabalhos envolvendo a comunidade escolar no sentido de elaborar trabalhos literários e até musicais;

· Realizar levantamentos estatísticos, físicos e químicos do ambiente no entorno da escola e da comunidade;

· Apresentar as plantas da flora mato-grossense usadas, na medicina popular;

· Tornar publico o uso de maneira correta das plantas medicinais já catalogadas na literatura;

· Realizar um concurso musical de característica regional o (Festas

· Tradicionais ou Folclóricas) entre a comunidade escolar e promover uma apresentação de um Grupo de dança regional de xxxxxxxxxxxx como forma de manter viva na memória a cultura deste estado;

· Apresentação de materiais artesanais confeccionados por alunos e comunidade;

· Adotar hábitos de auto-cuidado, respeitando as possibilidades e limites do próprio corpo, compreendendo a saúde é um direito de todos, adoção de postura física adequada;

· Valorizando o exame periódico como fator de proteção a saúde;

· Agravos ocasionados pelo o uso de drogas (fumo, álcool e entorpecentes)

· Conhecer e adotar praticas de prevenção de sexo protegido ao iniciar relacionamento sexual, evitando contrair ou transmitir as DST e gravidez precoce.

IV – Metodologia

Este projeto será desenvolvido em duas etapas, com a participação de toda comunidade escolar, procurar realizar atividades bastante diversificadas buscando principalmente demonstrar a abrangência da Educação Ambiental, bem como interagir com alunos e professores, neste desafio.

A Escola Estadual de Ensino xxxxxxxxxxxxxxxxxxxx esta localizada no bairro de xxxxxxxxxxxx , na rua xxxxxxxxxx , na cidade de xxxxxxxxxxxx uma área de XXXXX m² , com um número de xxxxxxx anos nas série do ensino básico até ensino xxxxxxxxx, este projeto será realizado com os alunos de turno da noite, com xxxxxxxx alunos matriculados.

1ª Etapa

Visando uma abordagem didática homogênea na condução dos assuntos, propõem-se a realização de avaliação dos trabalhos com todos professores envolvidos

2a Etapa

Esta etapa envolve o contato dos professores com alunos em sala de aula, o trabalho de campo, que deverá contar com a maioria dos participantes do Projeto, além do processo de avaliação do trabalho. Todas as fases serão desenvolvidas paralelamente.

a) Atividades de campo

Esta atividade deve estar ligada a aqueles trabalhos em grupos viabilizados pelos professores envolvidos dependendo dos enfoques trabalhados pelas disciplinas, sempre com o objetivo de melhor descrever a área em enfoque.

b) Atividades de sala de aula

Durante as aulas teóricas curriculares, os professores terão à sua disposição, como recurso didático, com orientações e discutidas com os alunos e inúmeros exemplos práticos os quais poderão juntar-se naturalmente ao conteúdo programático das disciplinas.

c) Avaliação

O processo de avaliação deverá ser conduzido paralelamente a todas as atividades desenvolvidas, recorrendo-se a recursos fotográficos, filmagens, jogos, campanhas educacionais, concursos literários, além da própria discussão em campo e em sala de aula, de modo a extrair-se de forma natural o aprendizado do aluno sobre o assunto, tendo-se uma idéia do seu grau de assimilação. É importante esclarecer, que este tipo de avaliação será empregado informalmente, a despeito da avaliação normal dos professores, segundo as normas de avaliação adotadas pela escola.

V - Resultados esperados

Após estas quatro semanas de atividades, os professores envolvidos no Projeto deverão apresentar um relatório das atividades desenvolvidas, ressaltando aspectos positivos e/ou negativos decorrentes da metodologia empregada, sugestões, além de outras informações necessárias para o bom andamento do Projeto.

Á produção e a divulgação de livros, cartilhas, folhetos, vídeos, fitas e outros, dirigidos a diversos níveis do público alvo, no âmbito da educação ambiental formal e não formal;

VI – Atividades a serem trabalhadas.

