Projeto de aprendizagem
UNIVERSIDADE DO VALE DO RIO DOS SINOS – UNISINOS
EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA
EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA
CURSO DE EXTENSÃO - EDUCAÇÃO DIGITAL: (RE)DESCOBRINDO A WEB 2.0 E SUAS POTENCIALIDADES PARA OS PROCESSOS DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM.
Bruna P. de Carvalho
Mayra Guterre Regis
Rosa Giannotti
EDUCAÇÃO DIGITAL: A necessária [re]significação das relações do saber.
INTRODUÇÃO
Em meio a uma sociedade de intenso fluxo de informações, com crescente evolução tecnológica e um sistema educacional que muito ainda necessita mudar para se chegar à qualidade educativa tão almejada, a formação continuada de professores torna-se indispensável, tanto para reflexão sobre as concepções, por vezes já ultrapassadas, que permeiam o sistema educacional; quanto para o conhecimento das novas tecnologias presentes na sociedade, que consequentemente geram reflexos no cotidiano escolar.
Surge então a Educação digital como possibilidade de renovação das práticas educativas vistas até então; e com ela novos desafios aos educadores. Assim, busca-se por meio deste projeto, obter respostas ao problema que nos causa inquietação e que temos como norteador deste trabalho: De que maneira os profissionais da educação podem [re]significar suas práticas e saberes por meio da Educação digital?
Sabe-se que atualmente existem sim educadores que trabalham com a Educação digital e reconhecem, que por meio desta, são capazes de enriquecer cada vez mais as aprendizagens de todos os envolvidos no processo educativo. Mas as inquietações que suscitam nossas discussões, referem-se principalmente aos chamados imigrantes digitais, pessoas que precisam adaptar-se às novas tecnologias e que não as dominam com a mesma naturalidade que possuem os nativos digitais - uma geração que cresce junto com a aparição e evolução das tecnologias digitais.
Assim, é compreensível que muitos educadores sintam dificuldades em trabalhar com a Educação digital, isso por que; em sua formação inicial não tiveram a oportunidade de construir saberes sobre esta rica possibilidade educacional, já que essa prática educativa não fazia parte dos saberes escolares.
Ocorre que também existem no âmbito educacional, assim como em qualquer outra área, profissionais que encontram-se aquém da conscientização necessária em relação aos novos tempos e espaços do saber, pois ficaram; de certa forma, estagnados pela falta de formação continuada, seja por não encontrarem tempo disponível, seja por comodismo ou mesmo por receio do novo, dos desafios, portanto; diante desses fatos é indispensável propiciar a esses educadores - tidos como imigrantes digitais, a busca por saberes, reflexões e práticas de Educação digital por meio da formação continuada.
OBJETIVO GERAL
Promover aos educadores o conhecimento sobre a Educação digital e suas possibilidades; a fim de que sejam desenvolvidas novas metodologias de ensino e aprendizagem por parte dos educadores, para que se alcance a necessária [re]significação das relações do saber.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
• Suscitar que a prática pedagógica da Educação digital faça parte dos pressupostos da escola, por meio da reflexão sobre o Projeto pedagógico da mesma;
• Possibilitar a troca de saberes entre os educadores; com a utilização de diferentes ferramentas digitais;
• Elucidar os educadores sobre as discussões que embasam a Educação digital, bem como da existência de diferentes propostas metodológicas possíveis de serem trabalhadas;
• Possibilitar que os educadores percebam; pela prática da Educação digital, que assim como eles possuem seus medos, limitações, potencialidades e tempos de aprendizagem diferentes, seus educandos também compartilham desses sentimentos e desses aspectos do desenvolvimento;
• Divulgar o projeto à comunidade escolar, a fim de evitar ou amenizar o preconceito referente ao uso de novas tecnologias.
AUTORAS: Carvalho, Bruna P..; Regys Mayra G.& Giannotti, Rosa.(RE)DESCOBRINDO A WEB 2.0 E SUAS POTENCIALIDADES PARA OS PROCESSOS DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM.Curso de Extenção - Educação digital, Universidade do Vale do Rio dos Sinos – UNISINOS. Janeiro-2011.
Obs: Maiores informações acesse o blog abaixo.
FONTE: http://educacaoead-digital.blogspot.com/, ACESSO EM 26/01/2011.
IMPORTANTE: Por questões de ética e direitos de autoria, pedimos que ao fazer utilização deste trabalho para outros fins senão a leitura do mesmo, por gentileza o referencie devidamente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário