O profissional professor tutor surge no mercado como um elemento necessário para continuar a exercer sua profissão como um orientador, mediador, interlocutor, facilitador e um veiculador de conhecimentos em todas as áreas da do ensino das ciências, este profissional ao entrar no mercado começa a sentir as diferenças entre ser um docente síncrono e um docente assíncrono, pois com o surgimento de novas tecnologias praticamente diárias que servem de ferramentas de trabalho como meio para o exercício da docência e do ensino-aprendizagem, logo estas vêm possibilitar uma melhor comunicação entre aluno e professor. Mas, o que observamos desde o inicio do EaD, é que ele vem acompanhado de descrédito, desconfiança causada pelos antigos docentes de aulas presenciais nos quais defendiam que o ensino a distância era de certa forma sem conteúdos básicos das formações advindos dos renomados livros didáticos, e desqualificados por não seguir a antiga didática textual exegética e superficial por achar que o aluno não seguiria estas formas de aprendizado, como o EaD vinha desacompanhado das antigas formas de avaliação como, por exemplo, as teorias da (1) Psicologia de Pavlov que propôs o reflexo condicionado que era e ainda é aplicado nas academias e escola em todo mundo. Como o saber ler no mundo de ontem e hoje é complexo e exige uma formação básica centrada no gosto da leitura e interpretação de textos, como então formar profissionais qualificados e aptos para a vida profissional se nas aulas presenciais já existem estes problemas há séculos? Visto que atualmente, muitos estudantes estão sendo desafiados por um novo tipo de leitura proporcionado pela navegação na internet, e que na realidade precisam por si só interpretar, compreender e tirar suas próprias conclusões e as informações que são apresentadas por meio de uma rede de internet com links e diversas mídias, que podem ser livremente acessados em qualquer lugar e a qualquer tempo. Por esta ótica, esta problemática nos levou a investigar quais as vantagens e desvantagens do aprendizado dos cursos viabilizados por estas novas ferramentas pedagógicas, apoiadas em suporte virtual realizado por alunos e Professores Tutores em diversos cursos a distância espalhada pelo mundo. Em pesquisa recente o INEP/MEC evidenciou que esses alunos oriundos do EAD em comparação com os alunos de cursos presenciais tiverem um desempenho acima do esperado, os docentes, instituições e empresas estavam inseguros quanto o grau de aptidão destes novos alunos que agora linkados e aptos na navegação virtual,l envolvidos em diversas mídias, pois, está constatada a predominância desta nova leitura de aprendizado. O que podemos ver ainda como um atraso e desvantagem é o alto custo na aquisição destas novas mídias, o preço das mensalidades dos cursos EaD estão equiparados com os cursos presenciais, sem falar na má qualidade dos provedores de Internet e também de acesso, contando que o EaD seria um meio de inclusão social, para muitos tem sido difícil, como um pai de família que ganha um salário mínimo pode ter acesso a estes cursos on line? Pois o acesso às academias onde o ensino presencial é gratuito os alunos oriundos das camadas mais pobres ficam na sua grande maioria de fora, assim como do mercado a distância. A grande maioria da população ainda está de fora por diversos fatores econômicos e sociais, mas por outro lado uma grande parte trabalhadora pôde ter acesso à graduação, pós-graduações, profissionalizante, técnicos e diversos curso livres. Assim, a importância dos cursos EaD em relação à inclusão intelectual tem um diferencial qualitativo crescente. Embora, podemos encontrar tanto na educação presencial quanto na educação a distância diversos profissionais irresponsáveis, tanto na pratica efetiva da docência quanto da ética profissional, tendo em vista das dificuldades dos tutores dos cursos oferecidos pela Internet, pois trabalham de forma assíncrona, isto é longe do seu educando, onde ocorre na prática a Heutagogia em que o aluno é o responsável pelo seu próprio conhecimento e cabe a ele o tutor ser um facilitador e mediador. Apesar de que, outra desvantagem nos cursos a distancia é o engessamento dos cursos onde o aluno tem de seguir a risca as etapas sem mudar uma virgula. Mas, atualmente ficou configurado que esta modalidade de ensino e pratica docência a distancia que está sendo oferecida tem se tornado muito prazerosa e rica em informações, permitindo aliar diversas ferramentas educativas tais como: o som, imagem e escrita entre outras. Portanto o convívio com estas inovações tem aberto novas oportunidades para alunos e professores em camadas sociais diferenciadas, a passarem por uma gama de experiências na Internet: navegar em plataformas educativas on line, links, hipertextos, redes sociais, vídeos, blogs, orkut. Podcasts, etc. O que vale na realidade é que todos estudantes nas suas diversas formações procurem ser motivados e a fazerem o que gostam, pois afinal de contas a vida é uma grande fonte de aprendizado.
(1) sasico.com.br/psico/?tag=ivan-pavlov
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