segunda-feira, 8 de novembro de 2010

PROJETO PEDAGÓGICO ESCOLAR: MEIO AMBIENTE E CIDADANIA

ESTADO DE MATO GROSSO
SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO – SEDUC
ASSESSORIA PEDAGÓGICA DE VÁRZEA GRANDE – MT
E.E. ELIZABETH MARIA BASTOS MINEIRO
MEIO AMBIENTE E CIDADANIA

ESCOLA ESTADUAL ELIZABETH MARIA BASTOS MINEIRO
R. 15, s/nº - CEP: 78.140-000
Bairro São Matheus – Várzea Grande – MT
Telefone: 3694-5300
E-mail institucional: vzg.ee.elizabethm.bm@seduc.mt.gov.br
EQUIPE TÉCNICA:
Mauro José Marques – Diretor
Louredir Rodrigues Benevides - Presidente do CDCE
Joaquim Ramos dos Santos Filho - Tesoureiro do CDCE
Shirley Marinho Teixeira – Secretária
Daiana Mamedes Cabral Machado – Coordenadora pedagógica
José Carlos Machado Cunha – Coordenador pedagógico
Lucyana Costa Sampaio Resende – Coordenadora pedagógica
Jefferson Ferreira – Articulador

IMPORTANTE: Por questões de ética e direitos de autoria, pedimos que ao fazer utilização deste trabalho para outros fins senão a leitura do mesmo, por gentileza o referencie devidamente e/ou entre em contato com seu autor. Obrigado.

PERÍODO: Fevereiro a dezembro de 2010
ÁREAS DE CONHECIMENTO :
Linguagens, Códigos e suas Tecnologias
Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias
Ciências Humanas e suas Tecnologias
PÚBLICO ALVO: Comunidade escolar (comunidade interna) e externa

VÁRZEA GRANDE – MATO GROSSO
ANO DE 20XX

ESCOLA ESTADUAL “PROFESSORA ELIZABETH MARIA BASTOS

TÍTULO DO PROJETO: “MEIO AMBIENTE E CIDADANIA”

Várzea Grande-MT

20xx

SUMÁRIO

Abstract....................................................................03

Introdução................................................................04

Área de estudo..........................................................06

Objetivos...................................................................06

Objetivos gerais........................................................06

Objetivos específicos.................................................07

Apresentação das atividades.....................................08

Resultados esperados e indicadores de sucesso........08

Atividades complementares a serem trabalhadas......09

Impactos esperados...................................................10

Conclusão...................................................................11

Recursos materiais disponíveis e custos.....................11

Bibliografia..................................................................12

Cronograma.................................................................13

Resumo

Este projeto ambiental com caráter interdisciplinar não tem como objetivo subestimar ou substituir estudos nesta área mais de certa forma contribuir com uma porção da comunidade (SATO, 1996; MONTEIRO, 2002), trabalhando com Professores, Alunos, Corpo Técnico e de Apoio bem como a Comunidade.
Neste projeto sobre o Meio Ambiente e Cidadania teremos um enfoque sobre a Inclusão Social. Cada vez mais a responsabilidade social nos impõem a prover ações que ao longo do projeto serão tomadas e colocadas em questão.


Com o apoio do governo Federal, Estadual e Municipal com suas políticas públicas voltadas a comunidade, poderemos aplicar nas escolas com a busca continua para inserir na sociedade formando cidadãos críticos e sensibilizados com um futuro promissor para a humanidade, nas empresas visando uma qualidade de vida e bem estar nas empresas televisivas, radiocomunicativas e impressa no geral.

Estes são os temas abordados neste projeto no qual o foco será norteado por um tema bem discutido na sociedade "Inclusão Social", com seus subtemas implícitos que são a falta de água, esgoto e saneamento, lixo urbano e desemprego entre outros são problemas causadores do caos social, a urbanização é crescente, mas, não se pode perder o foco, isto é, crescer sem prejudicar a natureza que é um dos maiores desafios do Brasil.

Palavras chave

Escola, inclusão social cidadania, comunidade, meio ambiente, interdisciplinaridade.

Abstract

This ambient project with character to interdisciplinar does not have as objective or to substitute studies in this more than certain area forms to contribute with a portion of the community (SATO, 1996; HUNTER, 2002), working with professors, pupils and community In this project on the Environment and Citizenship - society Inclusion, Each time more the social responsibility of the taken actions is placed in question. In the government with public politics directed the community, in the companies aiming at a quality of life and welfare, in the schools with the search continues to insert in the society critical and sensetized citizens with a promising future for the humanity, in and all the other sectors of the society.

This is one of the boarded subjects in this project in which the focus will be guided by a subject argued in the society “society Inclusion well”, with implicit its subtemas that they are the water lack, sewer and sanitation, urban garbage and unemployment among others are causing problems of the society chaos, the urbanization are increasing, but, not if it can lose the focus, that is, to grow without harming the nature that is one of the biggest challenges of Brazil.

Words key

Citizenship, environment, interdisciplinaridade, water, society inclusion, communit

1. Introdução

Este projeto ambiental com caráter interdisciplinar onde será trabalhado em conjunto a outros subtemas, mas com o foco voltado para a inclusão social e cidadania, a falta de água, esgoto e saneamento, lixo urbano e desemprego entre outros são problemas causadores do caos social, a urbanização é crescente, mas, não se pode perder o foco, isto é, crescer sem prejudicar a natureza que é um dos maiores desafios do Brasil.

A ação educacional interdisciplinar visa contribuir nesta comunidade, com um trabalho consciente do processo de construção das estruturas sociais (Raynaut,2002), necessariamente integrará a ação do trabalho nas atividades cotidianas das famílias.

A educação na prática conduz a educação integradora que levará ao entendimento do trabalho como melhor forma de interagir como indivíduo e como membro de uma comunidade. Desta forma a educação prepara para a vida através do contato direto.

A inclusão social de uma forma ampla valoriza o individuo através das práticas sociais cuja finalidade está, entre outras coisas, tornar a escola um veículo onde se possam proporcionar condições para melhor qualidade de vida do indivíduo, de sua família, do seu bairro e da sua comunidade como um todo.

As questões sociais e ambientais são cada vez mais levadas em consideração nos currículos escolares. Sua importância se revela de forma indiscutível na formação dos indivíduos conscientes de sua responsabilidade consigo mesmo e com o planeta. É necessário os professores e a família ensinar cedo aos alunos e filhos respectivamente, que a saúde o bem estar deles depende amplamente da qualidade de sua vida de que levam.

Não é possível vislumbrar que se fora de um lugar ecologicamente correto pode se obter uma melhor qualidade de vida e que permanecendo em um lugar limpo, com água tratada e funcionando a rede de esgotos bem como e ingerindo alimentos saudáveis de preferência livre de agrotóxicos isto é insumos nocivos aos seres vivos. Para isto, este lugar deve ser conservado contra fatores poluidores.

As exigências da urbanização têm determinado uma situação na qual o aumento da produtividade é mais importante do que a estabilidade dos níveis produtivos. Por isto, observa-se na agropecuária, durante o último século, uma passagem acelerada de uma produção de subsistência que exaltava as características da estabilidade natural a uma produção para o mercado que dá prioridade a produção agropastoril e o consumismo desenfreado.

Tal consideração nos remete a repensar na relação existente ao trinômio entre a agricultura, meio ambiente e sociedade. Não somente o uso de insumos químicos tóxicos utilizados na produção e conservação de alimentos, mas também na qualidade de vida, no ser humano como parte deste contexto, u ser social que precisa ser tratado com uma ótica de proteção, inclusão, com acesso as facilidades e beneficies de uma vida com harmonia com a natureza.

Na verdade ainda existem técnicas e modos de produção agropecuária que ameaçam e desequilibra o meio natural tais como o aumento das fronteiras agrícolas, dentro de seu meio o ser humano precisa esta sensibilizado com os fatores que interferem para que este ser não tenha uma qualidade de vida descente, a inclusão social propicia uma integração entre o homem e a natureza.

Não é de se admirar que a exclusão social e também porque não falar na exclusão ambiental por falta de ações mitigadoras, de políticas publicas e por falta de uma educação inclusiva, o ser humano vem sofrendo e ate mesmo perdendo o foco do presente e das futuras gerações, sabe-se que apesar de que a biodiversidade oferece várias atividades no setor agropastoril que vem crescendo com a expansão da fronteira agrícola.

Incluindo ai desmatamentos, urbanização sem planejamento, a erosão genética, com práticas de manejo intensivo dos solos e animais, sem a devida cautela sem pensar nas gerações futuras. A importância crescente dada a qualidade de vida vem em apoio dessas interações multidisciplinares envolvendo a todos da comunidade para o bem estar social (VALLE, 2002).

Focado nestes problemas tão complexos, é imprescindível fomentar condições para a construção de nossa cidadania plena Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN, 1997) segundo esta publicação quando as questões ambientais forem bem realizadas em favor da sociedade, leva mudanças de comportamento pessoal e a atitudes e valores de cidadania que podem ter fortes conseqüências sócias.

