É bem sabido que o tutor ou professor no processo de ensino a Distancia, exige que todas as habilidades de um bom instrutor esteja a frente, para dar suporte a esta nova forma de aprendizado me refiro ao ensino à Distancia, que de maneira assíncrona os educandos na sua grande maioria procuram buscar novos conhecimentos de diferentes fontes na Internet, Logo o tutor procura desafiar o interesse desses alunos e desestimular a apatia e desinteresse, viabiliza meio para suprir a falta de algumas ferramentas tecnológicas, dribla a falta de orçamentos, supera horários e uma longa lista de períodos e módulos fixados em formação EaD.
Temos na sua maioria um excelente conteúdo educativo ofertado na mídia virtual, pendurado por diversas plataformas e ferramentas interativas, algumas engessadas outras não, No mercado atual temos bons professores e tutores para serem bons mediadores do conhecimento, prontos para ensinar e incentivar a diversas clientelas cada vez mais crescente no meio virtual, eles são responsáveis para promoverem esta interação, participação e o compromisso entre os participantes on line.
Vou citar algumas habilidades necessárias para ser um bom Tutor em EaD.:
• Capacidade de comunicação e linguagem acessível, com um objetivo específico que é trazer as pessoas para cada grupo ou cada indivíduo, preservando a identidade própria e a particularidade de cada um.
• Capacidade de criar dinâmicas interativas, promover técnicas sociopedagógicas para facilitar a comunicação, com o ouso de e-mail, perguntar o que aconteceu quando houver ausencias, detectar, promover cooperação que facilitem a "familiaridade" do grupo, tanto na sua compreensão e, especialmente, quanto a sua dinâmica, em busca de compartilhar conhecimentos e aprender uns com os outros.
• Capacidade pró-ativa com os membros do grupo, antecipar aos acontecimentos estimulando a participação de outras pessoas, e não ficar esperando se antever. Proatividade é uma das características de um líder é a essência da comunicação no mundo de hoje é uma forma de estar sempre antenada aos fatos ali discutidos.
• Capacidade de incentivar no individual e no coletivo, para alcançar o diálogo aberto que permite a troca de conhecimento e experiências.
• Capacidade de estar sempre disponível dentro de suas limitações, pois como no mundo virtual o tempo não tem limite fixo para aconselhar e orientar o educando, pois o tempo é crítico e deve ser administrado de forma adequada de acordo com as necessidades.
• Capacidade de promover a conveniência virtual, estar apto para desenvolver de metodologias específicas capazes de responder às preocupações, anseios e curiosidades dos participantes, com o uso de ferramentas disponíveis tais como Chat’s, videoconferências, fóruns e email’s, etc.
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