O ambiente colaborativo tem sido um dos pilares dentro dos ambientes de ensino-aprendizagem virtual, pois permite a troca de informações e o diálogo discussão entre todos os envolvidos no processo. Dependendo do projeto naturalmente, a plataforma educacional integra aplicativos de comunicação diferentes e interpessoais, que podem ser classificados de acordo com os critérios de concorrência no tempo “síncrono=em tempo real” (áudio / vídeo conferência, espaços virtuais, chat, etc.) e e-mail já o método “assíncrono= em que os alunos precisam realizar o auto-estudo, podem dizer uma ação da Heutagogia” (Fóruns de discussão, etc.) sem intervenção em tempo real é nesse método que já se tornou uma tradição nos cursos EaD. A aprendizagem colaborativa por meio de uma plataforma de aprendizagem facilita a colaboração entre os alunos através de diferentes aplicativos para compartilhar informações, trabalhar com documentos comuns, a resolução de problemas e tomada de decisão, etc Assim, a aprendizagem colaborativa envolve o grupo a participar de discussões e desenvolver propostas, resolver problemas, assumir responsabilidades individuais, tarefas de desenvolvimento, discutir idéias e encontrar soluções para os diversos aportes do ensino-aprendizagem bem como defender idéias, posições e propostas, para modificar uma ou mais posições, aceitar e integrar as idéias dos outros, pedir a outras pessoas para explicar e esclarecer.
Sugestões de leitura:
(1)Collaborative Virtual Environments to Support Communication and Community in Internet-Based Distance Education: informingscience.org/jite/documents/Vol1/v1n3p201-211.pdf
(2)Collaborative Technologies in International Distance Education people.csail.mit.edu/umar/publications/Anderson-CSCWD.pdf
(3) A Virtual Environment for Distance Education and Training:
research.uni-sofia.bg/jspui/bitstream/10506/119/1/VIENA2.pdf
Nenhum comentário:
Postar um comentário