1. Apresentação do projeto à direção da escola, professores e alunos;

2. Planejamento e discussão do Projeto;

3. Seleção da bibliografia, revisão ortográfica e preparação de textos e atividades a serem utilizadas pelos alunos para entendimento do projeto.

4. Organização dos grupos de alunos para as tarefas a serem realizadas, ficando cada grupo composto de 5 alunos, mediado por um professor orientador;

5. Reconhecimento área e limites a serem estudados, uso de escalas de mapas;

6. Identificação dos problemas ambientais e propondo soluções;

7. Resgate da História, Cultura e Tradições do bairro/cidade;

8. Elaboração de cartazes e painéis por cada um dos grupos, apresentação e discussão dos painéis,

9.Pesquisa sobre a História da Escola/Colégio e da Cidade/Estado;

10.Dinâmica de percepção ambiental através de fotos tiradas ao longo de uma caminhada realizada pelos alunos, divididos em grupos para verificar poluição visual, faunística e florística;

11.Realização de uma oficina de reciclagem de papel e outros lixos que podem ser reciclados e que foram coletados seletivamente na escola;

12.Palestra sobre Plantas medicinais;

13.Atividade de ajardinamento, cálculos de medidas agrárias;

14.Concurso de paródia e frases com conotações ambientais;

15.Introdução a analise de gráficos, envolvendo dados geográficos, populacionais,temperatura e umidade;

16.Aspectos Sócio-econômicos, Agro-econômicos, Pecuária, Pesca e Culturais;

17.Uso do solo; Lixo e o uso da regra dos ( 5R); realizar cálculos estimativos;

18.Poluição sonora realizar a medição de decibéis ;

19.Concursos de cartazes sobre Poluição Ambiental;

20. Oficina sobre Plantas medicinais;

21.Água e seus mananciais, tratamento da água e poluição. uso de medidas de volume e vazão;

22.Pesquisas em Bibliotecas e Internet

VII – Professores Envolvidos por aérea do conhecimento

· Linguagens e Códigos

· Ciências da Natureza e Matemática

· Ciências Humanas e Sociais

VIII - Recursos Materiais Disponíveis

Computador;

Projetor Multimídia;

Tela para Retroprojetor/Datashow;

Datashow;

Retroprojetor;

Mapas;

Plantas medicinais;

Binóculos,

Máquina fotográfica

Cartolina;

Trena;

Cordão;

Pranchetas;

Material de escritório;

· Jornais e revistas usados;

Etc...

XI - Cronograma (Pode ser modificado e adequado com o PPP da escola)

ETAPAS

1ª Bim.

Xx/xx/xxxx

Bim.

Xx/xx/xxxx

Bim.

Xx/xx/xxxx

Bim.

Xx/xx/xxxx

- Planejamento.

X

-Apresentação do projeto

X

-Formação da equipe de trabalho.

X

-Levantamento bibliográfico.

X

-Elaboração do projeto., revisão bibliográfica e ortográfica

X

X

-Preparação de material didático.

X

X

-Reunião par avaliação.

X

X

X

X

- Coleta e analise do material, seguida de observações do meio ambiente.

X

X

-Discussão dos dados obtidos.

X

X

X

X

- Elaboração de gráficos,textos, poemas maquetes, feitos pelos alunos com posterior exposição dos mesmos a comunidade.

X

X

- Avaliação

X

X

X

X

- Relatório parcial

X

X

- Exposição Educativa Cultural

X

X

- Relatório final

X




X - Custos (realizar coleta de preços atuais)

XI - Conclusão

XII – BIBLIOGRAFIA

- REVISÃO BIBLIOGRÁFICA E ORTOGRÁFICA

XIII. ANEXOS (fotos e gráficos)

IMPORTANTE: Por questões de ética e direitos de autoria, pedimos que ao fazer utilização deste trabalho para outros fins senão a leitura do mesmo, por gentileza o referencie devidamente

Um comentário: