sábado, 8 de janeiro de 2011

ESTUDO DIRIGIDO DE BIOLOGIA - III

ESTUDO DIRIGIDO DE BIOLOGIA - III

METAPHYTA (PLANTAE)

1. Cite cinco características comuns a todas as plantas.

2. Faça um desenho esquemático de uma alga, comparando-a com uma briófita.

3. Cite duas utilidades econômicas fornecidas ao homem pelas clorófitas, rodófitas e feófitas.

4. Quais características reúnem as briófitas e as pteridófitas entre os vegetais intermediários? Por que as algas são chamadas de vegetais inferiores?

5. Como se dá a reprodução entre as briófitas e entre as pteridófitas?

6. Defina feto, xaxim e feto arborescente.

7. Por que podemos dizer que os vegetais intermediários não conquistaram definitivamente o ambiente terrestre?

8. Quais características reúnem as gimnospermas e as angiospermas entre os vegetais superiores?

9. Faça uma tabela comparativa entre gimnospermas e angiospermas, destacando: a) forma do vegetal; b) presença de flores, frutos e sementes; c) forma de polinização mais comum; d) importância econômica.

10. Por que as gimnospermas são consideradas os maiores seres vivos do planeta?

11. Aponte cinco diferenças básicas entre uma monocotiledônea e uma dicotiledônea.

12. Faça um desenho esquemático de uma flor típica de dicotiledônea, com legenda.

13. Cite dez monocotiledôneas com valor comercial ou econômico importante.

14. Comente a importância dos créditos de carbono para a vida na terra.

15. Elabore um quadro comparativo com 10 (dez) e 10 (dez) hortaliças, descrevendo as principais vitaminas e quais os pigmentos encontrados.

REINO METAZOA (ANIMALIA)

1. Elabore um quadro com características comuns a todos os animais que os diferencie dos vegetais.

2. Cite os 9 principais filos do reino Metazoa, em ordem crescente de complexidade biológica (para esta pergunta não considere o filo Protochordata).

3. Por que, embora sem tecidos ou órgãos definidos, os poríferos são considerados animais?

4. Faça um esquema com legenda mostrando como a água do mar entra e sai de uma esponja. E quais as células responsáveis por este fenômeno?

5. Por que os celenterados são mais evoluídos do que as esponjas?

6. Monte uma tabela comparativa entre os cifozoários, hidrozoários e antozoários.

7. É possível uma pessoa morrer caso seja abordada por uma caravela ou água-viva gigante.

8. Cite três características comuns aos platelmintos e asquelmintos.

9. Por que as planárias são uma exceção dentro do grupo dos platelmintos?

10. Explique o ciclo biológico de dois platelmintos que são parasitas do homem.

11. Qual a principal diferença entre um platelminto e um asquelminto?

12. Explique o ciclo biológico dos asquelmintos oxiúro, lombriga (áscaris) e filária (Wuchereria bancrofti) e como eles parasitam os seres humanos/

13. Quais diferenças básicas apresentam os anelídeos em relação aos vermes?

14. Explique como se dá a reprodução entre os oligoquetos Pheretia hawaiana (minhoca).

15. Explique por que os artrópodos são considerados um dos grupos mais importantes entre os invertebrados. Cite 5 exemplos.

16. Monte uma tabela comparativa entre os insetos, aracnídeos, crustáceos, quilópodos e diplópodos, abordando os itens: a) número de asas; b) número de antenas; c) número de patas; d) divisão do corpo; e) respiração; f) habitat típico; g) forma de alimentação.

17. Cite três características comuns aos moluscos. E quais são marinhos e de água doce?

18. Diferencie morfologicamente um pelecípodo de um gastrópodo e de um cefalópodo.

19. Qual novidade evolutiva está presente entre os equinodermas?onde eles são mais comuns?

20. Explique os termos: simetria bilateral e simetria radial. Dê exemplos

21. Diferencie morfologicamente um ofiuróide de um equinóide, crinóide, asteróide e de um holoturóide.

22. Por que o anfioxo é considerado um protocordado e não um cordado? Qual a principal diferença entre esses dois grupos de animais?

23. Diferencie um condrícteo de um osteícteo em, pelo menos, três características morfo-fisiológicas, cite 4 exemplos de cada grupo.

24. Por que os anfíbios recebem este nome, Cite 5 exemplos?

25. Diferencie um urodelo de um anuro.

26. Descreva três características básicas de um réptil. Cite 5 destes animais.

27. Monte uma tabela comparativa da morfologia entre as classes de répteis: ofídeos, quelônios e sáurios.

28. Como se diferencia uma cobra peçonhenta de uma não-peçonhenta, cite quatro espécies peçonhentas e quatro não peçonhentas?

29. O que se entende por glândula nictitante das aves?

30. Explique por que algumas aves não voam e como são chamadas.

31. Qual característica os beija-flores apresentam que os diferenciam dos demais grupos de aves? E por que ele paira no ar?

32. Qual a vantagem evolutiva das aves em não excretarem na forma sólida?

33. Cite quatro características comuns a todos os mamíferos. Cite 10 exemplos

34. Diferencie um carnívoro de um herbívoro. Dê 5 exemplos de cada grupo.

35. Descreva morfologicamente o sistema digestório de um ruminante (exemplo, boi)?

36. Diferencie comportamento nato e comportamento aprendido entre mamíferos.

37. Justifique a existência de certo grau de inteligência e raciocínio entre os golfinhos.

38. Você acha que os primatas um dia perderão o dente canino?Faça um breve comentário sobre isto.

39. Elabore um quadro comparativo, descrevendo a morfologia, sistema reprodutor, sistema digestório, sistema excretor, sistema respiratório, sistema locomotor e sistema nervoso de anfíbios, repteis aves, peixes e mamíferos.

40. Descreva a morfologia e fisiologia do coração, fígado, rins, estomago e pâncreas dos mamíferos..

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