"...mas sobretudo dos fatores de natureza pedagógicas e organizacional..."( MORGADO, 2001 )
Com esta citação da colega, vislumbramos saberes intrínsecos voltados ao auto-aprendizado e a auto-gestão do conhecimento, quem sabe até poderíamos elencar quais são e quem são estes fatores de natureza pedagógica e organizacional e que no momento não precisamos ir mais a fundo. Citaríamos por exemplo: os planejamentos e as avaliações com enfoques neurolingüísticos, com nuances de uma pedagogia libertária e crítica centrada na busca do conhecimento e ensino-aprendizagem. Ao analisar o aprendizado a luz da ótica de GODWIN, o grande fator quer inibe a evasão seria como está descrito no texto abaixo.
“A melhor motivação para aprender é a percepção do valor da coisa aprendida. A pior, mesmo que não seja necessário decidir se devemos ou não recorrer a ela, será a coerção e o medo”, Ele advogou que o aprendizado é determinado pela “vontade”, pelo interesse do aluno. William GODWIN (1756-1836). (In: WOODCOCK, 1986: 251).
Assim não basta ser apenas organizado e seguir os fatores de natureza pedagógicas, mas, saber dar valor e gostar do que se está fazendo, usando termos da nova pedagogia, o aluno precisa estar “focado no objetivo que escolheu”.
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