Para isto devemos como educadores unidos com a sociedade manter vivo dentro do conceito de liberdade o direito a vida ao Estado de Direito que ganha corpo nos países em que a sociedade civil tem a possibilidade de participar e ter acesso no processo de orientação não somente política, mais também socioeconômica, educacional e ambiental. Para isso, nós como membros da sociedade com um todo, precisamos trabalhar com harmonia, para que os obstáculos que os impedem ter acesso a uma vida qualidade de vida digna.

Assim sendo, a comunidade local educadores, a família e as esferas governamentais com suas políticas públicas voltadas pra o bem comum, precisam estar unidos para procurar soluções adequadas, para uma vida melhor. É dessas preocupações que nasceu este projeto dentro na nossa visão como educadores e cidadãos.

Portanto, o presente projeto traduz a vontade do Escola Estadual Professora Elizabeth Maria Bastos Mineiro de participar ativamente na luta contra a degradação do meio ambiente e a exclusão social. Onde o foco é chamar a atenção de toda comunidade escolar do bairro onde esta escola esta inserida, com a participação dos pais, alunos, professores, funcionários administrativos da escola e do poder público.

Sobre a temática do meio ambiente, com visão na inclusão social, primando pela harmonia da natureza e a necessidade de conservá-la, protegê-la para as gerações futuras, tudo isto em busca da qualidade de vida igualitária para todos.

A realização deste projeto interdisciplinar irá fazer com que os estudos entre as ciências estejam preocupados não somente com o ensino clássico e secular propriamente dito, mas também com seu ideal de inclusão social e consciência ambiental(ZAPPONE,1999), na busca de sensibilizar toda esta comunidade, Assim, seus efeitos se manifestarão a curto e longo prazo no decorrer deste ano, mas, tem um caráter de continuidade subseqüente, não somente a nível local, mas porque não dizer de nossa cidade e de todo Estado de Mato Grosso.

1.1 Aérea de Estudo

A Escola Estadual Professora Elizabeth Maria Bastos Mineiro, está localizada no bairro do São Matheus, na rua Av principal s/nº , na cidade de Várzea grande- MT, uma área de XXX m² , com um número de 1200 alunos nas série do ensino básico e médio, este projeto será realizado com os alunos dos três turnos a saber Matutino, Vespertino e Noturno.

2. Objetivos

2.1 Objetivos gerais

  • Dar aos alunos desta escola a oportunidade de visualizar ou tomar consciência do verdadeiro sentido de inclusão social da harmonia funcional existente entre os seres vivos e meio ambiente, de maneira a colocar em evidência a importância da social e da igualdade de direitos;
  • Divulgar estratégias de preservação do meio ambiente e inclusão social;
  • Procurar sensibilizar toda comunidade em relação à Educação Ambiental, articulando-a à construção de cidadãos críticos em relação ao bem comum;

· Objetivando o estudo do meio Ambiente, considerando-se seus aspectos físicos, químicos e biológicos, incorporando, também, toda uma rede de relações socioeconômicas, culturais, políticas, ecológicas, éticas e estéticas (TELLES, 2002):

Promover a inclusão social com programas sócio-educativos trazendo a comunidade para dentro da escola, com oficinas de reciclagem de papel, artesanato,horta caseira, cultivo de plantas medicinais, culinária, produtos de limpeza e jogos.

Segundo Guarim,(1996), aqui em Mato Grosso, já se tem um estudo direcionado em plantas nativas, tais como frutos comestíveis: pequi, siputá, coroa - de frade, marmeladas, e uma gama de plantas encontradas em regiões de Cerrados, Pantanal e Floresta Amazônicas, com um alto potencial medicinal.

2.2 Objetivos específicos

  • Capacitar 100 (cem) monitores de toda comunidade dentro de todos os seguimentos, para dar continuidade aos trabalhos desenvolvidos nas oficinas;
  • Propiciar aos alunos a compreensão da importância da inclusão social como uma ferramenta para se obter uma melhor qualidade de vida;
  • Iniciar um convênio entre a Escola e o centro comunitário do bairro São Mateus promovendo palestras sobre o uso e conservação das plantas medicinais a serem utilizadas como fontes de medicamentos no tratamento fitoterápico alternativo, sob supervisão de profissionais especializados nesta área;
  • Desenvolver na comunidade local um espírito empreendedor de forma que, frente a alguma necessidade econômica, possam colaborar através do aumento da renda familiar, aplicando os conhecimentos obtidos nas oficinas.

3. Apresentação das atividades

Este projeto será realizado num período de 12 meses. Compreende as seguintes atividades: implantação de uma horta na escola e nos lares, cultivo de plantas medicinais e produção de artesanato, criando assim uma conscientização ambiental junto a comunidade.

O homem não pode ser separado do convívio da natureza, pelo contrário, deve buscar uma compreensão através da articulação entre o biológico, social e o antropológico, e que a chave da natureza se encontra na cultura dos povos(CAMPOS, 2004).

Os resultados deste projeto serão divulgados na mídia e no site da SEDUC-MT. Seu impacto fundamental será o de promover a formação de uma de uma consciência de inclusão social de preservação e conservação ambiental formando cidadãos com a participação de pais de alunos, professores e funcionários da escola e comunidade local.

4. Resultados esperados e indicadores de sucesso

  • Produção de trabalhos com reciclagem de papel, com a produção de sacolas, caixa para presentes, cartões comemorativos que serão expostos e vendidos para a comunidade local ou municipal. A partir do terceiro mês de execução do projeto;
  • 100 litros de detergente vendidos por mês a partir do segundo mês de execução do projeto;
  • Toda produção de hortaliças que poderão ser, utilizados para merenda escolar, e sensibilizando a comunidade sobre o cultivo de plantas sem agrotóxicos;
  • Implantar viveiro de plantas medicinais cultivadas que fornecidas vendidas a comunidade local;
  • O Dinheiro Arrecadado poderá ser usado com o aval do conselho escolar na capacitação de professores e funcionários da escola, monitores e de lideres da comunidade;

Atingir Mais de 2.000 pessoas integrando e/ou participando na luta contra a degradação do meio ambiente e contra a exclusão social.

4.1 Atividades complementares a serem trabalhadas.

1. Apresentação do projeto à direção da escola, professores e alunos;

2. Planejamento e discussão do Projeto;

3. Seleção da bibliografia e preparação de textos e atividades a serem utilizadas pelos alunos para entendimento do projeto.

4. Organização dos grupos de alunos para as tarefas a serem realizadas, ficando cada grupo composto de 5 alunos, mediado por um professor orientador;

5. Reconhecimento área e limites a serem estudados, noções de geometria;

6. Identificação dos problemas sócio-ambientais propondo soluções;

7. Resgate da História, cultura e tradições do bairro;

8. Elaboração de cartazes e painéis por cada um dos grupos, apresentação e discussão dos painéis,

9. Pesquisa sobre a História da escola e da cidade;

10. Dinâmica de percepção ambiental através de fotos tiradas ao longo de uma caminhada realizada pelos alunos, divididos em grupos para verificar poluição visual, lixo urbano, oferta de água e esgoto e paisagismo, realizar cálculos estimativos com as unidades de medida;

11. Realização de uma oficina de reciclagem de papel e outros lixos que podem ser reciclados e que foram coletados seletivamente na escola;

12. Palestra sobre Plantas medicinais quanto ao uso e plantio;

13. Atividade de ajardinamento e horta caseira;

14. Concurso de paródia e frases com conotações sócio-ambientais ;

15. Introdução a analise de gráficos, envolvendo dados de temperatura e umidade e qualidade do ar;

16. Aspectos socioeconômicos e culturais;

17. Uso do solo, classificação geológica;

18. Poluição sonora realizando cálculos em decibéis, em pontos estratégicos e fazer comparações;

19. Concursos de cartazes sobre Poluição Ambiental, com representação em gráficos;

5. Impactos esperados

  • Com este projeto pretende-se atingir toda comunidade que compreendem a importância do meio ambiente e das questões sociais;
  • Disponibilidade (a favor da sociedade brasileira e/ou da humanidade) de pessoas respeitosas de princípios básicos de uma vida saudável e capazes de criticar e transformar beneficamente realidades relativas ao meio ambiente;
  • Fortalecimento do processo educativo interdisciplinar que associa a escola à realidade do dia a dia com a comunidade, tornando-a participante do projeto de inclusão social do homem no ambiente;

· Prover Extensão para o uso medicina alternativa baseada nas virtudes de plantas medicinais sob supervisão de profissional da área;

· Formação de uma consciência ecológica e cooperativa entre pais de alunos, professores e funcionários administrativos da Escola Estadual “Professora Elizabeth Maria Bastos Mineiro”. Com um Planejamento e discussão do Projeto, tendo em vista que estudo do meio ambiente segue orientação para os trabalhos serem contempladas em todas as aéreas do conhecimento (MATO GROSSO, 2001).

6. Professores Envolvidos por aérea do conhecimento

· Linguagens, Códigos e suas Tecnologias

· Ciências da Natureza e Matemática

· Ciências Humanas e Sociais

7. Conclusão

A educação sócio-ambiental pode ser considerada um importante instrumento para subsidiar os caminhos da transformação por meio da sensibilização individual e coletiva e pela constituição de forças endógenas de desenvolvimento, em que se respeite a diversidade cultural e biológica. São diversos pontos de vista face ao tema que levantam diferentes reflexões culminando em um dos grandes desafios da humanidade neste século XXI: fomentar a melhoria da qualidade de vida por meio da solidariedade, emancipação e uso racional dos recursos naturais.

8. Recursos Materiais Disponíveis e Custos

Materiais

Quantidade

Valor unitário

Valor total

Mudas de plantas medicinais

100 unidades

R$ 2,00

200,0

Cartolina

500 folhas

R$ 0,5

50,00

Trena

05 unidades

R$ 10,00

50,00

Cordão

Materiais de escritório

R$ 100,00

100,00

Vidraria para o laboratório de Química

R$ 1000,00

1000,00

Produtos Químicos para produção de detergentes

R$ 500,00

500,00

Areia preta para os viveiros

Duas cargas

R$ 200,00

400,00

Telas para pintura

1m x 1 m - 50 telas

R$ 25, 00

1250,00

Pás , enxadas e cutelos

Duas de cada

R$ 150,00

150,00

R$ 400,00

800,00

Tintas diversas para tela e pinceis

R$ 500,00

500,00

Subtotal

R$ 8.000,00

OBS: ATUALIZE E ACRESCENTE OS VALORES.

XI – BIBLIOGRAFIA

Zappone, R.M.Z. Teoria e Práticas Escolares, 1ª edição. Editora JM, Araraquara – SP.1999. p20,31,146.

SATO,M. in Cadernos Neruda, Educação Ambiental, Editora UFMT, nº 5 dez/1996.pp 49-58.

Monteiro, R. S. Educação Ambiental em Mato Grosso, Brasília-DF, Ministério da Integração Nacional, UFMT, 2002.p137.

Parâmetros Curriculares nacionais (PCN): Meio Ambiente: Saúde/ Ministério d Educação. Secretaria da Educação. 3ª Ed. Brasília-DF. 2001. p25.

Telles, M.Q.Vivencias Intergradas com o meio Ambiente. Sá Editora. São Paulo-SP. 2002. p31.

Parâmetros Curriculares nacionais(PCN): Pluralidade Cultural: Orientação Sexual/ Ministério d Educação. Secretaria da Educação. 3ª Ed. Brasília-DF. 2001. p25.

Campos, M. C. A . Pantanal mato-grossense: O Semantismo das águas profundas. Cuiabá-MT: Ed. Entrtelinhas. 2004. p31.

Valle, C. E. Qualidade Ambiental :ISO 14000/ 4ª ed. São Paulo-SP. Senac-SP. Brasil.2002.p57.

Mato Grosso, Secretaria de Estado de Educação. Escola Ciclada de mato Grosso: novos tempos e espaços para ensinar, aprender a sentir, ser feliz. Cuiabá-MT. Seduc. 2001.p.109

Raynaut, C. [et al]. Desenvolvimento e Meio ambiente: em busca da interdisciplinaridade, pesquisas urbanas e rurais/ ed. Da UFPR.Curitiba-PR.2002.p.10.

XI - Cronograma

ETAPAS

1ª SEMANA

20 a 27/04/09

2ª SEMANA

29/04 a 03/07/09

1ª SEMANA

05 a 10/08/09

2ª SEMANA

12/08 a 17/011/09

- Planejamento.

X

-Apresentação do Projeto

X

-Formação da equipe de trabalho.

X

-Levantamento bibliográfico.

X

X

-Elaboração do projeto.

X

X

-Preparação de material didático e oficinas

X

X

X

X

-Reunião par avaliação.

X

X

X

- Coleta e analise do material, seguida de observações do meio ambiente.

X

X

X

-Discussão dos dados obtidos.

X

X

X

X

-Oficinas

X

X

X

- Elaboração de gráficos, textos, poemas maquetes, feitos pelos alunos com posterior exposição dos mesmos a comunidade.

X

X

X

- Avaliação

X

X

- Relatório parcial

- Exposição educativa cultural

- Relatório final

X

X

X

X

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